Ano novo é o momento certo para começar com um carro na garagem!
Hoje, os brasileiros estão mais criteriosos na busca do veículo desejado. Além de avaliar o fator custo-benefício, o consumidor tem optado pelos veículos seminovos ou usados, que são mais completos e oferecem opcionais, como ar condicionado e alarme. Estes automóveis possuem uma depreciação e desvalorização menor em relação ao zero km e podem ser vendidos pelos lojistas com preços mais atrativos e promocionais.
Mas antes de qualquer compra a longo prazo, é necessário que o consumidor tenha em mente algumas dicas importantes na hora da concretização deste sonho, mesmo com condições favoráveis do mercado. O presidente da Assovepar, Associação dos Veículos Automotores do Estado do Paraná, Cesar Lançoni Santos, salienta a necessidade de ir fisicamente a uma revenda e avaliar as condições do veículo, verificar se as manutenções e revisões do veículo estão em dia, além de checar a procedência da loja na qual está pretendendo fazer o negócio.
Outras condições que propiciam a compra do veículo neste ano é a liberação de crédito para financiamento pelo Governo Federal. Somente em 2019, de acordo com o Banco Central, foram quase 50 bilhões de reais destinados para aquisições de automóveis. O fator inadimplência também ajuda, já que o índice vem diminuindo pela primeira vez após dois anos, pois os consumidores, mais cautelosos, planejam melhor o gasto financeiro e a concepção de novas dívidas.
Atendendo a estas dicas, seguramente o consumidor estará fechando um bom negócio e sem problemas futuros. O ano de 2020 só começou e as possibilidades são crescentes vista a recuperação econômica e a retomada do setor automobilístico. Realizar o sonho de trocar o veículo do trabalho ou da família está mais fácil neste início de ano e pode significar uma grande conquista para toda a família.