Nissan cria veículo elétrico de testes com tração integral e dois motores elétricos
“A nova geração de veículos elétricos que a Nissan vai lançar em breve causará uma verdadeira ruptura”, disse Takao Asami, vice-presidente sênior de pesquisa e engenharia avançada na Nissan. “Ela faz parte das tecnologias de propulsão elétrica e controle da tração integral da Nissan, aliada à nossa tecnologia de controle do chassi. Todas juntas ajudarão a dar um grande salto em termos de aceleração, performance nas curvas e na frenagem, para ficar à altura dos últimos carros esportivos”.
Esta tecnologia é um componente-chave da Nissan Intelligent Mobility, a visão da empresa para a forma como os veículos são conduzidos, propulsionados e integrados à sociedade.
Grande rendimento de forma suave
Utilizando dois motores elétricos distintos – um na frente e outro na traseira – o trem de força gera 227 kW de potência máxima e 69,3 kgfm de torque máximo. Este rendimento é complementado pelo sistema de controle dos motores elétricos de altíssima precisão, resultado da tecnologia avançada de veículos elétricos da Nissan, que oferece uma aceleração extremamente ágil e incrivelmente suave.
Os motoristas podem se beneficiar do sistema de controle da tração integral em praticamente qualquer situação de condução, usufruindo de uma performance de condução muito melhor e mais segura.
Conforto de condução para todos
O controle preciso dos dois motores elétricos proporciona um conforto de condução incomparável. A rolagem e mergulho da carroceria são minimizadas por meio da ação de frenagem regenerativa do motor elétrico traseiro como complemento à frenagem regenerativa usual do motor elétrico dianteiro. Por exemplo, ao desacelerar no trânsito urbano, o sistema faz com que os passageiros não sejam ‘chacoalhados’ para trás e para frente, reduzindo o potencial de desconforto e enjoo neste tipo de situação. Da mesma forma, ao acelerar em uma pista irregular ou esburacada, o controle dos motores elétricos é otimizado para manter o conforto da condução, minimizando o movimento irregular.
Controle independente da frenagem para um esterçamento de alto nível
Além de otimizar a alocação do torque na frente e na traseira, o sistema controla a frenagem de forma independente para cada uma das quatro rodas, para maximizar a força gerada por cada pneu ao fazer curvas. Assim, o motorista pode desfrutar da capacidade do veículo de fazer curvas, seguindo exatamente a direção desejada com o mínimo de esterçamento.
Um ícone da visão Nissan Intelligent Mobility
Apesar de ser um carro de testes cuja tecnologia não é aparente, o exterior feito sob medida cumpre eficazmente a missão de comunicar a avançada tecnologia da Nissan Intelligent Mobility embarcada, despertando a emoção para uma nova era da tecnologia dos veículos elétricos da Nissan. Equipado com alargadores de para-lamas e rodas estilo rali, este carro de testes confirma que está pronto para encarar as condições de condução mais extenuantes.
Do lado de dentro, o carro de testes conta com uma tela de 12,3 polegadas instalada no centro do painel de instrumentos para apresentar informações em tempo real sobre a tecnologia de controle do veículo por meio de uma interface gráfica elegante. Graças à visualização customizada, o motorista pode entender melhor os movimentos do veículo e avaliar rapidamente a performance da tecnologia de controle da tração integral.
Segurança em qualquer tipo de pista
A tecnologia de controle da tração nas quatro rodas aumenta a segurança do motorista em uma série de condições de rodagem. Ao fazer curvas em uma pista coberta de neve, por exemplo, o veículo pode seguir fielmente a trajetória pretendida pelo motorista, graças ao controle de alta precisão do motor elétrico e da frenagem. Com segurança para enfrentar uma série de superfícies diferentes, dirigir se torna muito mais prazeroso.