Terceira geração do BMW Série 1 estreia no Brasil

0
Postado 21 de novembro de 2019 por bisponeto em
A terceira geração do BMW Série 1, um dos mais esportivos hatches do segmento premium já pode ser adquirido na rede de concessionárias da marca no país. Ágil, descolado, tecnológico e sofisticado, dotado de um design amplamente renovado e equipado com os mais recentes recursos de conectividade, o novo Série 1 é um autêntico BMW definido por um caráter inovador e vigoroso. Produzido nas fábricas do BMW Group em Leipzig e Regensburg, ambas na Alemanha, a nova geração do hatch de cinco portas chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 174.950, na versão 118i Sport GP. Além de contar com condições de financiamento atrativas, durante o mês de novembro, os clientes que adquirirem este modelo com a BMW Serviços Financeiros ganharão o programa de manutenção BMW Service Inclusive (BSI) por 3 anos ou 40.000 quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

O uso inteligente do alumínio no capô e na tampa traseira, combinado com aço de alta resistência, possibilitou à BMW reduzir em até 30 quilos o peso do novo BMW Série 1, em comparação ao antecessor. Ao mesmo tempo, aumentou ainda mais a rigidez à torção do chassi. Elementos de reforço, como a coluna em forma de bumerangue na parte traseira do veículo, contribuíram para esse atributo.

Um chassi extremamente avançado, munido de recursos inovadores e totalmente integrado aos principais componentes dinâmicos, proporciona ao novo BMW Série 1 uma agilidade invejável. E essa agilidade poderá ser nitidamente notada pelos motoristas neste hatchback de tração dianteira. Aliado a tudo isso está um processo de desenvolvimento tecnológico que serviu para transferir ao novo BMW Série 1 toda a expertise adquirida pelo BMW Group referente à tecnologia de tração dianteira. O resultado é uma precisão dinâmica sem precedentes e que estabelece novos padrões dentro do segmento premium.

Um fator importante neste processo de aprimoramento da experiência de dirigir é a tecnologia ARB (sigla para limitador de deslizamento das rodas, em inglês), desenvolvida primordialmente para o compacto premium elétrico BMW i3. Este dispositivo, que faz sua estreia em um modelo equipado com motor a combustão, neste caso o BMW 118i, percebe antecipadamente a possibilidade de as rodas derraparem, passando a controlar a distribuição de torque para as rodas, evitando o deslizamento de maneira muito mais precisa e rápida que antes. O fato de o ARB estar instalado diretamente na unidade de gerenciamento eletrônico do motor faz com que sua atuação seja três vezes mais rápida permitindo uma ação até 10 vezes mais veloz que a percepção do motorista.

A nova arquitetura da tração dianteira reflete-se nas novas proporções e linhas fluidas e estilizadas do novo BMW Série 1. O capô, mais curto, funde-se com o para-brisa, enquanto a longa linha do teto cai levemente na direção da traseira do carro. Já a ampla traseira e uma linha de ombros atlética, situada sobre os arcos das rodas, enfatizam uma presença poderosa e esportiva. Ao mesmo tempo, a carroceria oferece significativamente mais espaço, embora as dimensões sejam praticamente idênticas às do BMW Série 1 anterior. E essa característica torna o hatch premium ainda mais versátil no uso diário. Com 4,319 metros de comprimento, a nova geração é 5 milímetros mais curta que seu antecessor. Em termos de largura, agora com 1,799 m, o novo modelo cresceu 34 mm, enquanto a altura, de 1,434 m, aumentou 13 mm. A distância entre-eixos de 2,670 m, por sua vez, é 20 mm mais curta que a da geração anterior.

Uma nova fisionomia, graças à grade maior e ao novo arranjo dos faróis

Visto de frente, o novo BMW Série 1 chama a atenção pela ‘nova face’ e uma reinterpretação da icônica identidade visual da BMW: a grade de duplo rim está maior e verticalizada, ostentando uma presença consideravelmente mais poderosa. Pela primeira vez nessa família de modelos, a grade está unida ao centro. Ao adotar esta configuração, o novo BMW Série 1 segue a tendência estabelecida recentemente pela BMW.

Os faróis, por sua vez, agora com um design mais oblíquo, conferem ao novo Série 1 uma nova dimensão, mais jovial, que também o distingue dos modelos BMW mais sofisticados. No BMW 118i Sport GP, os faróis duplos contam com lâmpadas de LED e luzes diurnas capazes de assegurar uma aparência particularmente moderna ao hatch. Os tubos hexagonais transparentes das luzes diurnas destacam a imagem dos faróis com notável precisão técnica. As ‘sobrancelhas’ que compõem os piscas enfatizam a largura do carro, enquanto os tubos posteriores ​​dos faróis emanam desempenho dinâmico.

