Gaúchos vencem as 500 Milhas de Londrina
Em segundo lugar se classificou o trio londrinense formado por Luciano Borghesi, Cláudio Ramos e Beto Borghesi, que receberam a bandeirada a 7 voltas dos vencedores. Na terceira colocação se classificou a dupla Eduardo Pimenta de Souza/Miguel Galli, de Foz do Iguaçu.
Gustavo Simon, que pilotou o Protótipo MRX na parte final da prova destacou a primeira vitória da dupla em uma prova longa. “É algo sensacional. Já tínhamos ganho e fomos campeões brasileiro de Endurance na nossa categoria, mas na Geral é nossa primeira vitória. Tivemos um bom desempenho, mas a corrida foi muito difícil. A primeira e a segunda parte foi muito forte. Os adversários imprimiram um ritmo que nos forçou a pisar fundo. As entradas do Pace Car também fizeram com que tivemos que pisar tudo no acelerador para recuperarmos a vantagem que tínhamos até a intervenção na prova. Na parte final ficou um pouco tranqüilo. Faltando 20 voltas, pude sentir que a vitória estava perto. Era só preciso manter uma tocada segura e torcer para que o carro não quebrasse. Felizmente tudo correu bem e estamos comemorando a vitória”, salientou Gustavo.
Já Rafael Simon diz que o calor foi um forte adversário. “Somos do Sul e aguentar seis horas de corrida é muito difícil. Viemos a Londrina para testar o motor em uma prova longa, de tradição. Pelo jeito foi aprovado, com pole e vitória. Essa prova é sensacional. Nossa estratégia, com o Gustavo abrindo e fechando a corrida, foi perfeita”, falou Rafael.
Falando pelos vice-campeões, Luciano Borghesi, de 83 anos, disse que a prova foi sensacional, com o segundo lugar na Geral e campões no Grupo I e III. “Foi muito boa, só alegria. Só a ameaça de chuva na largada que complicou um pouco”, destacou Luciano Borghesi.
Pimenta e Galli consideraram o terceiro lugar um grande resultado, principalmente porque tiveram um pneu furado e andaram com pneus mais duros. “Foi uma corrida complicada, mas valeu a pena. Temos que comemorar este terceiro lugar e o segundo lugar nos Grupos I e III”, diz Miguel Galli, enquanto que Eduardo Pimenta saliente que se não você o pneu furado, dava para ter conquistado o segundo lugar na classificação geral.
As 500 Milhas de Londrina teve promoção e organização de Beto Borghesi e Aloysio Moreira, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Resultado final das 500 Milhas de Londrina:
1.º) Gustavo Simon/Rafael Simon (B), Protótipo MRX, 263 voltas em 6h25m28s798;
2.º) Luciano Borghesi/Cláudio Ramos/Beto Borghesi (C/A), Protótipo H1R, a 7 voltas;
3.º) Eduardo Pimenta de Souza/Miguel Galli (C/A), Protótipo Spyder, a 10 voltas;
4.º) Bley Júnior/Leonardo Yoshi/Aloysio Moreira (C/A), Protótipo Spyder, a 12 voltas;
5.º) Diego Pardo/Admir Pardo/André Pardo (D), Protótipo Aldee, a 23 voltas;
6.º) Edras Soares/Juarez Soares/Esdras Soares (A), Protótipo, a 26 voltas;
7.º) Alejandro Cignetti/Vander Penques (C), Protótipo, a 27 voltas;
8.º) Algacir Sermann/Fábio Tokunaga (F), Gol, a 35 voltas;
9.º) Luiz Ferreira/Rodney Grandizoli (G), Gol, a 43 voltas;
10.º) Luiz Abbad/Sérgio Martinez (C/B/A), Protótipo Spyder, a 50 voltas;
11.º) Gustavo Moreira/Thiago Scarpetta/D. Prazeres (G), Gol, a 67 voltas;
12.º) Franco Dauer/Fernando Fernando Dauer/Rodrigo Bonoro (F), Gol, a 93 voltas;
13.º) José Fortes/Emílio Ianez/Henrique José (B), Protótipo H1R, a 97 voltas;
14.º) José Neto/Leandro Totti (C), Protótipo Spyder, a 119 voltas;
15.º) Luiz Barcellos/Vitor David/Renato David (F), Alfa Romeo, a 191 voltas;
16.º) Roberto Perez/José Córdoba (B), Protótipo, a 201 voltas;
17.º) Marcos Romera/W. Berveglieri/A. Garcia/Matheus Souza (G), Gol, a 234 voltas;
18.º) João Weiller/José Ademir de Carvalho (E), Puma, a 238 voltas.
Classificação por categoria/Grupos:
Grupo I:
1.º) Luciano Borghesi/Cláudio Ramos/Beto Borghesi (C/A), Protótipo H1R;
2.º) Eduardo Pimenta de Souza/Miguel Galli (C/A), Protótipo Spyder;
3.º) Luiz Bley Júnior/Leonardo Yoshi/Aloysio Moreira (C/A), Protótipo Spyder;
4.º) Edras Soares/Juarez Soares/Esdras Soares (A), Protótipo;
5.º) Luiz Abbad/Sérgio Martinez (C/B/A), Protótipo Spyder.
Grupo II:
1.º) Gustavo Simon/Rafael Simon (B), Protótipo MRX;
2.º) Luiz Abbad/Sérgio Martinez (C/B/A), Protótipo Spyder;
3.º) José Fortes/Emílio Ianez/Henrique José (B), Protótipo H1R;
4.º) Roberto Perez/José Córdoba (B), Protótipo;
Grupo III:
1.º) Luciano Borghesi/Cláudio Ramos/Beto Borghesi (C/A), Protótipo H1R;
2.º) Eduardo Pimenta de Souza/Miguel Galli (C/A), Protótipo Spyder;
3.º) Luiz Bley Júnior/Leonardo Yoshi/Aloysio Moreira (C/A), Protótipo Spyder;
4.º) Alejandro Cignetti/Vander Penques (C), Protótipo;
5.º) Luiz Abbad/Sérgio Martinez (C/B/A), Protótipo Spyder;
6.º) José Neto/Leandro Totti (C), Protótipo Spyder.
Grupo IV:
1.º) Diego Pardo/Admir Pardo/André Pardo (D), Protótipo Aldee.
Grupo V:
1.º) João Weiller/José Ademir de Carvalho (E), Puma.
Grupo VI:
1.º) Luiz Ferreira/Rodney Grandizoli (G), Gol;
2.º) Gustavo Moreira/Thiago Scarpetta/D. Prazeres (G), Gol;
3.º) Marcos Romera/W. Berveglieri/A. Garcia/Matheus Souza (G), Gol.
Grupo VII:
1.º) Algacir Sermann/Fábio Tokunaga (F), Gol;
2.º) Franco Dauer/Fernando Fernando Dauer/Rodrigo Bonoro (F), Gol;
3.º) Luiz Barcellos/Vitor David/Renato David (F), Alfa Romeo.
Texto: Luiz Aparecido d Silva.
Fotos: Cláudio Kolodziej/Divulgação.