Ginetta G57 busca nova vitória na Endurance Brasil
Na temporada 2019 da Endurance Brasil, o Team Ginetta Brasil conta com o patrocínio da Construtora Álvaro Aguiar, apoio da Motul, Valorem e GT Shine, e pneus oficias da Yokohama. O carro da equipe é um protótipo Ginetta G57, de fabricação britânica, equipado com motor dos Chevrolet Camaro e Corvette V8, de 6,2 litros, com bloco de alumínio e sistema de óleo de carter seco, que gera 575 cavalos de potência, desenvolvido e preparado pela Ginetta. Seu peso é 940 quilos e tem velocidade final de 300 km/h. Ele foi todo produzido em fibra de carbono, aprovado em crasch-test da FIA. No Brasil, o G57 terá auxílio técnico dos engenheiros Ubiratan (mecânico) e Vinícius (elétrico), do Team Ginetta Brasil.
Durante o treino extra na quinta-feira (10/10), o Ginetta G57 cravou o tempo de 1min20s670, ficando na quinta posição, com apenas 22 voltas, porque teve problemas no carro. Nos treinos oficiais desta sexta-feira (11/10), os pilotos Wagner Ebrahim, Pedrinho Aguiar e Fábio Ebrahim melhoraram o desempenho. Na primeiros, marcaram 1min19s269, ficando em segundo lugar. No segundo, deram apenas cinco voltas e fizeram 1min20s836, o quinto melhor tempo. E não participaram do terceiro treino, para fazer os últimos ajustes no carro, visando o treino classificatório.
Os pilotos acreditam que o Ginetta G57 vai ter um desempenho melhor que o da primeira etapa em Curitiba. “Para essa etapa em Goiânia, com o apoio do Michael Simpson, piloto oficial da Ginetta UK, conseguimos evoluir muito. Nosso carro ficou mais rápido e constante nas voltas que demos no circuito do Autódromo Ayrton Senna”, declarou Fábio Ebrahim. “Nós acreditamos que vamos “brigar” entre os três primeiros pela vitória na segunda etapa. Os AJR estão muito rápidos também, mas tudo vai depender de uma boa estratégia de corrida e tentar fugir dos incidentes com carros mais lentos de outras categorias”, argumentou Pedrinho Aguiar. “Para essa etapa teremos um carro mais competitivo, graças ao apoio do Mike. Os AJR continuam muito rápidos, mas esse tempo da pole deve fazer parte da estratégia deles, de fazer o treino classificatório com pouco combustível. Temos um bom equilíbrio entre as tocadas dos três pilotos e como falou o Pedrinho, vamos evitar a “dividida” com os carros mais lentos e subir ao pódio no fim da prova”, concluiu Wagner Ebrahim.
– Grid de largada –
Os doze primeiros colocados após o treino classificatório foram: 1.º) Vicente Orige/Guilherme Martins/Rafael Campos (P1 – AJR), 1min15s767; 2.º) Pedro Queirolo/David Muffato (P1 – AJR), 1min17s512; 3.º) Tiel Andrade/Júlio Martini/Mauro Muller (P1 – AJR), 1min19s523; 4.º) Henrique Assunção/Luiz Floss (P1 – AJR), 1min19s655; 5.º) Wagner Ebrahim/Pedro Aguiar/Fábio Ebrahim (P1 – Ginetta G57), 1min19s847; 6.º) Nilson Ribeiro/José Ribeiro (P1 – AJR), 1min20s529; 7.º) Chico Longo/Marcos Gomes (GT3 – Ferrari 488), 1min20s588; 8.º) Xandy Negrão/Xandinho Negrão (GT3 – Mercedes AMG), 1min21s409; 9.º) Guilherme Figueiroa/Júlio Campos (GT3 – Mercedes AMG), 1min21s978; 10.º) Emílio Padron/Marcelo Vianna/Thiago Marques (P1 – AJR), 1min22s082; 11.º) Marcel Visconde/Ricardo Maurício (GT3 – Porsche 911), 1min22s700; e 12.º) Aldo Piedade/Jindra Kraucher (P2 – Protótipo Sigma), 1min23s159.
– Programação –
A programação oficial para este sábado (12/10), começas das 9 às 11h30, com a vistoria técnica nos boxes. Das 10h35 às 11h55, warm-up da Endurance. Das 11 às 13 horas, corridas da Marcas e Copa Jr. Às 13h10, abertura de box Endurance. Às 13h20, fechamento de box. Às 13h25, Hino Nacional com todas as equipes perfiladas atrás de seus carros. Às 13h30, placa de 5 minutos. Às 13h35, volta de apresentação da Endurance. Às 13h37, largada para a prova Três Horas de Goiânia. E às 16h50, pódio geral e de todas as categorias, com entrega de troféus do 1.º ao 5.º colocado. (Fotos: Rodrigo Ruiz).