VW up! completa 300.000 unidades e tem novas versões na linha 2020
As mudanças no up! integram a estratégia de hatches da Volkswagen no Brasil, iniciada com o lançamento do Polo, que visa simplificar a complexidade da oferta de versões no portfólio, aumentando ainda mais a competitividade dos modelos da marca no mercado nacional.
Cinco anos de vitórias
Todas as conquistas obtidas pelo Volkswagen up! em seus cinco anos de produção não deixam dúvidas: o modelo é a referência em seu segmento no que diz respeito a segurança, desempenho, design, tecnologia, consumo e baixo custo de manutenção. Desde seu lançamento, em 2014, o up! recebeu 32 prêmios e venceu diversos comparativos. Além disso, os motores que o equipam foram eleitos “Motor do Ano” em 2014 (MPI) e 2016 (TSI).
O up! inaugurou entre os veículos Volkswagen fabricados no Brasil conceitos como a utilização em sua carroceria de aços conformados a quente, o que lhe permitiu atingir excelente desempenho em testes de colisão. Também assumiu o posto de carro com o melhor índice de reparabilidade do CESVI, entre outras conquistas importantes.
Sucesso no Brasil e no exterior, o up! tem relevante contribuição para mercados de exportação a partir do Brasil, como o Uruguai. Naquele país, o up! foi o modelo mais vendido da marca em 2018, contribuindo para a liderança de mercado da Volkswagen pelo segundo ano consecutivo. Mais de 86 mil unidades do up! já foram exportadas para os mercados da Região SAM (América do Sul, Central e Caribe).
Diferenças visuais
As novas versões se diferenciam por detalhes visuais. O up! MPI se diferencia pelas maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria e pelos faróis com máscara escurecida (esse item passa a ser oferecido de série em todas as versões). O up! Connect, que retorna como versão – anteriormente era série especial – é equipado com nova roda de liga leve de 15 polegadas (pneus 185/60 R15) e faixa lateral alusiva à versão. A Xtreme, que passa a ser a opção de topo do up!, traz retrovisores na cor preta, rack de teto em “chrome effect”, roda de liga leve de 15 polegadas (pneus 185/60 R15) diamantada com detalhes em preto brilhante e adesivo alusivo à versão nas laterais.
Conteúdo das versões
O modelo é completo em suas três versões – não há lista de opcionais. Todas são oferecidas apenas em carroceria de quatro portas e trazem de série, entre outros recursos muito procurados pelos clientes Volkswagen: ar-condicionado; direção com assistência elétrica; “DRL” (luz de condução diurna); volante multifuncional; computador de bordo; chave tipo “canivete” com controle remoto; travamento, vidros dianteiros e retrovisores (com recursos “tilt down” do lado direito) elétricos e sistema de som com suporte para smartphone no painel.
O up! MPI traz pneus de baixa resistência ao rolamento nas medidas 175/70 R14; banco do motorista com regulagem de altura e alerta sonoro dos faróis acesos, além de ajuste de altura para o volante. Atrás do suporte do celular há, ainda, uma entrada USB para carregar o telefone.
O up! Connect adiciona aos itens oferecidos pela versão MPI: iluminação ambiente no painel, faróis de neblina e sistema de som Composition Phone, que permite conexão por Bluetooth e tem função de leitura de dados pela porta USB do suporte para celular. O up! Xtreme acrescenta à lista os sensores de estacionamento traseiros à lista de itens de série. O up! tem garantia total de três anos e é oferecido em cinco cores: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash (sólidas), além das metálicas Prata Sírius e Cinza Platinum.
Motores
O motor 1.0 TSI Total Flex foi um marco na indústria nacional em termos e inovação, eficiência energética e prazer ao dirigir. Trata-se do primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível produzido no Brasil. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.
O up! equipado com motor TSI leva apenas 9,4 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, com velocidade máxima de 181 km/h. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 tem 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada. O up! MPI leva 12,9 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 162 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos, com velocidade máxima de 161 km/h.
Construção segura
Todo up! é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas), importantes recursos de segurança. Além disso, o alerta sonoro e o indicador de uso do cinto de segurança no painel informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados. No banco traseiro os cintos laterais são retráteis.
A utilização do espaço no carro é excepcionalmente boa, graças a seus 2,42 metros de distância entre-eixos – uma das maiores no segmento –, combinada ao motor compacto e à própria configuração do conjunto motriz. O motorista e os passageiros dianteiro e traseiros viajam com conforto e segurança no up!, que tem 1,50 metro de altura, 1,64 m de largura (sem espelhos retrovisores) e porta-malas de 285 litros.
Para tornar o up! tão seguro são aplicados modernos recursos técnicos de construção. A carroceria do up! tem 75% de seu peso composto por aços especiais, que possuem diferentes graus de resistência, conforme a necessidade – trata-se da aplicação do material correto no local certo. Em sua estrutura combinam-se aços de ultra-alta resistência, alta resistência, média resistência e de estampagem profunda. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva. O up! também utiliza aços conformados a quente, que possuem ainda maior resistência e que permitiram reduzir o peso da estrutura do carro. O up! foi o pioneiro em seu segmento no País a utilizar esse material.
O modelo tem os mais altos padrões em sua classe com rigidez torcional estática. Alta rigidez torcional tem um efeito positivo definido no conforto e na dirigibilidade do carro. Em paralelo, a rigidez dinâmica do up! é também excelente e isso traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.
Mais barato para reparar
O up! possui índice 10 no CAR Group 2019, elaborado pelo CESVI Brasil, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Quanto menor o número (na escala de 10 a 60), mais fácil e barato é o veículo no que diz respeito a reparabilidade. O índice do CAR Group tem influência no cálculo da tarifa do seguro. Isso ocorre porque as seguradoras calculam os preços das apólices com base, entre outros fatores, nos resultados dos testes de impacto realizados pelo CESVI Brasil.
A Volkswagen reúne oito modelos entre os onze mais baratos para serem reparados no mercado. É a marca com os melhores índices de reparabilidade do País, de acordo com o ranking do CESVI. Entre todos os veículos participantes, três modelos Volkswagen possuem o melhor índice geral de reparabilidade, com classificação 10 – Virtus, up! e cross up!. Todos são os melhores em suas respectivas categorias – sedã compacto, hatch subcompacto, hatch compacto off road.
Além deles, o Novo Polo é o melhor entre os hatches compactos, com classificação 12. E o T-Cross obteve classificação 13, tornando-se o melhor entre os utilitários esportivos. A Saveiro é a campeã em duas categorias: picape compacta de cabine simples e picape compacta de cabine dupla. O SpaceFox é a melhor no segmento de station wagon compacta.