Protótipo do Taycan mostra eficiência em maratona de resistência em Nardò
A tecnologia: sistema de 800 volts
O Taycan é o primeiro veículo de produção totalmente elétrico com um sistema com voltagem de 800 volts. Essa tecnologia ajudou o Porsche 919 Hybrid a vencer a 24 Horas de Le Mans por três vezes seguidas e, agora, está entrando em produção em série.
A tecnologia de 800 volts permite alto desempenho com consistência, diminui o tempo de recarga e reduz o peso e espaço de alojamento da fiação interna. Durante o teste de resistência de rodagem no Centro Técnico de Nardò, foram usadas estações de carga de alta potência de 800 volts feitas pela Porsche Engineering Group GmbH.
O sofisticado gerenciamento térmico do Taycan também mostrou suas qualidades em Nardò. O gerenciamento térmico é centrado num sistema inteligente altamente eficiente, usado para resfriar ou esquentar os componentes de alta voltagem. Ele evita possíveis perdas de potência devidas à excessiva geração de calor e garante que a temperatura ideal para máxima eficiência do processo de carga tenha sido alcançada quando o veículo chega a uma estação de carga.
O carro: primeiro carro esportivo totalmente elétrico da Porsche
O novo Porsche Taycan não se limita a mostrar resistência. Seu trem de força elétrico foi projetado de modo a poder liberar toda a sua potência após várias acelerações realizadas a curtos intervalos. No final de julho, um veículo de pré-série acelerou de 0 a 200 km/h nada menos que 26 vezes consecutivas numa pista de aeroporto. O tempo médio de aceleração nas arrancadas cronometradas ficou abaixo de 10 segundos. A diferença entre a aceleração mais rápida e a mais lenta foi de 0,8 segundo.
A pista: Centro Técnico de Nardò em Puglia, Itália
O Centro Técnico de Nardò tem mais de 20 pistas e instalações de testes numa área cobrindo mais de 700 hectares, tem 90 empresas do setor automotivo como clientes e emprega uma equipe de mais de 150 pessoas. Desde 2012, o campo de testes é administrado pelo Porsche Engineering Group GmbH, uma subsidiária pertencente totalmente à Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, de Stuttgart, Alemanha.
O centro de testes foi criado em 1975 com a construção do icônico circuito e disponibiliza amplas opções de testes para qualquer fase de desenvolvimento. O circuito de alta velocidade – único desse tipo no mundo e medindo 12,6 quilômetros – foi construído para permitir testar carros sob condições extremas e tornar os processos de desenvolvimento mais eficientes. A renovação do centro de testes foi completada com sucesso na metade de julho deste ano. Entre as melhorias executadas está a instalação de um inovador sistema de barreiras anticolisão, que foi desenvolvido pela Porsche Engineering especialmente para testes de alta velocidade em Nardò. O trabalho também incluiu a renovação completa da área de testes dinâmicos de 106 mil metros quadrados.