Um legítimo MINI, mas com duas rodas
Impulsionado por um motor elétrico integrado à roda traseira, o MINI Scooter E Concept traz baterias de íons de lítio compactas, aptas a serem recarregadas em tomadas de energia domésticas convencionais com a ajuda de um cabo de carregamento integrado à parte traseira da motocicleta. Ao abrir a tampa do compartimento do cabo – semelhante à tampa do tanque de combustível de um automóvel MINI –, ela se ilumina e o plugue pode ser puxado para fora até uma distância de 5 metros. Assim que a bateria estiver carregada, um mecanismo acionado por botão recolhe a fiação.
E assim como os automóveis da marca britânica, o primeiro MINI de duas rodas exibe proporções claramente definidas e linhas suavemente arredondadas conferindo ao protótipo de motocicleta uma aparência capaz de ser reconhecida facilmente nas ruas como um veículo da fabricante de Oxford. As linhas paralelas do desenho e a proporção entre o tamanho das rodas (neste caso, de 11 polegadas) e do veículo, características marcantes em um modelo MINI, também estão presentes nesta scooter-conceito. A parte dianteira da carenagem é verticalizada e remete ao para-brisa aprumado de um MINI Cooper. A curvatura da parte frontal também traz semelhanças com a junção do vidro do para-brisa com a coluna A.
Outro detalhe que chama a atenção no MINI Scooter E Concept é o grande farol arredondado inspirado nos do MINI Countryman da primeira geração. As luzes indicadoras de direção (pisca), por sua vez, evocam a dianteira de um Mini clássico. Já a abertura da carenagem, situada logo abaixo do emblema da MINI, e que ostenta uma moldura cromada, reforça a impressão de familiaridade remetendo aos contornos da grade do radiador hexagonal dos carros da MINI. Detalhes de acabamento cromado também podem ser notados no aro de apoio situado atrás do assento e nos suportes para os pés. Os espelhos retrovisores da motocicleta também exibem aspectos familiares, entre eles a forma arredondada e as diferentes opções de acabamento. Já a traseira conta com lanternas verticais montadas sobre a carenagem da roda.
Outra característica de destaque do MINI Scooter E Concept: a forma inovadora de integrar dispositivos móveis, algo inédito para a época. O painel, de forma arredondada e inspirado no design do mostrador circular incorporado ao instrumento central dos veículos MINI, foi desenvolvido para acomodar um smartphone. Ao encaixá-lo no mostrador, o motor é acionado automaticamente. Enquanto a motocicleta estiver em movimento, o smartphone pode ser usado como navegador GPS, tocador de música ou telefone, conforme a necessidade do piloto. Uma interface sem fio Bluetooth pode ser conectada a um capacete MINI, que vem equipado com microfone e fones de ouvido. O velocímetro, que se assemelha a um tubo preenchido com fluido, e as luzes indicadoras da carga da bateria e de acendimento dos faróis e dos piscas, estão posicionados nas bordas do painel e correspondem aos botões no volante multifuncional dos carros MINI.
A versão do MINI Scooter E Concept de cor amarela é baseada no visual do MINI E, o primeiro veículo totalmente elétrico da marca. O design colorido destaca o seu conceito de pilotagem livre de emissões. Já o estilo da outra scooter está inserido na herança da MINI e nas origens britânicas. Seu acabamento na cor British Racing Green remete aos carros clássicos de corrida. Por se tratar de um projeto conceitual, o MINI Scooter E Concept não entrou em produção efetiva.