Mercedes-Benz amplia a presença de suas equipes nas empresas de ônibus
“Durante as demonstrações, o cliente usa o veículo como se fosse da própria frota, em suas operações regulares e de acordo com a sua rotina”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa equipe acompanha todo o processo e dá retorno permanente aos gestores. Buscamos assim detalhar as tecnologias e seus benefícios, comprovando os ganhos anunciados, visando mostrar ao cliente que vale investir nos nossos produtos, porque são eficientes e rentáveis”.
Para incrementar as demonstrações, a Mercedes-Benz reforçou a equipe de campo, que vai às garagens das empresas para conhecer a fundo a sua rotina e a realidade da operação, podendo assim atender de forma mais eficiente e rápida às demandas do mercado. Além de três motoristas instrutores, a Empresa conta com três profissionais dedicados à gestão da frota de demonstração, que utilizam ferramentas como a Telemetria FleetBoard para monitorar os veículos durante 24 horas por dia.
A presença mais intensa da Mercedes-Benz junto às empresas de ônibus passa também pela atuação dos Consultores Gerenciais da área de Peças & Serviços, bem como dos Consultores Dedicados BSP disponibilizados pelo concessionários Center Bus.
O Consultor Gerencial oferece suporte na gestão da frota do cliente. Este profissional da fábrica propõe metas e ações de melhorias a partir de indicadores de desempenho da própria empresa de transporte, buscando entender o negócio do cliente para atender melhor suas demandas. Após uma fase piloto na Viação Garcia, o programa já foi implementado em oito clientes no ano passado, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Ceará.
Por sua vez, o Consultor Dedicado BSP acompanha o dia a dia dos clientes a fim de ouvir todas as suas demandas. Assim, pode otimizar, customizar e antecipar soluções voltadas à operação e à manutenção dos veículos da frota. No ano passado, 14 concessionários da Rede Center Bus disponibilizavam consultores BSP para 46 empresas de ônibus. Em 2019, este serviço foi incrementado, chegando a 58 clientes atendidos por 18 concessionários.
“A Mercedes-Benz é a única empresa do mercado brasileiro que conta com uma equipe dedicada a demonstrações de ônibus em clientes. Com essa iniciativa, mais o atendimento especializado nas oficinas, buscamos comprovar aos frotistas que as tecnologias que oferecemos efetivamente asseguram a redução do custo operacional”, ressalta Walter Barbosa. “Queremos conquistar novos clientes e manter a fidelidade dos que já estão na marca. Sustentamos assim a confiança do mercado de que vale investir nos produtos e serviços Mercedes-Benz para obter a melhor relação custo/benefício. E nada melhor do que manter a liderança de vendas por meio da satisfação do cliente”.
Fuel Efficiency é destaque nas demonstrações
O pacote Fuel Efficiency é uma das tecnologias que ganha destaque nas ações de demonstração, estando disponível nos ônibus rodoviários com motor OM 457. Conforme o modelo e os itens escolhidos pelo cliente, além das condições de operação e dirigibilidade do veículo, pode-se chegar a uma redução entre 2 e 8% no consumo de combustível, em comparação com as atuais versões dos chassis O 500.
Com o Fuel Efficiency, o cliente ganha no curto e no longo prazo. Com o menor consumo, as novidades tecnológicas proporcionam redução do custo operacional e uma melhora do TCO, que é o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil. Isso resulta numa ótima relação custo/benefício e em maior rentabilidade para as empresas de transporte.
ESP e EBS passam a equipar o O 500 RSDD com freio a tambor
A partir de abril próximo, o chassi O 500 RSDD 8×2 entra na frota de demonstração da Mercedes-Benz trazendo uma grande novidade. Este modelo passa a contar, como itens de série, com os sistemas ESP (controle eletrônico de estabilidade) e EBS (sistema eletrônico de freio), agora disponíveis com o freio a tambor. Além de ampliar o padrão de segurança do veículo, essa novidade facilita a manutenção, reduzindo assim o custo operacional.
A versão ESP e EBS com freio a tambor ampliará o portfólio dos chassis rodoviários O 500 RS e RSD, que também contam com freios a disco.
“Com a evolução do mercado e das nossas vendas, o O 500 RSDD deixou de ser um produto de nicho, passando a atender um segmento de mercado em crescimento, especialmente para médias e longas distâncias e turismo de luxo”, diz Walter Barbosa. “Projetamos maior volume de vendas este ano e as demonstrações nos ajudam a divulgar as qualidades e diferenciais desse produto top de linha do nosso portfólio de ônibus”.
