Novo Defender é apresentado em Frankfurt e vem para o Brasil
Incomparável, o ícone da marca britânica foi repensado para superar os padrões do século 21: enquanto sua silhueta inconfundível se mantém em uma referência clara às versões anteriores, elementos contemporâneos foram adicionados ao design do novo Defender, bem como uma série de evoluções tecnológicas. Inúmeras opções de acessórios ainda permitem a personalização ideal para que cada proprietário aproveite ao máximo o que o mundo tem a oferecer.
O modelo carrega consigo o DNA da Land Rover que por mais de sete décadas de inovação, conquistou um lugar entre os exploradores, agências humanitárias e famílias aventureiras de todo o mundo. Em cima disso, a Land Rover renovou recentemente sua parceria humanitária de longa data com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelha com o Defender. Um carro desenvolvido para corações aventureiros e mentes curiosas, para aqueles que sabem o valor da comunidade e lutam para fazer a diferença – um dos pilares de propósito deste novo modelo.
Ao lado do inigualável luxo e refinamento da família Range Rover, e dos utilitários esportivos altamente eficientes e versáteis da linha Discovery, o novo Defender completa a dinastia da marca britânica. A linha compreende os modelos S, SE, HSE, First Edition e, o top de linha, Defender X, com carroceria em versões 110 e 90. Movido pela paixão e respeito pelo original, o novo Defender oferece avançadas tecnologias para o tráfego em todos os tipos de terreno, atualizando o significado de aventura, enquanto se mantém fiel ao espírito pioneiro, sua marca registrada.
Os designers da Land Rover repensaram as conhecidas marcas registradas do 4×4, dando uma postura vertical ao modelo. Já a traseira com dobradiças laterais e a roda sobressalente montada do lado de fora, que torna o modelo absolutamente fácil de identificar, foram mantidas. Sua clássica e inconfundível silhueta, com frontal minimalista e saliências na traseira, oferece excelentes ângulos de ataque, de passagem e de saída, perfeitos para os mais difíceis obstáculos off road.
A personalidade despojada do Defender original pode ser vista no interior do carro, onde elementos estruturais, que são normalmente escondidos, ficam expostos, priorizando a simplicidade e praticidade. Características inovadoras incluem manopla de câmbio montada no painel, de forma a acomodar um assento opcional extra central dianteiros. Isso significa que o Defender 110 oferece configurações de quatro, cinco, ou cinco + dois assentos, com espaço de carga atrás da segunda fileira de até 1075 litros. Caso a segunda fileira seja dobrada, o espaço aumenta para 2380. Já o Defender 90 poderá acomodar até seis ocupantes em um veículo de tamanho compacto para a família.
Funções user-friendly incluem inovações com toques de praticidade e tecnologias avançadas. O piso emborrachado é extremamente durável e evita estragos resultantes das aventuras diárias, ou das mais incríveis expedições, fornecendo um interior impecavelmente limpo apenas com um pano, ou escova. Um teto de tecido dobrável opcional proporciona a sensação de teto aberto e permite que os passageiros nos assentos da segunda fileira do 110 se levantem quando estacionados para proporcionar uma experiência completa de safári.
Gama de motores extremamente eficientes
O novo Land Rover Defender chega ao mercado mundial com quatro opções de motores, sendo duas a diesel e duas a gasolina. , todas equipadas com sistema Stop/Start inteligente que auxiliam na economia de combustível. Entre as opções, a Land Rover confirma a introdução do motor P400 com tecnolofia PHEV, híbrido entre eletricidade e gasolina, que desenvolve 400 cv de potência e é capaz de rodar somente no modo elétrico por alguns quilômetros. Essa opção será oferecida aos clientes em um segundo momento, ainda não definido.
Além dela, o Defender é equipado com a opção de motor a gasolina: P300 Turbo twin-scrool de 2.0 litros e quatro cilindros, capaz de levar o modelo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 8,1 segundos. Outro motor à gasolina disponível na linha Defender é o P400 MHEV, um 3.0 de seis cilindros que conta com um sistema de turbocompressor twin-scrool convencional, aliado a uma bateria de 48V com um cinto integrado de partida em substituição ao alternador. O sistema desenvolve 400 cv de potência e impressionantes 56,08 Kgfm de torque. Uma bateria de 48V que armazena a energia cinética gerada pelas frenagens do modelo e auxilia o motor a gasolina em situações de trânsito ou off road intenso.
O modelo ainda conta com duas opções de motores a Diesel, a D200 ou D240, ambas com quatro cilindros e 2.0 litros, com tecnologia de twin turbo sequencial que oferecem 43,84 Kgfm de torque cada, e desenvolvem 200 e 240 cv respectivamente.
Toda a linha Defender é equipada com sistema de transmissão ZF automática de oito velocidades com duas velocidades – normal e reduzida – produzida para proporcionar extrema força em situações de reboque ou fora de estrada.
O melhor 4×4
A nova arquitetura D7x da Land Rover, projetada para situações extremas, foi feita de uma construção monocoque leve e forte de alumínio, e corresponde à carr