Coluna Confidenciais – Por Bispo Neto
A Volkswagen Caminhões e Ônibus segue firme em sua estratégia de internacionalização. Desta vez, o novo destino de seus produtos está em uma localização estratégica no México. Em parceria com a fabricante, a concessionária Camiones La Huerta abre as portas de mais um ponto de atendimento aos clientes da marca VWCO e MAN no país. A nova loja de serviços e distribuição de peças está localizada em Zamora, na principal zona econômica de Michoacán, com tradição de produção de amora e morango e também com forte atividade industrial para processar e embalar essas frutas destinadas à exportação.
As instalações estão equipadas com quatro baias para prestar serviço aos clientes e também treinamento. Além disso, o estabelecimento está abastecido com estoque de peças VWCO e MAN para atender clientes e transportadores da região. “A concessionária Camiones La Huerta iniciou suas operações com as marcas VWCO e MAN há quatro anos, em Morelia, capital do estado de Michoacán, e desde então é um importante distribuidor de nossos produtos”, reforça Fernando González Valadez, coordenador de desenvolvimento da rede da Volkswagen Caminhões e Ônibus no México.
Porsche suspende produção devido ao coronavírus
A partir da próxima semana, a Porsche vai suspender a produção por um período inicial de duas semanas. Ao tomar essa atitude, a fabricante de carros esportivos responde à significante aceleração no índice de contaminação causado pelo coronavírus e às consequentes medidas implementadas pelas autoridades competentes. Além da proteção primária à força de trabalho, gargalos nas cadeias de proteção globais não estão permitindo mais manter uma produção organizada. Ao mesmo tempo, a Porsche está se preparando para um declínio na demanda e garantindo sua força financeira através dessas decisões. A fábrica principal, em Zuffenhausen, e a instalação de produção em Leipzig serão fechadas a partir de sábado (21 de março de 2020). Essas medidas foram tomadas como parte de um processo organizado e em estreita colaboração com o conselho de trabalhadores.
“Com essas medidas, nossa empresa contribui para a proteção da força de trabalho e a redução da propagação do coronavírus. As consequências reais ainda não são previsíveis. Portanto, ainda é muito cedo para previsões. O que está claro é que 2020 será um ano desafiador”, afirmou Oliver Blume, presidente do comitê executivo da Porsche AG. “Só iremos superar a pandemia unidos e através de medidas rigorosas”. Ante esse cenário, a Porsche está cumprindo suas responsabilidades empresariais e social e parando a produção. A situação será monitorada continuamente. Além de suspender a produção, a Porsche decidiu tomar algumas medidas importantes: o cancelamento de viagens de negócios, por exemplo. O ‘trabalho à distância” foi bastante ampliado e reuniões só acontecerão agora através de vídeo ou teleconferência.
Carregamento elétrico do BMW 530e ganha prêmio
A BMW recebeu o prêmio de Tecnologia do Ano, da publicação norte-americana Green Car Journal, por seu programa piloto de carregamento elétrico por indução para o modelo 530e. O programa permite que os clientes da marca e proprietários do sedã híbrido testem o dispositivo de carregamento sem fio e reportem suas considerações à fabricante, que é pioneira em disponibilizar essa tecnologia no mercado. O programa teve início na Alemanha, em 2018, e se expandiu para os Estados Unidos em meados de 2019. Ele está sendo desenvolvido para um seleto grupo de clientes no Estado da Califórnia, e consiste na locação por 36 meses do BMW 530e especialmente equipado e a instalação residencial do equipamento de carregamento indutivo.
O carregamento sem fio da BMW consiste em uma estação de carregamento indutivo (GroundPad) e um componente secundário do veículo (CarPad) fixado na parte inferior do automóvel. A transferência de energia sem contato entre o GroundPad e o CarPad é concluída a uma distância de apenas sete centímetros. Os componentes de carregamento indutivo geram um campo magnético, que permite a transferência segura de energia com uma taxa de eficiência em torno de 85%. O sistema possui uma carga de 3,2 kW, permitindo que as baterias de alta tensão do veículo sejam totalmente carregadas em cerca de três horas e meia.
Márcio Pedroso é o novo presidente mundial da VFS
Márcio Pedroso foi nomeado o novo presidente da Volvo Financial Services (VFS), a divisão financeira do Grupo Volvo. Nascido no Paraná, é o primeiro brasileiro a comandar globalmente uma área de negócios da Volvo. Aos 51 anos, Pedroso ocupa agora a principal posição da VFS, seguindo uma trajetória de sucesso desde que ingressou na organização em 2001. Ele assume o cargo em 16 de março. Com mais de 20 anos de experiência no setor de transportes comerciais e em serviços financeiros, Pedroso começou sua carreira na corporação na VFS Brasil em Curitiba, onde está localizado o complexo industrial da Volvo no Brasil, para fabricação de caminhões, ônibus, motores, cabines e caixas de câmbio. Nos anos seguintes, desempenhou diferentes funções e ocupou vários cargos de liderança no México, Chile e no Brasil, onde presidiu a VFS no país a partir de 2011.
Morando em Greensboro, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sua última posição foi a de presidente da Volvo Financial Services Americas, sendo responsável pelos mercados dos Estados Unidos, Canadá e da América Latina (Brasil, Peru, México e Chile). Graduado em Ciência da Computação, Pedroso tem mestrados em Administração Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, além de especializações em negócios pela Wharton School (EUA) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). A VFS é responsável pelo oferecimento de soluções financeiras para todas as áreas de negócios do Grupo Volvo.
Instituto Renault realiza entrega de um Stepway à AACD
No dia 11de março a Renault, por meio do Instituto Renault, realizou a entrega de um Stepway “0 Km” para a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. O veículo será utilizado para captar recursos que refletirão em mais atendimentos para as crianças e adultos com deficiência física. A doação havia sido anunciada pelo diretor de Recursos Humanos da Renault do Brasil, Douglas Pereira, durante a 22ª edição do Teleton, exibida pelo SBT. A entrega aconteceu na sede da AACD em São Paulo e contou com a presença do diretor de comunicação da Renault e vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira, e de Edson Brito, superintendente de marketing e relações institucionais da AACD.
“Estamos muito felizes em poder contribuir mais uma vez para este projeto que auxilia na inclusão de jovens e adultos com deficiência. Nosso desejo é que o veículo ajude a AACD a impactar positivamente cada vez mais vidas”, afirmou Caique Ferreira. A parceria entre a Renault e a AACD teve início em 2011. Este é o sétimo veículo doado pela marca à instituição.