M-Benz celebra o Dia Mundial da Voz com sistema MBUX

0
Posted 16 de abril de 2020 by bisponeto in
Neste dia 16 de abril, a Mercedes-Benz comemora o Dia Mundial da Voz com tecnologias que representam essa data e ressaltam o seu pioneirismo nesse segmento. O sistema multimídia inteligente e intuitivo MBUX – Mercedes-Benz User Experience está presente em todos os novos modelos da marca desde 2019 e oferece uma experiência única de interação com o veículo, trazendo diversas funcionalidades para o usuário. Além disso, a marca já possui mais de 24 anos de experiência com funções de comando de voz devido à sua tecnologia LINGUATRONIC.

Os cientistas passaram mais de duas décadas trabalhando no desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de voz baseado em computador e, em 1996, a Mercedes-Benz foi a primeira marca de automóveis a oferecer esse item em um veículo, embora inicialmente apenas para operar o telefone a bordo. Com diversas funcionalidades intuitivas integradas no sistema de navegação, o LINGUATRONIC contemplava o armazenamento de centenas de frases para comando, possibilitando, por exemplo, o ajuste da temperatura do ar condicionado e o aquecimento dos bancos sem que o condutor precise tirar as mãos do volante.

Em 2009, o modelo Classe S já vinha com essa tecnologia de série, oferecendo um diálogo praticamente de pessoa para pessoa. Cerca de doze oradoras e um orador emprestaram suas vozes ao modelo, gravando palavras, frases, sequências numéricas e nomes que, posteriormente, eram transformados em informações e instruções facilmente compreensíveis, conforme a situação ao interagir com o sistema.

“A tecnologia transforma a vida das pessoas e muda a maneira que lidamos com o nosso cotidiano. Por esse motivo, o comando de voz inteligente conecta todos os aspectos comportamentais do dia a dia do cliente. Funcional e intuitivo, o MBUX, por exemplo, oferece ao condutor a experiência de estar dirigindo ‘um celular sobre rodas’, proporcionando uma nova forma de interação entre o motorista e o automóvel”, afirma o presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans, Holger Marquardt.

MBUX ainda mais interativo e com novas funcionalidades

Em janeiro do ano passado, foi lançado no Brasil o novo Classe A, primeiro modelo a apresentar o sistema no país. Desde então, os veículos da marca passaram a contar com este item que facilita a relação entre o condutor e o automóvel. Com o MBUX, funções como ajuste do ar condicionado, escolha de uma estação de rádio e abertura da persiana do teto-solar são facilmente acessadas, trazendo ainda mais conforto e tecnologia ao cliente.

Um dos principais elementos de destaque do sistema é o Widescreen cockpit com duas telas de 10,2 polegadas de alta resolução com diversas possibilidades de operação. Ele permite o acesso por meio do volante multifuncional, pelo “touchpad” no console central, via toque no próprio display de mídia ou por controle de voz inteligente com reconhecimento de fala, ativado pelas palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes”.

No mês de março deste ano, a Mercedes-Benz lançou no Brasil o novo GLE, que vem equipado com a última geração do MBUX. Disponível nas versões GLE 400 d e Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+, o sistema do modelo permite uma ampla gama de funções no interior do veículo e traz ainda mais conforto e conectividade ao cliente. Entre as novidades estão duas telas de 12,3 polegadas de alta resolução, que permitem uma melhor visualização das mídias e das informações do painel de instrumentos. A sofisticada exibição de elementos também ressalta a intuitiva estrutura de controle do automóvel e impressiona por meio da qualidade da imagem.

Com uma acessibilidade ainda mais realística, a nova atualização do MBUX conta com realidade ampliada durante a navegação dos mapas. Para uma melhor interpretação das direções indicadas no trajeto, o equipamento possui uma câmera na região frontal do automóvel que orienta o condutor a partir da imagem real das ruas projetadas na tela do interior do veículo. O sistema traz ainda o Interior Assistant, que proporciona o acendimento das luzes internas do veículo por meio do reconhecimento de gestos em determinadas direções, capaz de diferenciar condutor e passageiro.

Conectividade é um item que faz parte da estratégia global da Mercedes-Benz, baseada no conceito CASE (Conectado, Autônomo, Serviços & Compartilhamento e Eletrificação). O MBUX está diretamente relacionado a este tema e a marca, que sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento do automóvel, acredita que este é um fator crucial na concepção de seus produtos, pois, além de representar a mobilidade atualmente, a tecnologia transforma o veículo em um espaço que oferece uma experiência inovadora.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Be the first to comment!


Leave a Response


(required)