Família F1: eficiência dos motores FPT Industrial move o Iveco Daily
A família F1 representa a longa trajetória de mais de 35 anos da FPT Industrial na produção de motores para veículos comerciais leves. Pioneira em tecnologias como o turbo de geometria variável e a injeção Common Rail, a marca já entregou mais de 2 milhões de unidades da família em todo o mundo. “Nossos motores carregam o DNA inovador, a confiabilidade e a experiência da FPT Industrial, líder no segmento, com mais de 300.000 unidades da família F1 produzidas ao ano”, afirma o diretor de Engenharia da FPT Industrial, Alexandre Xavier.
Economia operacional aliada a baixo consumo
Os motores FPT F1 dispõem de quatro válvulas por cilindro, duplo eixo comando, sistema de regulagem válvula hidráulica que dispensa manutenção e sistema de admissão de ar com modernos turbocompressores. A distribuição de potência e torque é feita de forma inteligente, para que o desempenho e a economia de combustível sejam privilegiados em qualquer situação. O sistema EGR recircula os gases de escape, sendo a solução mais adequada para os veículos comerciais leves, atendendo todos os limites estabelecidos pelas normas de controle de emissões, conforme o Proconve L6/Euro 5. Em termos econômicos, por não requerer a utilização do Arla 32, associada ao baixo consumo de combustível, a família de motores FPT F1 possui um dos menores custos de operação da categoria.
Os turbocompressores são configurados para cada aplicação proporcionando a melhor performance com reduzido consumo combustível. “Os motores FPT da família F1 representam o que há de mais moderno para as missões de veículos comerciais em todo o mundo. Seguimos desenvolvendo novas tecnologias e soluções que atendam aos diferentes nichos e aplicações do mercado”, reforça o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel.
Compacto com máximo rendimento
Um dos produtos mais vendidos pela FPT Industrial no mundo, o motor FPT F1A foi desenvolvido seguindo todos os critérios de máximo rendimento, conforto e confiança. Compacto, já consagrado na Europa e mais adequado a ciclos urbanos, o propulsor de 2,3 litros entrega 130 cv de potência, com injeção Common Rail de última geração e sistema EGR, que dispensa o uso de Arla 32. O motor F1A do novo Iveco Daily utiliza correia dentada com duplo comando de válvulas no cabeçote. Essa formatação gera leveza ao motor, bem como a redução do nível de ruído.
Ficha Técnica:
Motor FPT F1A:
Iveco Daily City:
Cilindrada: 2.3L;
Número de cilindros: 4 em linha;
Número de válvulas: 16;
Aspiração: Turbo com Intercooler;
Tipo de turbo: WG – Wastegate;
Tipo de comando de válvulas: DOHC;
Potência [cv]: 130 cv a 3.600 rpm;
Torque [Nm]: 320 Nm de 1.800 rpm;
Sistema de injeção: Eletrônico – Common Rail;
Combustível: Diesel – S10;
Tipo de bloco: Não estrutural;
Nível de emissões: Euro 5;
Tecnologia para controle de emissões: EGR;
Peso [Kg]: 222.
Maior densidade de potência e torque
O motor FPT F1C é líder em densidade de potência e torque na categoria. Aplicável a diferentes missões, o propulsor de 3,0 litros, de 150 cv a 170 cv de potência, conta com injeção Common Rail de última geração e sistema EGR, entregando o tempo mais curto até atingir o torque máximo. Todas as funcionalidades do motor F1C foram desenvolvidas para melhorar a confiabilidade, a durabilidade e a facilidade de manutenção do novo Iveco Daily.
Ficha Técnica:
Motor FPT F1C:
Iveco Daily 35-150:
Cilindrada: 3.0L;
Número de cilindros: 4 em linha;
Número de válvulas: 16;
Aspiração: Turbo com Intercooler;
Tipo de turbo: WG – Wastegate;
Tipo de comando de válvulas: DOHC;
Potência [cv]: 150 cv a 3.500 rpm;
Torque [Nm]: 350 Nm a 1.400 rpm;
Sistema de injeção: Eletrônico – Common Rail;
Combustível: Diesel – S10;
Tipo de bloco: Não estrutural;
Nível de emissões: Euro 5;
Tecnologia para controle de emissões: EGR;
Peso [Kg]: 260.
Motor FPT F1C:
Iveco Daily 45-170/55-170/65-170/70-170:
Cilindrada: 3.0L;
Número de cilindros: 4 em linha;
Número de válvulas: 16;
Aspiração: Turbo com Intercooler;
Tipo de turbo: 2ST – Duplo Estágio;
Tipo de comando de válvulas: DOHC;
Potência [cv]: 170 cv a 3.500 rpm;
Torque [Nm]: 400 Nm a 450 Nm a 1.400 rpm;
Sistema de injeção: Eletrônico – Common Rail;
Combustível: Diesel – S10;
Tipo de bloco: Não estrutural;
Nível de emissões: Euro 5;
Tecnologia para controle de emissões: E-EGR;
Peso [Kg]: 268.