Visto de lado, o novo BMW Série 1 destaca-se pela dianteira proeminente, estilo “focinho de tubarão” e pelo formato de cunha. O contorno afilado das janelas avança para a traseira e enfatiza as linhas dinâmicas do carro. Terminando na coluna C, com uma marcante Hofmeister Kink – outra assinatura visual da marca bávara –, a moldura ressalta visualmente as janelas e se estende acima da porta traseira.

A presença de linhas claramente definidas e combinadas às superfícies distintamente esculpidas, confere ao BMW Série 1 uma presença vigorosa. Esse recurso estilístico também cria uma sensação de leveza na dianteira e de robustez inegável ao redor da seção traseira. Essa impressão é aprimorada por dois vincos pronunciados nas laterais: um corre sob as maçanetas, das rodas dianteiras às traseiras; enquanto a outra começa na parte inferior da porta da frente e cria um contraste dinâmico com um movimento ascendente em direção à a parte posterior.

Os elementos visuais mais marcantes da traseira são a seção inferior, larga e atlética, e desenho afunilado na parte superior. Isso cria um efeito impressionante, que acentua a largura do carro e oferece uma imagem robusta e dinâmica. Tudo isso é ressaltado pelos elementos luminosos, largos e destacados de ambos os lados, cujo design delgado e sutil cria um visual muito moderno.

As lanternas traseiras são uma interpretação completamente nova do familiar formato em “L”, com um elemento luminoso exclusivo e delgado que traça uma curva para cima. Em volta desse elemento, oculto sob uma tampa transparente vermelha, estão os piscas, as luzes de freio, as luzes de ré e de neblina traseiras.

Uma sensação aprimorada de espaço

O interior do novo BMW Série 1 combina um amplo espaço, comandos e controles voltados para o motorista e detalhes inovadores, entre eles o acabamento interno iluminado. Com uma configuração claramente organizada, a cabine oferece um ambiente dinâmico e de alta qualidade, apoiado pelo efeito proporcionado pelas diferentes texturas das superfícies atrás do volante, no painel ou nas portas. O conjunto de teclas e controles facilita o manuseio e é posicionado de forma prática.

 

O novo BMW Série 1 evoluiu significativamente em termos de espaço interno. A arquitetura de tração dianteira com motores transversais e um túnel central baixo e nivelado oferece aos ocupantes um espaço interior consideravelmente maior que o do modelo anterior. Isso favorece, sobretudo, os ocupantes do banco traseiro: o acesso ficou mais fácil e há 33 mm a mais de espaço para as pernas. O porta-malas aumentou em 20 litros e está em 380 l (1.200 l, com o banco traseiro rebatido).

Ampla conectividade e tecnologias inovadoras

O novo BMW Série 1 já deixa a linha de produção conectado à internet. O acesso é feito por meio de um SIM Card que permite ao cliente obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, entre outras funcionalidades disponibilizadas pelo sistema ConectedDrive. Por meio deste recurso, o usuário é alertado sobre a necessidade de manutenção de componentes (Teleservices); recebe informações sobre pontos de interesse, programações de salas de cinema, recomendações de restaurantes, efetua reservas em hotéis (Concierge); e pode acionar os serviços de emergência em caso de acidente (Chamada de Emergência Inteligente). À direita do motorista encontra-se uma tela digital de 8,8 polegadas e sensível ao toque. Este monitor, posicionado dentro do ângulo de visão de quem estiver ao volante, pode ser configurado de acordo com as preferências pessoais do usuário inclui, entre outras informações, dados do sistema de navegação e preparação para o Apple Car Play.

Motor altamente eficiente herdado do esportivo híbrido BMW i8

O novo BMW Série 1 é equipado com o mesmo motor de três cilindros pertencente à família BMW EfficientDynamics e utilizado no esportivo híbrido BMW i8. Conectado a uma transmissão automática de sete marchas e dupla embreagem, esta unidade foi submetida a uma série de aprimoramentos individuais para melhorar sua eficiência, o que resultou em menores consumo e emissões de partículas. Além disso, seu desempenho foi aprimorado com um aumento de potência. O motor de 1.499 cm³, movido à gasolina, que impulsiona o BMW 118i entrega 140 cavalos de potência, entre 4.600 e 6.500 rpm. Esta unidade, que é 5 kg mais leve que a que substitui, atinge 220Nm, de 1.480 rpm a 4.200 rpm. O BMW 118i acelera do 0 (zero) aos 100 km/h em 8,5 s e atinge 211 km/h.

O BMW 118i Sport GP tem como principais equipamentos ar-condicionado automático digital com controle de duas zonas, volante multifuncional revestido de couro, revestimento de teto BMW Individual em tecido Anthracite, revestimentos internos em Anthracite e Sensatec, rodas de liga leve “Multi-spoke”, de 17 polegadas, Parking Assistant e de série assentos dianteiros esportivos. A segurança dos ocupantes do veículo é garantida por seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina na frente e atrás –, freios a disco ventilado com ABS, além de controles de estabilidade e tração, e pneus run-flat BMW Star Marking.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)