Mural de Eduardo Kobra homenageia Ayrton Senna
A obra “Ayrton Senna – Superação” foi concluída em março, mas devido à pandemia optou-se por fazer o lançamento no dia 12 de maio, data do aniversário de 80 anos de Interlagos, cujo nome oficial é José Carlos Pace, em homenagem a outro grande piloto brasileiro.
Senna é uma das grandes referências de Kobra. É o “personagem” que mais aparece nas obras do conhecido artista urbano brasileiro: são 11 murais, além de uma tela, de pequeno, médio e grande porte, o último deles no autódromo de Ímola, na Itália. “Cheguei a pensar em suspender tudo, devido a essa terrível pandemia que acontece no mundo inteiro, mas achei que Senna, com seu exemplo de resiliência, é um símbolo ainda mais importante em um momento tão difícil como este. Por isso escolhi para retratar no mural o instante icônico de 24 de março de 1991, quando, após correr a parte final da prova apenas com a sexta marcha do carro, Senna chega extenuado ao pódio e, juntando suas últimas forças, consegue erguer com a mão direita a taça da vitória”, diz.
Segundo Kobra, “Senna transformou o ato de pilotar carros de corrida em, além de um esporte, uma verdadeira arte, que encantava a todos”. Ele acrescenta: “em todos os murais que faço no mundo pinto a bandeira do Brasil, o que é influência direta do orgulho que Ayrton Senna tinha de carregar a bandeira brasileira após as provas e principalmente do desejo que ele tinha de compartilhar com todos os brasileiros as suas conquistas”.
Para o Secretário Municipal de Turismo, Miguel Calderaro Giacomini, o mural entregue à cidade é um presente duplo. “Estamos honrados com esta parceria. Ter o registro de um momento tão importante para um dos maiores esportistas do mundo, Ayrton Senna, no Autódromo de Interlagos, executado por Eduardo Kobra, muralista paulistano reconhecido internacionalmente pelo seu talento e traço tão característico, contribui para que a cidade fique ainda mais colorida e vibrante. Com isso, todos os eventos que forem realizados no local, esportivos ou não, terão a figura deste ídolo brasileiro marcando a ocasião.”, ressalta.
“Sempre recebemos com muita honra e carinho todas as homenagens que o Kobra faz ao Ayrton, perpetuando seu legado por meio de uma arte que impacta milhares de pessoas. Sem dúvida, esta será especial por estar em Interlagos, onde tivemos memórias incríveis do Ayrton, seja na época das vitórias épicas da F1, ou de seu início de carreira, no kartódromo que hoje leva seu nome”, diz Bianca Senna, sobrinha do piloto e CEO de Senna Brands.
A obra “Ayrton Senna – Superação” no Autódromo de Interlagos é uma iniciativa de Eduardo Kobra, com o apoio de Senna Brands e da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Mural “A Lenda do Brasil”
Kobra inaugurou no dia 10 de novembro de 2015, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, um imenso mural de Ayrton Senna. O artista trabalhou, com sua equipe de artistas, diariamente durante cerca de um mês no local, das 8 às 19 horas, para que a obra estivesse pronta até dias antes do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Interlagos.
O mural “A Lenda do Brasil”, de 41 metros por 17,5 metros, fica na lateral inteira de um prédio na rua da Consolação, 2608 (esquina com a Avenida Paulista, em frente à Praça José Molina). Mostra, com cores vivas, o piloto de capacete e olhar expressivo. Para o trabalho, foram utilizados dois mil litros de tinta e 500 latas de spray. Senna é uma das grandes referências da vida de Eduardo Kobra. “Tinha há muitos anos o sonho de fazer um grande mural em Interlagos sobre esse exemplo de talento, determinação e superação”, afirma Kobra, que já pintou diversos murais sobre o tricampeão mundial de Fórmula 1 (nascido em 21 de março de 1960, em São Paulo).
Mural em Ímola
O mural em Ímola foi lançado, com 21 metros de comprimento por sete de altura, em setembro de 2019. O autódromo italiano foi o palco da fatalidade com o piloto brasileiro em 1º de maio de 1994, mas também um cenário de recordes e conquistas de Ayrton, que permanece até hoje como o recordista de poles em San Marino na F1 (8 no total), além de ter obtido três vitórias no local (1988, 1989 e 1991). A obra fica na fachada do museu Checco Costa, no lado interno do autódromo.
No mural, Kobra também fez referência ao piloto austríaco Roland Ratzenberger, falecido no mesmo final de semana, durante os treinos para a corrida. Kobra pintou no capacete de Senna uma bandeira da Áustria, que Ayrton planejava levantar na sua volta após o término da prova.
Embora não receba mais GPs da F1, o circuito de Ímola é o palco de inúmeras provas de diversas categorias do automobilismo, além de também atrair muitos fãs, especialmente japoneses e brasileiros, que procuram reverenciar o ídolo.