Ford anuncia criação do 1.º time de pilotos de esportes virtuais na Europa
“A Ford tem um legado invejável nas corridas. Chegou a hora de levar esse know-how ao mundo dos eSports, inspirando a nova geração de pilotos virtuais a dirigir os carros da Ford Performance”, diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford Europa.
Em 2019, o mercado global de eSports deve gerar uma receita de US$ 1,1 bilhão, um crescimento de 26,7% sobre o ano anterior, com um público de 453,8 milhões de pessoas – formado por 201,2 milhões de entusiastas de eSports e 252,6 milhões de telespectadores ocasionais. Ao contrário do estereótipo popular, o jogador médio tem pouco mais de 30 anos de idade.
Games e mobilidade
A Ford está cada vez mais atenta à interação dos games com a mobilidade e como isso pode ajudar a criar os meios de locomoção no futuro – tanto para os motoristas como para os passageiros de veículos autônomos.
“A distinção entre o mundo real e o virtual está desaparecendo. Os games agora fazem parte da cultura geral. Os melhores jogadores desafiam pilotos de corrida profissionais na vida real e muitas das nossas atividades diárias são ‘gamificadas’, desde o uso de aplicativos de fitness até a coleção de pontos de fidelidade para um café grátis”, diz Amko Leenarts, diretor de Design da Ford Europa. “Aproveitar a paixão e a experiência da comunidade de games nos ajudará a desenvolver a visão de como as pessoas se locomoverão no futuro, algo com o que estamos comprometidos e entusiasmados.”
Em 2017, a Ford foi a primeira fabricante a ter um estande na Gamescom, que reúne mais de 1.000 expositores e atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos. No ano passado, a empresa também foi a primeira a lançar um veículo na feira, a Ford Ranger Raptor, versão de alto desempenho da picape mais vendida da Europa.
A equipe Fordzilla vai competir em jogos como o Forza Motorsport 7, desenvolvido pela Turn 10 Studios, da Microsoft Game Studios, franquia de corrida mais vendida da atual geração de consoles. A série Forza reúne uma das maiores comunidades de corrida do mundo, com milhões de jogadores, dos quais 1 milhão escolhem veículos Ford.
“Estamos contentes de ver o Forza Motorsport continuar sendo o jogo escolhido por grandes marcas como a Ford ao lançar iniciativas de eSports”, diz Justin Osmer, gerente de desenvolvimento de parcerias da Turn 10 Studios.