McLaren 765LT: mais leve, mais potente e ainda mais envolvente
O 765LT abre um novo capítulo na história do “Longtail”, iniciada com o carro de corrida McLaren F1 GTR na década de 1990 e, desde 2015, com as versões LT de rua. Ele eleva a novos níveis os atributos que sustentam todos os LT. Engajamento do piloto, dinâmica focada na pista, peso minimizado, aerodinâmica otimizada e maior potência são amplificados – especialmente os dois primeiros. A promessa do LT de estar “limitado a poucos” também é cumprida: apenas 765 carros numerados individualmente estarão disponíveis globalmente para pedidos dos clientes.
Tecnologias avançadas de fibra de carbono, painéis de carroceria LT de fibra de carbono sob medida e recursos aerodinâmicos são essenciais para uma redução de peso de 80 kg (DIN) em relação ao 720S. Juntamente com a potência de 765 HP e o torque de 800 Nm do motor McLaren V8 biturbo de 4 litros, relações de marcha otimizadas para aceleração, molas e amortecedores específicos para LT, esta é a base para a experiência de condução totalmente imersiva que o novo 765LT oferece.
“O 765LT é o modelo LT mais completo e emocionante da McLaren Automotive. Desempenho incrível e níveis surpreendentes de engajamento do piloto – resultados de centenas de ações detalhadas de engenharia realizadas para garantir a conexão mais pura possível entre o piloto e o carro – são os atributos de destaque de um LT desenvolvido com a determinação de oferecer uma experiência de condução totalmente imersiva para quem comprar um dos 765 disponíveis para pedidos dos clientes”, disse Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive.
Os concessionários McLaren já estão manifestando interesse no novo “Longtail” e os preços serão anunciados em breve. As entregas começarão a partir de setembro deste ano. Mais informações em https://cars.mclaren.com/en/super-series/765lt.
Os mais altos níveis de envolvimento do piloto
A capacidade dinâmica e a precisão do 765LT na estrada e na pista são simplesmente impressionantes, elevando o desempenho em circuitos a novos patamares e tornando cada estrada um prazer. A satisfação é garantida por níveis extraordinários de envolvimento entre o piloto e o carro, resultado de um foco absoluto no fornecimento de feedback e na conexão incomparável entre o homem e a máquina.
A renomada dinâmica do chassi McLaren Super Series foi aprimorada ainda mais no 765LT para fornecer a “comunicação e sensação” que permitem ao piloto explorar completamente o desempenho extremo do carro quando apropriado, mas também desfrutar dele em velocidades mais baixas. A direção do 765LT mantém a assistência eletro-hidráulica da McLaren, mas foi aprimorada com uma relação mais rápida e uma barra mais rígida para proporcionar feedback ainda mais puro do piloto. A suspensão Proactive Chassis Control II de última geração, hidráulica e vinculada, introduzida com o 720S, apresenta atualizações de software e hardware para atender aos requisitos dinâmicos do 765LT. Os avanços feitos durante o desenvolvimento do McLaren Senna e do McLaren Speedtail levaram a algoritmos do sistema de suspensão revisados para garantir ainda mais precisão e controle.
Em comparação com o 720S, a altura em relação ao solo na dianteira é reduzida em 5 mm (a traseira permanece inalterada) e a bitola dianteira é 6 mm mais larga, mudanças que juntas melhoram a aderência e o equilíbrio. As novas molas principais leves apresentam molas auxiliares adicionais para reduzir a massa não suspensa e manter a carga na suspensão em recuperação total, enquanto o uso de duas molas economiza peso em comparação com uma mola de taxa dupla maior. A rigidez de rolagem é aumentada, melhorando ainda mais a estabilidade do veículo.
Segundo Andreas Bareis, Diretor da Linha de Veículos – Super Series, McLaren Automotive: “O 765LT é mais rápido, mais leve e mais potente do que qualquer carro anterior com o emblema LT e proporciona um envolvimento quase telepático do piloto. A conexão através do assento e o feedback do volante são incríveis, permitindo que o cliente explore totalmente todos os aspectos das habilidades do ‘Longtail’ ou simplesmente desfrute de cada passeio. Este carro é a própria essência de um LT”.
O desempenho aerodinâmico do 765LT é fundamental para as habilidades do carro na pista, mas também influencia o comportamento de condução em alta velocidade. O divisor dianteiro estendido e a asa traseira ativa alongada trabalham em conjunto com o assoalho de fibra de carbono, as lâminas das portas exclusivas e o difusor traseiro estendido para fornecer carga aerodinâmica 25% maior do que a do 720S, adicionando uma dimensão adicional ao desempenho aerodinâmico já excelente.
A nova posição estática definida da asa traseira ativa “Longtail” ajuda no resfriamento do trem de força, retirando o ar quente do compartimento do motor e aumentando a carga aerodinâmica, enquanto a funcionalidade do freio aerodinâmico reduz a sensibilidade do mergulho em frenagens fortes. Isso permite que as molas dianteiras sejam mais suaves do que seria necessário se fossem as únicas responsáveis pela manutenção da altura de deslocamento dianteiro, o que, por sua vez, permite características de conformidade com o eixo dianteiro aprimoradas, em benefício da condução em vias públicas.