Nissan revela Ariya Concept no Salão do Automóvel de Tóquio
O novíssimo Ariya Concept – apresentado hoje na 46ª edição do Salão do Automóvel de Tóquio – sinaliza o início de uma nova era para a Nissan à medida que a companhia está começando a redefinir sua filosofia de marca para a próxima fase da evolução do automóvel.
O Ariya Concept conta com uma cabine premium espaçosa, com recursos high-tech e uma carroceria que transmite a natureza pura e clean dos carros elétricos. Ela incorpora a visão Nissan Intelligent Mobility do transporte pessoal – por meio da qual a eletrificação e a inteligência veicular oferecerão experiências adaptativas e contínuas de condução, livres de acidentes e emissões nocivas.
O Ariya Concept vai além em relação aos elementos de design inicialmente apontados pelo Nissan IMx Concept no Salão do Automóvel de Tóquio de 2017. Entre os exemplos estão o ousado “escudo” eletrificado da frente V-motion característica da marca, a impactante traseira com faróis em formato de lâmina, o balanço dianteiro e traseiro menores, bem como um interior que mais parece um lounge do que um veículo convencional. Apesar de ser um carro-conceito, o estilo arrojado do crossover elétrico e os elementos internos e externos inusitados podem fazê-lo entrar em produção em um futuro próximo.
“O Ariya Concept representa uma forte colaboração entre o design e a engenharia”, disse Yasuhiro Yamauchi, Representative Executive Offices da Nissan Motor Co., Ltd. “Esta é a próxima etapa da futura linguagem de design da Nissan, em que iniciamos uma nova era para a empresa, a próxima etapa em nossa evolução”.
O Ariya Concept divide o palco no Salão do Automóvel de Tóquio com o Nissan IMk, um conceito de veículo elétrico compacto e urbano revelado no início deste mês. Os dois veículos contam a história da nova visão da Nissan de uma identidade de marca eletrificada.
Nissan Intelligent Mobility – uma nova linguagem de design
O Ariya Concept representa uma direção totalmente nova para o design da Nissan.
“Uma nova arquitetura do veículo significa novas oportunidades para redefinir como os veículos interagem com a sociedade e como um carro elétrico equipado com capacidades de condução avançada pode oferecer uma nova perspectiva”, comentou Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de Design global na Nissan. “Com este veículo e o IMk Concept, quisemos garantir que a alma de cada carro da Nissan possua um DNA japonês característico, transmitido de uma forma poderosamente moderna e ao mesmo tempo simples, algo que chamamos de Timeless Japanese Futurism (Futurismo Atemporal Japonês).
Caracterizado pelos conceitos de “elegante”, “contínuo” e “sexy”, o Nissan Ariya Concept apresenta exemplos desta nova linguagem de design em todo o exterior, incluindo os amplos para-lamas dianteiros, faróis superfinos de LED, bem como o escudo frontal (normalmente uma grade em um veículo com motor a combustão), ornado com um emblema iluminado sob medida da Nissan. O escudo incorpora um padrão geométrico sutil, que se revela quando a assinatura eletrificada V-Motion é iluminada.
“Substituímos a grade convencional por aquilo a que chamamos de ‘escudo’ – uma peça expressiva, com uma inovadora textura interna em 3D que vai além de cosmética, mas que é também uma forma de destacar a tecnologia encontrada em todo o veículo”, disse Albaisa. “Neste caso, é um sensor radar e outras tecnologias que ajudam o Ariya Concept a ler a pista e visualizar coisas que o motorista não consegue ver”.
Destacando o perfil do veículo estão as rodas de alumínio de 21” com cinco raios, com pneus customizados. A linha elegante e mais baixa do teto faz com que o veículo possa romper o ar. O desenho da traseira do Ariya Concept também abandona o estilo dos SUVs tradicionais, com uma coluna traseira com declive acentuado, que se mescla de forma contínua à parte superior da traseira de aspecto musculoso. Peça única, a lanterna em forma de lâmina com lentes escurecidas percorre toda a largura da carroceria. Os alargadores dos para-lamas traseiros e o spoiler montado na parte superior da traseira sugerem, de forma não tão sutil, a potência do veículo.
“O exterior cria um equilíbrio perfeito entre a beleza dinâmica e a ‘nitidez’ tecnológica, com proporções que mostram o que é possível com uma plataforma de veículo 100% elétrico da Nissan”, disse Albaisa. “O balanço dianteiro e traseiro surpreendentemente curto, a ampla cabine, as grandes rodas e o esquema de cores sob medida em dois tons conferem ao modelo uma aparência elegante, que combina esportividade e luxo”.
O esquema de cores Suisei Blue (azul cometa) do Ariya Concept cria uma aparência dual, dependendo da distância em que é visto. De longe, o tom profundo de azul adquire um acabamento mais fosco. Mas um olhar mais próximo revela que grandes escamas de vidro embutidas produzem bilhões de refrações da luz, remetendo a um cometa atravessando o céu noturno.
