Novo Toyota RAV4 Hybrid chega ao Brasil
Plataforma TNGA
TNGA é a sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar drasticamente o desempenho do veículo e destacar as características únicas de cada modelo, melhorando significativamente os componentes essenciais que fazem parte do veículo e têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança.
A nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma denominada GA-K (mesma do Camry) e sua finalidade é criar veículos melhores por meio de cinco fundamentos principais:
1 – Conforto ao dirigir: Melhora a estabilidade, agilidade e resposta devido a um centro de gravidade mais baixo, maior rigidez na estrutura, melhor distribuição de peso e estabilidade aerodinâmica, resultando em um veículo com uma sensação de condução superior.
2 – Habitabilidade: Melhora a posição de condução e a área do motorista é mais espaçosa e confortável. Além disso, aumenta a visibilidade e melhora a insonorização do veículo, resultando em uma experiência recompensadora para todos os sentidos para todos os ocupantes.
3 – Praticidade de uso: Prático e intuitivo, o novo RAV4 Hybrid é projetado 100% para o usuário, sendo funcional e amigável no dia a dia.
4 – Compromisso com o meio ambiente: Desenvolvido com materiais ecológicos e alcançando uma melhoria substancial no consumo de combustível devido a seu conjunto híbrido, consegue reduzir o impacto ambiental.
5 – Segurança: Ao introduzir as mais recentes tecnologias de segurança ativa e passiva, o novo RAV4 Hybrid proporciona a máxima tranquilidade e confiança aos seus proprietários em qualquer situação de condução.
Os novos padrões propostos pela TNGA se expressam em veículos mais atraentes, seguros e agradáveis de dirigir.
Duas versões para o mercado brasileiro
A nova geração do Toyota RAV4 Hybrid chega ao Brasil em duas versões dotadas de sistema de propulsão híbrido auto recarregável exclusivo, além de uma transmissão automática HEV Transaxle (transmissão variável contínua) e tração sob demanda inteligente nas quatro rodas AWD.
São dois níveis de equipamento: S Hybrid e SX Hybrid
A versão de entrada S Hybrid chega com sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro, bancos dianteiros com um sistema de ventilação (SVS), banco do motorista com memória para duas posições, além da regulagem elétrica de seis posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7” combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”, sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), sistema de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow, freio de estacionamento eletrônico (EPB) e funç ;ão Hold, controle eletrônico de tração (TRC), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC), dentre outros.
A versão SX Hybrid vem com todos esses equipamentos , e ainda teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense (TSS).
Design Exterior
A 5ª geração do RAV4 procura diferenciar-se da atual tendência dos SUVs urbanos, redefinindo completamente o seu conceito e posicionando-se como um veículo versátil, com um espírito aventureiro e uma estética sofisticada.
Ambas as facetas deste veículo coexistem em harmonia. É aventureiro porque o seu design mais robusto e resistente permite ao motorista conduzir por onde quiser e, ao mesmo tempo, tem um design moderno e refinado que se adapta perfeitamente à vida urbana.
O conceito de seu design é chamado “Cross Octagon”, porque representa dois octógonos cruzados em 90 graus.
O design exterior e interior refletem este conceito através de desenhos poligonais localizados em diferentes partes do veículo.
Faróis dianteiros
Os novos faróis dianteiros contam com tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular e criam uma sensação de maior robustez e uma aparência mais refinada e agressiva ao modelo.
Faróis traseiros
Os faróis traseiros LED poligonais, combinados com o design trapezoidal da parte traseira do veículo, enfatizam uma sensação de amplitude e uma postura firme.
Pneus
O novo RAV4 Hybrid nas versões S e SX vem com rodas de liga leve de 18 polegadas (225/60R18).
Teto panorâmico
A versão SX Hybrid é equipada com teto solar panorâmico com abertura elétrica.
Dimensões
O novo RAV4 Hybrid é mais baixo, mais ágil e mais estável. Apresenta novas dimensões em relação à geração anterior, conferindo-lhe maior robustez e funcionalidade típicas de um verdadeiro SUV.
- Veículo está mais baixo para atingir um centro de gravidade também mais baixo e maior estabilidade (-10 mm).
- A largura total do veículo foi aumentada, conferindo-lhe maior robustez (+10 mm).
- Distância entreeixos foi aumentada, contribuindo para mais conforto à bordo (+30 mm).
- Maior distância mínima em relação ao solo, refletindo uma imagem exterior mais aventureira e aumentando o campo de visão do motorista (+15 mm).
- Rodas maiores, contribuindo para uma aparência mais off road e melhorando o desempenho de condução (+ 1”).
Desempenho
Sistema híbrido auto recarregável
O Toyota RAV4 Hybrid chega com um grande atributo: um novo sistema de propulsão híbrida recentemente desenvolvido que combina baixo consumo de combustível e excelente potência, determinando de forma ideal se o motorista quer priorizar uma sensação de aceleração linear ou uma capacidade máxima de resposta, de acordo com o estilo de condução desejado. O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.
O propulsor do novo RAV4 é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V. Ele incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i, que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ao mesmo tempo, incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível.
O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve que o sistema anterior, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa.
Com esse sistema híbrido, o Novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.
Transmissão e modos de condução
Todas as versões do novo RAV4 Hybrid incorporam um novo tipo de transmissão automática HEV Transaxle continuamente variável (conjunto de engrenagens planetárias) controlada eletronicamente, com um diferencial pré-engatada. O resultado é uma aceleração mais linear. Maior controle na desaceleração de modo sequencial e maior eficiência em alta velocidade, atingindo desempenho, potência e baixo consumo.
Todas as versões contam com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport, tornando-se um veículo versátil, preparado para qualquer tipo de condução. Na versão SX, há a opção de trocas de marcha no volante, proporcionando maior prazer e emoção ao dirigir.
Sistema de tração nas quatro rodas inteligente (AWD)
O Toyota RAV4 Hybrid está equipado com um novo sistema inteligente de tração AWD nas quatro rodas chamado, desenvolvido para fornecer uma condução característica de um SUV e excelente eficiência de combustível. Este sistema de tração fornece torque às rodas traseiras dependendo da situação, por meio de um dos motores elétricos, localizado no eixo traseiro (sem cardã). A relação de distribuição de torque com as rodas traseiras melhora em 20/80 em comparação com a geração anterior (40/60).
Além disso, incorpora a função AUTO LSD, usada para sair das condições de deslizamento por meio do bloqueio das rodas. Quando elas giram sem tração ou são suspensas no ar, o sistema envia toda a força para as rodas que estão no chão, que são aquelas que têm tração.
O sistema de tração inteligente AWD combinado com o conjunto híbrido, a transmissão eletrônica HEV Transaxle com diferentes modos de condução, a direção eletricamente assistida (EPS), os freios a disco e a suspensão independente fazem do novo RAV4 um SUV de excelente manobrabilidade, versatilidade, conforto e estabilidade na estrada e fora dela.