Volkswagen abre na Europa a pré-venda do ID.3, o 1º elétrico
O modelo será chamado de ID.3. As iniciais ID. simbolizam design inteligente, identidade e tecnologias visionárias. O número 3 tem duplo significado. Por um lado, ele identifica o ID. como pertencente ao segmento compacto, que é a definição de classe usada tanto internamente quanto por toda a indústria. Por outro, o ID.3 segue o Fusca e o Golf na introdução do terceiro capítulo de maior importância estratégica para a história da marca.
“Com o ID.3, estamos começando a partir do centro, o núcleo da marca Volkswagen , onde a maioria dos modelos e o maior volume de vendas podem ser encontrados. O número 3 também indica a possibilidade de expansão para os segmentos posicionados acima e abaixo dele. Temos muita coisa pronta para apresentar”, afirma Jürgen Stackmann, membro do Board da Marca VW responsável por Vendas, proporcionando uma visão antecipada da campanha de mobilidade elétrica da Volkswagen.
Com essa campanha, a marca quer se tornar a líder global até 2025, com mais de 20 modelos movidos exclusivamente a eletricidade e mais de um milhão de veículos vendidos anualmente, todos eles ligados em rede e livres de emissões.
Início da pré-venda
Potenciais compradores já podem se registrar para um primeiro lote de produção do modelo pelo endereço www.volkswagen.com/id-prebooking, mediante o pagamento de um depósito de € 1.000 (cerca de R$ 4.400). Para esse período inicial foi configurada a edição especial ID.3 1ST, que inclui equipamentos de alta qualidade e oferece alto despenho, sendo limitada a 30 mil veículos.
O ID.3 1ST é equipado com a opção de bateria de tamanho médio, que será disponibilizada mais adiante para a série ID.3 – que se espera seja a mais popular. Com as três opções de baterias será possível atingir autonomias entre 330 e 550 quilômetros, de acordo com a norma europeia de consumo WLTP. A edição especial para reservas antecipadas tem autonomia de 420 km (WLTP).
Enquanto o preço básico sugerido para o modelo ID.3 com a menor versão de bateria começa abaixo de € 30.000 (cerca de R$ 132.000) na Alemanha, a exclusiva edição especial ID.3 1ST estará disponível por menos de € 40.000 (aproximadamente R$ 176.000).
O ID.3 deverá ser entregue aos clientes com carbono neutro. Tanto a produção das células das baterias como a produção do veículo são orientadas para atingir esse objetivo, por meio, por exemplo, do uso consistente de energia de fontes renováveis. Emissões inevitáveis no processo de produção serão compensadas através de projetos climáticos certificados. A produção do ID.3 1ST deverá começar no fim de 2019 e os primeiros veículos devem começar a ser entregues aos clientes na metade de 2020.
A Volkswagen está oferecendo a edição especial ID.3 1ST em quatro cores e três opções de acabamento – todas com rodas de grandes dimensões. O ID.3 1ST traz de série vários itens de conveniência, incluindo controle por voz e sistema de navegação; o ID.3 1ST Plus adiciona o recurso IQ. Light e tem exterior e interior em duas cores; e o ID.3 1ST Max, com um grande teto de vidro panorâmico e inovações como o display de realidade aumentada.
A reserva prévia está sendo oferecida em 29 mercados europeus. Os mais importantes mercados para o ID.3 na Europa serão a Noruega, Alemanha, Holanda, França, Reino Unido e Áustria. Em média, a Volkswagen planeja entregar aos clientes mais de 100.000 veículos por ano.
Família ID.
Todos os membros dessa família de modelos levarão o nome ID., que representa uma série de produtos nova e independente no portfólio da marca. Da mesma forma como o Fusca mobilizou as massas no passado e o Golf, como líder em sua categoria, trouxe grandes inovações a cada geração, o ID. tornará a mobilidade elétrica acessível para um amplo espectro de clientes.
Após o lançamento do ID.3, outros modelos serão introduzidos, como os já antecipados pelos carros conceitos ID. CROZZ, ID. VIZZION e ID. ROOMZZ. No futuro, eles também serão identificados por números correspondentes a cada modelo.