Audi quer vencer novamente a etapa da Fórmula E no México
A corrida no México é um dos destaques do calendário. Embora seja a única pista de competição permanente da temporada, os pilotos amam o circuito – principalmente devido à atmosfera única na seção parecida com um estádio, onde eles podem até mesmo ouvir no cockpit a comemoração dos fãs durante a corrida. Todo ano cerca de 40 mil espectadores assistem à corrida da série de veículos totalmente elétricos.
“Eventos no México são um destaque para qualquer piloto de competição”, afirma Lucas Di Grassi. “Lembrar da última corrida ainda me faz sorrir – é algo que nós só conseguiremos experimentar provavelmente uma vez – foi pura adrenalina”. Após um duelo intenso, Di Grassi em uma manobra impressionante ultrapassou Pascal Wehrlein, que estava liderando a corrida, a apenas dez metros da linha de chegada em 2019. O brasileiro comemorou um triunfo merecido para toda a equipe após uma corrida estrategicamente perfeita. “Conhecemos nossos pontos fortes e estamos determinados a brigar pela vitória”.
Em 2018, o colega Daniel Abt celebrou sua primeira vitória na Fórmula E no México – uma experiência definitivamente empolgante que levou o alemão de 27 anos de idade a fazer uma tatuagem da Caveira Mexicana no antebraço como lembrança da ocasião. “O México é um local especial para mim – não somente por ser onde eu celebrei minha primeira vitória, mas porque o entusiasmo da multidão contribui para uma fantástica atmosfera a cada ano”, diz Daniel Abt. “Eu sempre dedico muito tempo para os fãs e acompanho um pouco a onda da euforia deles. Meu primeiro troféu desta temporada está atrasado e a celebração no pódio no México no sábado seria brilhante”.
Na pista, algumas mudanças importantes: o circuito foi aumentado em 25%, acrescentando uma seção completamente nova após as primeira duas curvas. Agora com um comprimento de 2.606 metros, promete ainda mais emoção do que antes e uma nova oportunidade de ultrapassagem. A gestão de energia já foi um fator decisivo no último ano e será ainda mais importante desta vez.
“O novo traçado traz outro elemento de suspense à competição, porque mais uma vez será importante se familiarizar com a nova pista”, diz o diretor da equipe, Allan McNish. “Sentimos redução de nosso potencial nas três primeira corridas: tínhamos desempenho, porém após as sessões de qualificação não conseguimos obter pontos suficientes. No México a equipe, os pilotos e os carros se sentiram sempre muito confortáveis. Nosso objetivo é focar em nosso pacote total e alcançar o sucesso”.
Antes do dia da prova, com as sessões de treino livre, treino classificatório e a prova embalados em um espaço de poucas horas, Lucas Di Grassi e Daniel Abt vão atender a um desejo muito especial: visitarão a planta da Audi em San José Chiapa, nas redondezas de Puebla, onde cerca de 5.500 funcionários produzem o Audi Q5 e Audi SQ5. Além de uma visita pela fábrica, a agenda inclui uma palestra e fotos com os funcionários, entrevistas e sessão de autógrafos.
A prova no México começará no sábado às 16h e, como de costume, demorará 45 minutos mais uma volta. Todos os canais internacionais, inclusive programações de transmissão, podem ser encontrados online em www.fiaformulae.com. Em nome da AudiSport, a Audi fornecerá relatórios da Fórmula E do México no Twitter, Facebook e Instagram.
Além da equipe da fábrica Audi Sport ABT Schaeffler, a equipe de clientes Envision Virgin Racing lutará por pontos com o e-tron FE06 que foi desenvolvido em conjunto pela Audi e o parceiro de tecnologia Schaeffler. Sam Bird e Robin Frijns estão em terceiro lugar na classificação após as três primeiras corridas.