Peugeot Boxer 4×4 Concept: O Desafiador
Desafio #1: Reinventar os códigos
O primeiro desafio foi romper com o universo convencional dos camping-cars e ilustrar a visão da marca Peugeot para esse tipo de veículo. Nesse segmento voltado para a liberdade, ele se destaca por um estilo forte, proporcionando uma aventura repleta de sensações.
A imersão na natureza é total graças à carroceria na cor Wanderlust Green. Com essa tonalidade acetinada e perolizada, fica fácil integra-se à natureza. Alguns pontos da carroceria são salientados por notas de Mint refrescantes e adesivos oblíquos em Dark Chrome contornam e afinam a parte traseira.
A nova grade é esculpida no mais puro estilo da Marca, com detalhes em Cast Iron brilhante. O destaque fica com a robustez da parte inferior da carroceria, em harmonia com a proteção dianteira e com as molduras de para-lama onduladas. As proporções dianteiras passaram por uma profunda evolução com a viseira de para-brisa. O aspecto prático está sempre presente e as áreas de acesso ao para-brisa ou ao motor, pelo para-choque dianteiro, também foram retrabalhadas.
Chegar ao acampamento no meio da noite vai ser tão fácil como em pleno dia: a exploração noturna será iluminada por 8 módulos de LED oriundos do Peugeot 508 e diretamente integrados à carroceria acima do para-brisa.
Construído sobre um Peugeot Boxer L3, os 6m de comprimento serão otimizados de modo a proporcionar aos aventureiros um espaço de convívio de 10m², idealmente projetado para 3 pessoas habitarem confortavelmente.
Foram previstas quatro áreas distintas, incluindo uma copa/cozinha, um espaço noturno, um banheiro e o posto de condução. Os inúmeros espaços de arrumação facilitam o transporte de todo o equipamento necessário para a vida quotidiana e à prática de esportes radicais!
O interior é como um casulo relaxante, com tons claros repousantes que contrastam com o exterior. A madeira torna o ambiente mais acolhedor e os estofados e acabamentos são uma exclusividade deste conceito. A malha técnica esportiva está lado a lado com o tecido de Alcantara® Cinza Greval, com inspiração nos novos estofados dos Peugeot e-208 GT, 508 Hybrid GT, 508 SW Hybrid GT e 3008 Hybrid4, inclusive nos painéis das portas. Logos Boxer na cor Mint são acrescentados utilizando a técnica de transfer têxtil, utilizada pelas grandes marcas de têxteis. Os cintos deixam a monotonia de lado e adotam a mesma tonalidade. As saídas de ar não deixam por menos e também se rendem ao Mint.
Outro suplemento de conforto está no teto inteiramente recoberto de tecido.
O acabamento cromado das maçanetas e dobradiças das portas é substituído pelo Cast Iron acetinado, um trabalho esmerado nos mínimos detalhes.
Desafio #2 : respeitar e explorar seu meio ambiente
A ecoeficiência e a sustentabilidade estão na essência do Peugeot Boxer 4×4 Concept. A escolha dos materiais foi alvo de um trabalho específico: a mesa, a bancada de trabalho e a pia são de mineral natural branco Aragonite, que associa a dureza da pedra natural à beleza da cerâmica, enquanto o piso consegue a façanha de ser feito com materiais 100% reciclados e 100% recicláveis! A composição dos plásticos utilizados obedece às seguintes proporções: 85 % provêm de reservatórios de carro, 10 % de garrafas de leite e 5 % de frascos brancos (garrafas de sabão, por exemplo). Os 50 kg de plástico reciclado que compõem o piso permitem uma economia de 75 kg de CO2 em relação a um piso de plástico convencional. Essa aplicação de longo prazo evita que o plástico seja reciclado em novos objetos descartáveis.
Para explorar a natureza de maneira respeitosa, a Peugeot Boxer 4×4 Concept cumpre todas as normas de despoluição mais recentes, adotando o FAP e o sistema SCR, bem como as últimas normas Euro 6 em vigor.
A Peugeot Boxer 4×4 Concept é muito mais do que uma simples expressão de estilo. Ela circula com a mesma facilidade no saibro, na lama, na neve e em caminhos pedregosos.
