Alunos do Programa Ford de Educação para Jovens no Desafio de Robótica
Realizado no Shopping Boulevard Camaçari (BA), o evento marcou o encerramento das atividades do curso, que é promovido pelo Ford Fund – braço filantrópico da Ford Motor Company –, em parceria com o SESI e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Os estudantes participaram com muito entusiasmo e clima de cooperação. Além de apresentarem projetos com o tema “Cidades Inteligentes”, utilizando a metodologia LEGO Mindstorms, eles colocaram seus robôs em ação para cumprir uma série de missões em “rounds”.
O ponto alto ficou por conta do Desafio Final, que definiu como vencedora a equipe The Eagles. “É muito bom saber que todo o nosso empenho e dedicação tenham nos consagrado como campeões. Agora vamos nos dedicar para conquistar o torneio regional no ano que vem”, disse Lorrany Urbana Costa, líder do The Eagles.
Para o professor de Robótica, Pedro Martinez Batista, ver o sucesso dos alunos na disputa é muito gratificante. “Acompanhar a evolução da turma me deixa muito feliz. Nas primeiras aulas os alunos não sabiam o que era Robótica e hoje eles brilharam, mostraram que realmente aprenderam”, conta.
O evento contou com a presença de Magnólia Borges, supervisora de Assuntos Corporativos da Ford, Maria Aparecida Castro, diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Camaçari, Cléssia Lobo, gerente de Educação do Sesi Bahia e Mauro Guimarães, superintendente do COFIC (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari).
O Curso de Robótica é oferecido, gratuitamente, a jovens selecionados em escolas públicas de Camaçari com idades entre 14 e 16 anos. A capacitação, que está em sua segunda edição e integra o Programa de Responsabilidade Social da Ford, ocorreu durante dois meses, com uma carga horária de 160 horas. O objetivo é estimular os estudantes a desenvolverem habilidades e competências voltadas ao trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico, liderança, gerenciamento de tempo, planejamento, pesquisa e a tomada de decisões. A robótica representa um aprendizado multidisciplinar, relacionando o estudo com diversas áreas, como matemática, física, eletrônica, mecânica e arquitetura.