Volkswagen, IBM e Centro Paula Souza fazem parceria
A participação da Volkswagen no projeto beneficiará, nos próximos cinco anos, 200 estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, de São Caetano do Sul. O ingresso dos alunos ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Desenvolvimento de Sistemas, com conclusão por meio do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
“Vivemos hoje na indústria automotiva uma verdadeira revolução tecnológica, com carros e processos cada vez mais conectados. Queremos preparar as pessoas para esta nova era, contribuindo com a formação de profissionais capacitados para a transformação digital”, afirmou Marcellus Puig, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.
Eles terão a oportunidade de vivenciar na fábrica Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, 200 horas anuais de práticas profissionais, realizadas nos três anos iniciais do curso. Conhecerão as áreas de Tecnologia de Informação e Desenvolvimento do Produto, as inovações da Indústria 4.0 aplicadas no processo produtivo, o Laboratório de Protótipo Virtual e tecnologias avançadas como o Manual Cognitivo de modelos como o Virtus e T-Cross.
“Esse novo modelo de ensino possibilita que os alunos apliquem no ambiente real de trabalho a teoria que aprendem em sala de aula. É a maneira mais eficiente de articular a formação profissional com as necessidades e inovações do setor produtivo”, afirma Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza.
Os estudantes também receberão o apoio de profissionais da Volkswagen do Brasil, que atuarão como mentores no projeto. Os jovens formados no P-TECH terão prioridade para contratação pelo programa de estágio da Volkswagen.
A IBM, por meio de seus esforços de Responsabilidade Social Corporativa, anunciou no Brasil o lançamento do modelo educacional P-TECH em dezembro de 2018, como parte de suas iniciativas para apoiar o desenvolvimento de futuros profissionais. Por meio do programa, a IBM contribui com mentoria e informações sobre as competências do profissional de tecnologia do futuro, oferece aos estudantes palestras sobre temas como carreira, inteligência artificial, nuvem, blockchain e outros, além da divulgação de vagas de estágio remunerado na IBM. Depois de se formarem, os alunos terão entrevistas garantidas para vagas disponíveis.
Segundo estudo publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico* (OCDE), o Brasil tem uma das mais baixas participações em graduados nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM): 17% em comparação à média de 24% da OCDE. O P-TECH quer mudar este cenário promovendo o desenvolvimento de competências profissionais relacionadas com os campos STEM, preparando estudantes para a economia digital, combinando o conteúdo acadêmico e técnico da formação profissional com experiências práticas dentro de empresas. Além disso, o modelo educacional possibilita de forma inédita nas instituições públicas do País a articulação dos Ensinos Médio, Técnico e Superior.
“A tecnologia está presente em todos os setores e devemos agir para desenvolver a futura força de trabalho. Estamos animados em ter a Volkswagen implementando esse programa inovador conosco e incentivamos outras empresas a replicar o modelo P-TECH e apoiar a formação de profissionais do século XXI”, afirma Tonny Martins, presidente da IBM Brasil.
* Fonte: “Education at a Glance 2018” OEDC.