Powertrain Software Center da FCA aposta em capacitação
São 40 vagas para engenheiro eletrônico, eletricista, computação, mecânico e de automação, do nível Júnior a Especialista. As posições serão divulgadas com consultorias especializadas, mas os interessados também podem enviar currículo através do e-mail curriculum@fcagroup.com.
Uma vez selecionados, os profissionais do FCA Software Center continuarão o desenvolvimento de suas habilidades em capacitações que ocorrem dentro da própria FCA. Cerca de 25% deles já passaram por capacitações no exterior, o que possibilita a visão ampla do mercado da FCA no mundo, respondendo às demandas e compreendendo que o Software Center é uma extensão da FCA North America (Estados Unidos) e da FCA EMEA (Itália) no estado do Nordeste brasileiro. É lá que também são desenvolvidos os softwares que são embarcados nos modelos da Chrysler e Jeep produzidos nos Estados Unidos que atendem não só o mercado norte-americano como outros como Canadá e México.
“O fato de eles terem oportunidade de treinar e conhecer tecnologias em outros países se tornou um diferencial competitivo para nós. Já entendem o que os nossos ‘clientes’ lá fora querem e que estamos sendo um importante complemento da FCA nos Estados Unidos e na Itália aqui em Pernambuco”, diz Paulo Giúdice, gestor do Software Center.
O investimento no processo de aprendizagem dos engenheiros do Software Center da FCA inclui desde a residência no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) até parcerias com universidades públicas de Pernambuco e da Paraíba, além das universidades de Ohio e de Oakland (ambas nos EUA), englobando inclusive “training on the job” nos Centros de Engenharia da FCA nos EUA e Itália.
O Centro desenvolve, em colaboração global, softwares de alta complexidade com modelos matemáticos avançados para controle do motor e de transmissões automáticas visando, principalmente, redução de emissões de poluentes, melhoria no consumo de combustível, aumento de eficiência e detecção de possíveis falhas do sistema powertrain além de garantir melhor dirigibilidade e aprimoraramento do desempenho do conjunto powertrain (motor-transmissão), melhorando a resposta aos comandos do motorista.
“Esse Centro é um marco de localização de produção de inteligência automotiva no Brasil, participando da criação de novos sistemas e soluções para os automóveis produzidos pela Fiat Chrysler Automobiles em todo o mundo”, destaca Giúdice.
“A quantidade de centrais eletrônicas embarcadas no veículo vem aumentando exponencialmente para gerenciar sistemas cada vez mais complexos visando maior eficiência com menor consumo de combustível e controle das emissões de gases poluentes. Para que esses objetivos sejam sempre atingidos é necessária a constante evolução dos sistemas acompanhando as demandas de mercado cada vez mais desafiadoras”, explica.
As atividades do Centro de Software compreendem três pilares principais de atuação:
- Desenvolvimento para o mercado LATAM – desenvolvimento de produtos para atender todas as plantas da FCA na América Latina (Betim – MG, Goiana – PE e Córdoba – ARG). Exemplo disso é o software utilizado no controle do motor Tigershark, embarcado no Compass, Renegade e Toro, produzidos em Goiana e também exportados para o mercado sul americano. O desenvolvimento do software, que iniciou-se na FCA Estados Unidos, agora também possui participação do Centro de Software em Pernambuco.
- Desenvolvimento Global – reconhecido como um centro de excelência global em combustíveis alternativos, o Centro de Software está presente em projetos que buscam a maior eficiência e sustentabilidade na utilização do combustível utilizado nos carros produzidos pela FCA em todo o mundo;
- Offshoring – escopo mais recente do Centro de Software que agora atua para atender necessidades identificadas em outras regiões prestando serviços tais como: documentação, codificação e testes de validação de software, automatização de testes para simuladores, entre outros.