Série 2000 de caminhões VW: há 20 anos, o primeiro sucesso no Brasil
Produzidos no exclusivo sistema produtivo batizado de Consórcio Modular, no qual a VWCO supervisiona o trabalho de sete empresas na manufatura de seus produtos, quinze novos modelos de caminhões de 7 a 40 toneladas chegaram ao mercado. A linha tinha motores mais potentes, maior capacidade de carga e cabines redesenhadas, mas suas principais características eram o conforto e o design de sua robusta e confiável cabine.
Além disso, uma das prioridades era dar ainda mais conforto ao motorista. Isso foi atingido com uma cabine totalmente reestilizada por dentro e por fora, com vidros verdes de série, novos materiais no interior e bancos, e aperfeiçoamento da ergonomia.
Modelos sob medida
Na parte externa dos novos caminhões VW, o destaque eram as peças em plástico poliuretano nos para-choques, para-lamas, estribos e grade. O uso desse material tornava as peças mais resistentes e menos deformáveis em cada de impacto, além de afastar o risco de corrosão.
No interior, as cabines eram totalmente novas: decoração nas cores cinza Flanel e azul Jazz, banco do motorista com maior número de regulagens, novo painel, vidros verdes, portas com ângulo de abertura de 90°, pedais mais leves e novos revestimentos.
Os modelos leves ganharam nova grade e para-choques. Nos médios, pesados e extrapesados, mais mudanças: para-choque tripartido, para-lamas, grade e difusores laterais com novo desenho, todos em material plástico injetado, além de faróis redondos duplos.
Foi a partir da Série 2000 que surgiu a prática, seguida até hoje, de atender os consumidores de forma cada vez mais exclusiva, batizada de Tailor Made ou Sob Medida. Assim, a montadora começou a produzir caminhões sob medida com tecnologia desenvolvida no Brasil para satisfazer totalmente os motoristas e frotistas.
Recordes batidos com a nova linha
Com a Série 2000, a VWCO bateu recordes de vendas, com mais de 16 mil unidades vendidas em um ano no mercado brasileiro. Com especial destaque na categoria de 16 e 17 toneladas, conquistando 25% de participação, e 37% do segmento de 13 toneladas.
“O cliente não pagava, e continua não pagando, pela oferta de um produto sob medida. Esse lançamento histórico demonstrou, mais uma vez, a nossa preocupação com o cliente. Os seguidos recordes de vendas que a VWCO conquistou foram resultado do reconhecimento sobre a qualidade dos produtos, do excelente desempenho da rede de concessionários e da fábrica de Resende, que completava 4 anos de sucesso”, destaca Ricardo Alouche, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora.