VWCO oferece serviço pioneiro para apoiar gestão e redução de custos
Até o fim deste ano a empresa atenderá 20 clientes de todo o Brasil, em modalidades de consultoria que envolvem tanto monitoramentos regulares, que abarcam a análise de todos os processos e contam com visitas periódicas, quanto assessorias técnicas pontuais, com focos específicos.
Entre as primeiras a aderir ao programa de consultoria de frota estão Trevo e Restinga, duas das empresas responsáveis pelo transporte urbano de passageiros em Porto Alegre (RS). E com pouco mais de seis meses do trabalho de consultoria, o diretor Régis Born conta já perceber a diferença, que inclui redução de custos.
“Trata-se de um trabalho muito qualificado, que mapeou os processos administrativos de nossas empresas e trouxe melhorias. Em pouco tempo, isso se traduziu em alta na produtividade, racionalização de serviços e baixa nos custos de peças e acessórios de 20%. Isso graças à consultoria prestada pela VWCO, combinada a uma série de outras mudanças internas. E esse é apenas o começo”, conta Born.
Juntas, as empresas Trevo e Restinga têm mais de 280 ônibus urbanos e transportam cerca de 3 milhões 280 mil passageiros por mês, em média. E de acordo com o cliente, está em melhoria contínua desde o início da consultoria. “Todo o trabalho é feito de forma muito próxima, com sugestões, balanços periódicos e todo o conhecimento da VW, o que sem dúvida se aliou de forma muito positiva aos 60 anos de história de nossa empresa”.
Itamar Lopes dos Santos, consultor de frotas da VW Caminhões e Ônibus, realiza esse trabalho nas empresas Trevo e Restinga. “Nosso foco foi a otimização dos processos, racionalização de recursos e aprimoramento do diagnóstico e da técnica empregada objetivando maximizar a confiabilidade da frota”, comenta.
Dentre as ações implementadas estão a customização do plano preventivo de manutenção, apoio à telemetria da frota com propostas de parâmetros operacionais e técnicos de monitoramento, realização de workshops sobre liderança eficaz, linha de diagnóstico e estruturação de plano de ação, e adoção de práticas preditivas, entre outros, nesta etapa da consultoria
Pioneirismo com monitor de ônibus
Itamar dos Santos sabe bem como é atuar em atividades pioneiras da VW Caminhões e Ônibus: foi o monitor de ônibus número 1, que encarou, há 26 anos, o desafio de acompanhar os veículos na garagem de cada cliente.
Hoje, 76 profissionais atendem cerca de 22 mil veículos por ano, mais de 570 mil Volksbus monitorados ao longo de 26 anos, desde o lançamento dos primeiros chassis de ônibus Volkswagen. Por isso, o cliente de ônibus Volkswagen já sabe que pode contar com esse acompanhamento de frota desde a aquisição de um Volksbus até mesmo após o período de garantia, com acompanhamento operacional de manutenção.