Nova Yamaha MT-09 chega ao Brasil
A nova MT-09 2020 estará disponível na rede de concessionárias da Yamaha no final do mês de março ao preço público sugerido (sem frete) de R$43.690,00, e sua garantia é de um ano sem limite de quilometragem.
A nova MT-09 2020 tem um design animal. O novo conjunto óptico formado por dois faróis duplos em LED, as maiores tomadas de ar junto ao tanque de combustível e as carenagens de proteção do radiador, na qual agora são fixados os piscas dianteiros, deixaram seu visual ainda mais arrojado e musculoso.
Na traseira, as mudanças também são facilmente perceptíveis com a nova lanterna com efeito 3D em LED e o arrojado para-lama junto à roda que é fixado diretamente na balança da suspensão, que também tem a função de suporte da placa.
Para poder curtir ainda mais toda sua esportividade e domar o torque brutal de seu destemido motor de 3 cilindros, a nova MT-09 2020 também vem equipada com controle de tração, sistema “Quick Shift”, que permite trocas de marchas ainda mais rápidas, e embreagem deslizante do tipo “Slip Clutch”, que possibilita reduções de marcha mais bruscas sem risco do travamento da roda traseira.
Torque brutal – A MT-09 é uma motocicleta completa e bem concebida em todos os detalhes. Seu motor é capaz de gerar um monstruoso torque de 8,92 kgf.m. Além disso, ela é leve, com peso em ordem de marchas de apenas 193 quilos, que dividido pelos 115 cv do motor, gera a ótima relação peso e potência de 1,67 quilo por cv.
Foi justamente por todas essas características e qualidades, que o piloto Yamaha Racing Rafael Paschoalin, conhecido como o “maior domador de MTs do mundo”, escolheu a MT-09 para enfrentar em 2018, as 156 curvas de Pikes Peak, uma difícil e perigosa corrida de montanha que acontece há mais de 100 anos no Colorado, Estados Unidos. Paschoalin e a MT-09 conquistaram a terceira colocação na categoria middle weight!
O motor de três cilindros da MT-09, cujo ronco é uma verdadeira música aos ouvidos, também impressiona por sua concepção. Do tipo DOHC, com dois comandos, 12 válvulas e arrefecimento a líquido, ele foi batizado pela Yamaha com a sigla CP3, que significa Crossplane 3, uma alusão ao número de cilindros e à tecnologia Crossplane nele empregado – a mesma utilizada na Yamaha M1 do multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi.
Torque brutal – A MT-09 é uma motocicleta completa e bem concebida em todos os detalhes. Seu motor é capaz de gerar um monstruoso torque de 8,92 kgf.m. Além disso, ela é leve, com peso em ordem de marchas de apenas 193 quilos, que dividido pelos 115 cv do motor, gera a ótima relação peso e potência de 1,67 quilo por cv.
Foi justamente por todas essas características e qualidades, que o piloto Yamaha Racing Rafael Paschoalin, conhecido como o “maior domador de MTs do mundo”, escolheu a MT-09 para enfrentar em 2018, as 156 curvas de Pikes Peak, uma difícil e perigosa corrida de montanha que acontece há mais de 100 anos no Colorado, Estados Unidos. Paschoalin e a MT-09 conquistaram a terceira colocação na categoria middle weight!
O motor de três cilindros da MT-09, cujo ronco é uma verdadeira música aos ouvidos, também impressiona por sua concepção. Do tipo DOHC, com dois comandos, 12 válvulas e arrefecimento a líquido, ele foi batizado pela Yamaha com a sigla CP3, que significa Crossplane 3, uma alusão ao número de cilindros e à tecnologia Crossplane nele empregado – a mesma utilizada na Yamaha M1 do multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi.
Controle total – Para tornar a nova MT-09 uma máquina divertida, mas ao mesmo tempo segura, a Yamaha deu atenção especial em vários detalhes que fizeram da nova MT-09 uma máquina mais fácil de controlar.
Seu quadro inteiramente em alumínio é leve, compacto e sua geometria privilegia a agilidade na pilotagem. Também conta a favor de sua ciclística, o baixo peso em ordem de marcha de 193 kg e a forma na qual ele é distribuído. Além das massas estarem concentradas na parte de baixo da motocicleta, o que a torna rápida nas mudanças de direção, sua distribuição do peso entre os dois eixos tem a ótima proporção de 50.2% por 49.8%, ou seja, 97 kg para o dianteiro, e 96 kg para o traseiro.
Outras novidades na nova MT-09 que também garantem maior controle na pilotagem, presentes em motos de competição como a M1 de Valentino Rossi e Maverick Viñales, são a embreagem deslizante, ou “Slip Clutch”, e o controle eletrônico de tração.
O sistema de embreagem deslizante, conhecido como “Slip Clutch”, tem como objetivo impedir o travamento da roda traseira em reduções de marcha mais bruscas, ajudando a manter a estabilidade e controle, além de deixar o manete de embreagem 20% mais leve para facilitar seu acionamento. Já o controle eletrônico de tração tem a função de dosar a entrega de torque do motor para a roda traseira, evitando que ela destracione em situações de aceleração brusca ou quando houver baixa aderência no piso.
Na MT-09 esse recurso tem duas opções de ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situação, enquanto o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem. Além disso, o sistema permite ser desligado para tornar a pilotagem ainda mais emocionante, ideal para quem utiliza a MT-09 de forma mais esportiva, como em um track day.
Outro grande diferencial na nova MT-09 que a tornou ainda mais equilibrada, estável e fácil de controlar, são os novos ajustes da suspensão dianteira. Como já acontecia no amortecedor traseiro, os amortecedores dianteiros do tipo invertido agora contam, além da regulagem da pré-carga da mola, com ajuste do retorno e a compressão da parte hidráulica. Dessa forma, é possível adequar o funcionamento de ambas suspensões ao peso do condutor, à forma que ele pilota a moto, e até mesmo ao tipo de piso em que ela será utilizada.
Por fim, não menos importante quando o assunto é controle, estão os poderosos freios com ABS, capazes de fazem a nova MT-09 frear tão bem quanto acelera. Ela é equipada com dois enormes discos flutuantes de 298 mm e pinças radiais de quatro pistões cada na dianteira, e pinça e disco simples de 245 mm na traseira. Já o sistema ABS, garante o não travamento das rodas, tantos nas frenagens mais bruscas, quanto em condições de baixa aderência, como por exemplo no asfalto molhado ou sujo.