MINI no futuro: história de 10 anos de pioneirismo na condução eletrificada
Em 2016, foi anunciado o primeiro modelo híbrido plug-in da fabricante britânica, ainda como conceito, marcando o início de uma nova da marca, elétrica e sustentável. Na época, surgia o desafio de convencer clientes e entusiastas sobre os benefícios e vantagens da motorização híbrida, mantendo as qualidades da propulsão à condução.
O conceito ganharia forma no MINI Cooper S E Countryman ALL4, revelado no mesmo ano e à venda desde 2017. O modelo trouxe tração integral e tecnologia eDrive BMW Group, formado pelo motor 3 cilindros, a gasolina, associado a um motor elétrico, com potência combinada de 165 kw/224 cv O sistema alcança autonomia de 40 quilômetros e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. O MINI Híbrido Plug-in já está à venda no Brasil desde o último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo onde foi apresentado.
Em 2017, a MINI apresentou o MINI Electric Concept, ou MINI E, nos salões do automóvel de Frankfurt e Los Angeles. O modelo será o primeiro totalmente elétrico da história da marca britânica, e teve origem derivada do projeto-piloto MINI E, já mencionado e iniciado em 2008. O veículo terá início da produção em série ainda neste ano.
Em 2018, a marca mostrou no Salão do Automóvel de Nova York o protótipo Mini Clássico Elétrico, que combina o visual clássico do carro compacto mais querido do mundo com a tecnologia sustentável. Ele foi visto como um simpático embaixador da consciência ambiental em termos de mobilidade urbana. No futuro, todos os produtos eletrificados da marca MINI serão agrupados sob o slogan “MINI Electric”.