A transmissão 4×4 Dangel se faz por acoplamento viscoso e caixa de transferência na frente. Ela é acionada por meio de três interruptores situados ao alcance das mãos, do lado esquerdo do painel de instrumentos. Três modos de condução estão disponíveis:
2WD – que permite rodar com tração simples, para uma condução no dia-a-dia;
4WD – no qual a própria transmissão se encarrega de enviar a potência às rodas traseiras em caso de perda de motricidade;
Lock – bloqueia o eixo traseiro, útil para transposições extremas e cruzamentos de pontes;
Os 4 pneus de alto desempenho reforçam a eficácia das 4 rodas motrizes. Peugeot Boxer 4×4 Concept está equipado com pneus off-road, fornecidos pela BF Goodrich, que aliam solidez, resistência, beleza, além de proporcionar uma excelente motricidade.
A altura livre do solo da Peugeot Boxer 4×4 Concept foi aumentada em 30 milímetros na traseira, possibilitando transpor a maioria dos obstáculos.
Nem mesmo as encostas mais íngremes conseguem detê-lo: a motorização BlueHDi 165, com caixa de câmbio manual de 6 marchas desenvolve um torque confortável de 370Nm.
Para uma aventura sem limites, uma canoa canadense em nogueira inspirada nos mesmos códigos estilísticos da Peugeot Boxer 4×4 Concept é transportada no rack de teto, feito sob medida para preservar a abertura das claraboias. A escada lateral ajusta-se à caixa de rodas e garante um acesso fácil ao rack de teto, preservando ao mesmo tempo o acesso aos equipamentos laterais.
Enfim, a mountain bike Peugeot eM02 FS Powertube pode entrar em ação. Essa mountain bike elétrica pertence à última geração de eBikes da Peugeot. A bateria compacta, diretamente integrada no quadro, confere um estilo fluido e elegante. Polivalente, com dupla suspensão, ela é a companheira ideal para os percursos mais exigentes. Seu lugar está garantido na traseira da Peugeot Boxer 4×4 Concept, em um suporte de bicicleta com engate de reboque. Com sua cor Mint, idêntica às inserções coloridas do veículo, contrasta sutilmente com as portas preto mate.
A nova tela de navegação de 9 polegadas, sensível ao toque, permite inserir as dimensões do veículo e evitar as estradas que não se adaptem ao seu tamanho. Essa navegação, compatível com o aplicativo de trânsito Waze, permite a conexão simultânea de dois telefones e transmite as imagens de duas câmeras HD multivisão, na frente e atrás, proporcionando um domínio perfeito sobre o entorno.
Desafio #3: Exaltar os melhores predicados
O último desafio consistia em cercar-se de parceiros de referência em suas áreas de atuação, instigando-os a pensar fora da caixa.
A transmissão integral foi desenvolvida com a Dangel, parceiro histórico da Marca e especialista reconhecido em transmissões 4X4. O logo da Dangel adota a cor Mint para esse projeto.
A Bravia Mobil projetou o layout dos espaços da Peugeot Boxer 4×4 Concept. Juntamente com as equipes de Cores e Materiais da Peugeot, eles realizaram toda a transformação interna, bem como a instalação dos equipamentos necessários para o dia-a-dia a bordo do veículo. A Bravia é uma empresa familiar criada em 2005, especializada em projetos de veículos de lazer premium destinados aos usuários mais exigentes.
A pia, a bancada e a mesa são fornecidas pelas Kerrock, enquanto que a Alpine, especialista em equipamentos multimídia embarcados, encarregou-se do sistema de infoentretenimento e navegação.
Finalmente, foi a Startup Sasminimum que desenvolveu o revestimento do piso, derivado do projeto “Le Pavé”. Criada em 2017 por arquitetos, a empresa propõe um sistema de produção inédito que transforma resíduos triturados em material sólido e resistente sem adição de produtos químicos ou resina. O produto obtido é 100% reciclado e 100% reciclável. Tal como garimpeiros, eles buscam constantemente novas fontes de resíduos plásticos não valorizados junto de empresas de reciclagem que aderiram ao projeto. Assim, a matéria que utilizam é separada por cor e certificada como sendo não-tóxica.
A Peugeot Boxer 4×4 Concept fará sua estreia mundial no Salão de Veículos de Lazer que será realizado no parque de exposições de Le Bourget, de 28 de setembro a 06 de outubro de 2019, em Paris.