Design Center da FCA inaugura novo estúdio e se torna multibrand
“Nascemos como Centro Estilo Fiat do Brasil em 2002. São 17 anos de uma área que, agora, se torna multibrand e encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina”, afirma o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender. “O novo Design Center é a prova da evolução e do reconhecimento de nossa história. Estamos preparados para os novos desafios”, completa.
Para o vice-presidente mundial de Design da FCA, Ralph Gilles, que esteve no Brasil recentemente para conhecer o novo espaço, o time da América Latina tem em mãos as melhores ferramentas para criar. “Quando você coloca tantas pessoas talentosas juntas em um único espaço, coisas incríveis acontecem”, afirmou. Ainda de acordo com Gilles, os designers são os guardiões das marcas: “Estamos constantemente procurando novas ideias e a magia são as pessoas que você contrata para isso. É sobre colocar as pessoas mais criativas em um espaço e as deixarem sonhar”, disse.
Todos os produtos da FCA são desenvolvidos de forma colaborativa pelos times globais. Com uma equipe multidisciplinar, formada por designers, engenheiros, sociólogos, psicólogos, entre outros, o Design Center Latam mantém uma rotina intensa de intercâmbio com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia. “São profissionais brasileiros que participam de imersões nos estúdios da FCA no exterior e vice-versa. São interações que permitem a diversidade do olhar para inspiração de novas ideias”, afirma Rafael Peixoto, líder de Design Interior.
USER EXPERIENCE
Além do espaço amplo e integrado, o novo Design Center traz como diferencial a tecnologia. O laboratório de User Experience (UX) possui simuladores, desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos. “A FCA é a primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um laboratório de UX. Com essas ferramentas, garantimos que o olhar de experiência do usuário esteja dentro do processo de desenvolvimento. O desafio é entender o cliente em profundidade nas interações com o carro, dentro de uma perspectiva de usabilidade e segurança”, explica o líder da área de UX, Leandro Alvarenga. No laboratório, designers e pesquisadores trabalham juntos, tornando o ciclo de design mais ágil e eficiente.
Desenvolvido pela FCA em parceria com uma empresa de inovação do Polo Tecnológico de Campinas, o simulador cria um ambiente que busca representar de maneira realista condições variadas de direção. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de Inteligência Artificial. Tudo é sob medida para que os testes de usabilidade dos quadros de instrumentos e dos sistemas de infotainment ocorram no ambiente mais próximo ao real. “Ficamos atrás da sala de espelho, avaliando a reação das pessoas a determinados inputs. O feedback do que funciona e dos gaps na experiência do usuário ocorre em tempo real”, diz Leandro Alvarenga. A plataforma é modular, permitindo a troca de componentes com rapidez, seja da Fiat, Jeep e RAM.
Outra ferramenta do UX Lab é o simulador em realidade virtual, para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas. A ferramenta é bastante utilizada na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos.
ESPAÇOS INTEGRADOS
Além do UX Lab, o novo Design Center Latam conta com a Sala Virtual, que tem como diferencial o projetor laser, de tecnologia avançada, resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão. Com o novo equipamento, são projetados em excelente resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade.
Integrado à Sala Virtual e ao UX Lab, o Showroom é o espaço onde ocorrem as apresentações das várias fases dos projetos em desenvolvimento, até à aprovação final. A iluminação difusa valoriza a forma e cores dos modelos. Também localizado no térreo, o Integrated possui 674 metros quadrados, divididos em dois ambientes. As áreas são destinadas à construção de modelos em massa clay, com integração das equipes de Design e Engenharia que participam ativamente do desenvolvimento de um determinado modelo.
No segundo piso, estão as áreas de trabalho. A arquitetura do espaço é aberta para promover a criatividade e unir as diversas equipes. “No segundo andar, projetamos e desenhamos os carros. Lá embaixo, prototipamos, testamos e validamos os resultados”, explica Daniel Gerzson, líder de Design Exterior. O segundo andar tem conexão com o Integrated, por meio de um mezanino de vidro, permitindo que os designers mantenham contato visual permanente com o modelo que está em desenvolvimento.
De acordo com Peter Fassbender, nova onda de investimento está prevista para os próximos anos para a construção de um segundo prédio, ao lado do atual, para abrigar os equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços.
(Fotos: Leo Lara).