A linha do teto e as rodas do Ariya Concept são destacadas por uma nova cor característica para os futuros VEs da Nissan: cobre, a cor do Sol quando este irrompe na noite para começar um novo dia. Ela simboliza o alvorecer de uma nova era automotiva, além de fazer reverência aos artesãos tradicionais japoneses, que transformavam o cobre em obras de arte funcionais.
Enquanto o exterior do Ariya Concept expressa principalmente as ideias de “elegante” e “sexy”, o interior reflete uma noção de continuidade – representada pela integração da tecnologia com a vida diária e a precisão das artes manuais japonesas.
“Com um assoalho plano – o que foi possível graças à configuração do módulo da bateria e a ausência de um motor de combustão interna – o Ariya Concept dá boas-vindas assim que os ocupantes entram na cabine, com uma sensação de expansão e abertura”, disse Albaisa. “Os painéis se mesclam entre si de forma natural e fluem de forma ininterrupta a partir da frente, das laterais e da traseira, dando uma impressão panorâmica a partir de qualquer assento”.
Minimalista, o painel de instrumentos não é obstruído pela profusão de botões e comandos encontrados nos veículos convencionais. Quando o Ariya Concept é energizado, controles táteis integrados de forma contínua ao longo do painel são iluminados, ganhando vida. Quando o carro não está sendo utilizado, eles desaparecem na superfície. Os únicos controles físicos são o botão start, um único botão de controle da tela de 12,3” e os controles de temperatura, que estão engenhosamente encravados na parte inferior do painel de instrumentos, feita em madeira legítima. O painel de instrumentos faz uma transição perfeita para as portas e elementos internos, ficando fora de vista quando não está sendo utilizado.
Os bancos do Ariya Concept são confortáveis e proporcionam um bom suporte. Graças à estrutura superfina, eles liberam espaço na cabine, aumentando a visibilidade. Os bancos dianteiros e traseiros são posicionados para garantir que todos tenham excelente visão do entorno, oferecendo uma sensação que remete a viajar em um tapete mágico. Para que os longos percursos sejam mais confortáveis, o encosto e os assentos do banco são forrados com couro perfurado, com maior concentração do material nos pontos que tocam a lombar e o quadril do ocupante. Um tecido em tom de cobre brilhante por baixo da perfuração acrescenta profundidade e beleza.
Um ícone da visão Nissan Intelligent Mobility
A Nissan criou o Ariya Concept para que ele personificasse totalmente os três pilares da visão Nissan Intelligent Mobility – Intelligent Driving, Intelligent Power e Intelligent Integration. Ao combinar tecnologias avançadas de propulsão elétrica com um novo nível de conectividade por meio de interfaces contínuas homem-máquina, o modelo oferece uma experiência de condução totalmente nova.
O Ariya Concept apresenta a última versão do premiado sistema ProPILOT 2.0 de assistência à condução, que oferece uma condução mais segura e confortável. O sistema combina a condução em via expressa por meio do sistema de navegação com capacidades de condução sem as mãos (hands off) em uma única faixa de rodagem. Ao acionar o sistema de navegação do veículo para ajudar a dirigir o carro em uma rota pré-definida nas faixas de rodagem permitidas, o sistema pode proporcionar assistência ao motorista para ultrapassar, desviar e sair da faixa de rodagem em uma via expressa de várias pistas.
O sistema ProPILOT 2.0 também permite a condução sem as mãos (hands-off driving) ao dirigir na mesma faixa de rodagem. , Quando o veículo se aproxima de uma bifurcação, ou quando for possível ultrapassar um veículo, o sistema avalia o tempo necessário para mudar de pista ou ultrapassar, com base em informações do sistema de navegação e sensores com visão 360°. O motorista recebe orientação intuitiva visual e sonora, sendo alertado a colocar as duas mãos na direção e confirmar o início destas operações por meio de um botão. Ao dirigir com o sistema ProPILOT 2.0 ligado, a iluminação interna muda de cor, sinalizando que a condução sem as mãos (hands off) está ativa, criando ao mesmo tempo uma atmosfera relaxante.
Construído com um sistema de motorização 100% elétrica de alta performance, o Nissan Ariya Concept entrega torque instantâneo às rodas a partir de uma configuração de tração dianteira / traseira com dois motores elétricos. Este layout entrega uma potência equilibrada e previsível para todas as quatro rodas, igual ou melhor que muitos carros esportivos premium.
O Ariya Concept promete uma performance excelente nas curvas e tração em superfícies escorregadias, como neve ou estradas de terra solta, sem que o motorista precise mudar o estilo de condução, manobras da direção ou até mesmo a posição do pedal. Ele consegue fazer isso graças ao sistema de controle de tração nas quatro rodas com dois motores elétricos de alta potência. Utilizando o know-how obtido em anos de desenvolvimento do controle de tração – como o sistema de distribuição do torque Attesa E-TS do Nissan GR-T e o sistema 4×4 inteligente do Nissan Patrol – os engenheiros criaram este novo sistema para gerenciar automaticamente freios e a potência entregada pelo VE, garantindo uma passagem suave com um deslizamento mínimo dos pneus. O motorista pode manter o conforto e a posição de condução, deixando que o sistema faça todo o trabalho.