Renault Experience revela startups vencedoras da edição 2018-2019
O Renault Experience é um projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Na edição desse ano, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas: Negócios Sociais e Desafio Twizy.
Criado em 2008, o programa já envolveu mais de 38.000 alunos de 467 universidades em 25 estados brasileiros. Em 2016, passou por uma reformulação, quando iniciou o modelo de startups.
Confira os vencedores de cada categoria:
Categoria Desafio Twizy – Ornitwizy – Universidade Feevale/RS
Solução: sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de car-sharing que permite a utilização por PCD’s.
Categoria Soluções de Mobilidade – Ride – UFSC/SC
Solução: novo conceito de bicicleta elétrica, em alumínio, leve e dobrável.
Categoria Negócios Sociais – EVA – UFES/ES
Solução: plataforma de capacitação em gestão de mídias sociais para em mães jovens de baixa renda.
Sobre as categorias:
1) Soluções de mobilidade
É a categoria presente no Renault Experience desde sua primeira edição no formato de startups, buscando o desenvolvimento de produtos e serviços que melhorem a mobilidade das cidades.
2) Desafio Twizy
A categoria tem como base a POM – sigla para Plataform Open Mind, apresentada pela marca na edição 2017 do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas. Trata-se de uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy, permitindo o uso livre dos dados do compacto elétrico para o desenvolvimento de soluções de mobilidade.
3) Negócios Sociais
A nova categoria do Renault Experience busca desenvolver empresas economicamente viáveis, que trabalhem para gerar impacto positivo na sociedade. Dentro desse propósito, as equipes devem buscar soluções nos temas: inclusão, diversidade, segurança no trânsito e mobilidade urbana sustentável.