Goodyear celebra Dia do Automóvel relembrando ícones da indústria
Alguns dos carros mais icônicos circularam com Goodyear
Como falar de carro também é falar de pneu, nessa data especial para a história da indústria automotiva a Goodyear lembra alguns modelos icônicos que rodaram com a marca. A Goodyear nasceu há 120 anos em Akron, Ohio, praticamente junto com automóvel, e se fortaleceu no mercado quando o fundador da companhia ofereceu ao jovem Henry Ford os pneus para serem utilizados em seu carro de corrida, marcando simultaneamente o início da aliança da marca com a indústria e com as competições. Mas foi em 1908 que os icônicos modelos Ford T, que popularizaram e revolucionaram a indústria automobilística, começaram a sair da linha de montagem equipados com pneus Goodyear.
Outro modelo icônico em que a Goodyear marcou presença é o MP4/4, monoposto da McLaren pilotado por Ayrton Senna na conquista do primeiro campeonato mundial, em 1988 e o do tricampeonato em 1991, esse recentemente exposto no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Das pistas para as ruas e estradas
Fora das pistas, mas ainda no mundo dos esportivos, a Goodyear se sobressai por ser a fabricante original e exclusiva do Chevrolet Camaro. Os engenheiros da Goodyear trabalharam em estreita colaboração com a equipe de desenvolvimento do Camaro para projetar pneus que proporcionassem performance superior e equivalente ao desempenho do esportivo. O projeto, que incluiu mais de 13.000 horas de desenvolvimento e testes de pneus, resultou em três adaptações dos pneus originais para contemplar as características do veículo. Tanto na versão cupê como na conversível, o Chevrolet Camaro vem equipado com rodas de 20 polegadas e pneus Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3 RunOnFlat®.
Um século rodando nas ruas e estradas brasileiras
A Goodyear desembarcou no Brasil em 1919, quando iniciou as suas atividades em um escritório de vendas no Rio de Janeiro (RJ). Em 1954, a Goodyear lançou o famoso pneu Papaléguas (1954) que, por cinco décadas, conquistou a preferência das gerações de profissionais que atuavam no setor de transporte no País. O sucesso do composto utilizado neste pneu foi tanto que contribuiu para a decisão, em 1957, de criar uma área totalmente focada no atendimento a montadoras.
As inovações continuaram e a década de 1980 começou com o lançamento do primeiro pneu radial de aço para veículos de passeio no Brasil, o Grand Prix S. Ao longo deste período, outros pneus emblemáticos chegaram ao mercado nacional, como o Wrangler (1985), voltado ao atendimento de usuários de off-road. Com estes lançamentos na preferência dos motoristas, a Goodyear iniciou a implantação dos autocentros (1987), apresentando um novo conceito de atendimento e serviço aos consumidores do País.
Hoje, a Goodyear desenvolve pneus pensando nas principais necessidades do motorista em diversas situações de uso. Em automóveis de alta performance, por exemplo, é recomendável que o pneu seja um modelo que ofereça maior desenvoltura em traçados mais rápidos. Já nos casos em que o consumidor preza pelo conforto e economia, a opção deve ficar pelos compostos elaborados para carros com as mesmas características.
As principais diferenças entre os modelos fabricados para carros de entrada diante dos de alta performance estão nos tipos de compostos utilizados e na maneira que são fabricados. Em pneus elaborados para carros mais potentes, por exemplo, o costado é mais rígido e as respostas são mais rápidas. Nos modelos que prezam pela economia de combustível e pela durabilidade, são utilizados compostos de borracha diferenciados na banda de rodagem, proporcionando maior longevidade e melhor custo-benefício.
Uma das características da Goodyear é a vocação para o pioneirismo e inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica. Para manter essa posição, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, capacidade técnica e treinamento de suas equipes e revendedores. A Goodyear tem um elevado padrão de qualidade, tecnologia e de inovação em todos os seus produtos. Cada modelo tem características de acordo com as necessidades de cada público. O Wrangler, por exemplo, é conhecido pela sua versatilidade e capacidade off-road. Já a linha Eagle é focada em modelos esportivos. A prova da esportividade da marca pode ser conferida na NASCAR e no Camaro. Já o EfficientGrip é um pneu elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados ou secos, a um elevado grau de segurança (menor espaço de frenagem) e excelente tração. No caso do Assurance, o foco é a durabilidade e economia para carros compactos, enquanto o Direction é elaborado para aqueles que procuram conveniência. E for fim, Kelly e a Cargo, são as marcas elaboradas para os motoristas que buscam total custo-benefício.