O chassi O 500 RSDD 8×2 de 4 eixos é indicado para carroçarias de até 14 ou 15 metros de comprimento, nas configurações Double Decker (ônibus de dois pisos com assentos para passageiros) e High Decker (piso superior com assentos e piso inferior exclusivo para bagagens).
Demonstrações focam mais em modelos rodoviários em 2019
No ano passado, as demonstração de ônibus envolveram principalmente os clientes do segmento urbano. Em 2019, o programa está voltado mais às empresas de transporte rodoviário. Isso cria oportunidade para apresentar as avançadas tecnologias da linha O 500 que asseguram redução no consumo de combustível e de custos operacionais, como o Fuel Efficiency, além do alto padrão de segurança, com 14 itens, o que é uma referência no País.
A Mercedes-Benz conta com 21 ônibus para demonstração, entre urbanos, rodoviários e de fretamento. Três profissionais levam os veículos ao cliente e fazem acompanhamento presencial de um a dois dias, a fim de instruir sobre a condução do ônibus e as tecnologias que serão demonstradas. Depois disso, o monitoramento é feito por meio da Telemetria FleetBoard.
A equipe conta também com três profissionais completamente focados e dedicados a esse serviço. Eles entram no sistema diariamente, fazendo o acesso no início do dia para conferir a performance do veículo no dia anterior, verificando quanto tempo operou, quais foram suas metas de consumo e se elas foram atingidas. Coletam esses e outros dados para análise e eventuais melhorias. O cliente também pode acompanhar a performance do veículo que está avaliando em sua frota e a equipe fica à disposição caso precise de ajuda ou algum suporte.
20% de crescimento em planos de manutenção para ônibus em 2019
Também com foco em redução de custos operacionais para os clientes, a Mercedes-Benz projeta um crescimento de aproximadamente 20% no número de planos de manutenção para ônibus em 2019, em relação aos mais de 700 planos comercializados no ano passado. Além do atendimento a frotistas, a Empresa criou uma equipe específica para vendas a clientes do varejo, como, por exemplo, empresas com até 5 ônibus.
Concebidos especificamente para ônibus, os Planos de Manutenção da Mercedes-Benz oferecem três modalidades para escolha do cliente: Basic Bus (manutenções preventivas), Select Bus (manutenções preventivas, serviços corretivos e outros benefícios) e Complete Bus (manutenções preventivas, serviços corretivos, troca de itens de desgaste e outros benefícios). Para as três categorias, a cobertura é nacional e o atendimento é realizado no concessionário.
A manutenção da frota reduz o consumo de combustível e assegura maior disponibilidade dos ônibus. Além disso, o cliente também conta com a previsibilidade de custos com manutenção.
Mercedes-Benz inova com consultoria gerencial para gestão da frota
Ainda com foco em redução de custos operacionais e disponibilidade da frota, a Mercedes-Benz inova e disponibiliza às empresas de ônibus um consultor especializado para suporte na gestão gerencial da frota.
O Consultor Gerencial trabalha com foco em importantes indicadores de manutenção, como Quebra por Quilômetro (define o intervalo de uma quebra eletromecânica no veículo que o impede de continuar em operação, o que gera assim o transbordo dos passageiros na via), Quilometragem Média Rodada entre Falhas ou Avarias (define o índice de quebra eletromecânica da frota por quilômetro), Custo por Quilômetro (aponta o valor em peças aplicadas na reparação dos veículos, corretiva e preventiva, por quilômetro rodado) e Disponibilidade de Frota (mede em percentual o índice que está sendo entregue de ônibus para a operação).
“Estes indicadores são os principais pilares para uma gestão eficiente de manutenção de frota”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Sendo assim, o objetivo do Consultor Gerencial é vivenciar a realidade da manutenção do cliente e desenvolver em conjunto as análises críticas dos indicadores, sugerindo melhorias por meio de planos de ações.”.
Na Viação Garcia, após a atuação do Consultor, houve melhora de 63% no índice de quebra por quilômetro, aumento de 27% no uso de peças genuínas e 93% de disponibilidade da frota. Os outros indicadores estão sendo desenvolvidos juntamente com o cliente.
Consultor Dedicado BSP acompanha o dia a dia do cliente
O atendimento especializado oferecido aos frotistas de ônibus inclui ainda o Consultor Dedicado BSP. A presença constante de um consultor junto ao cliente, seja por tempo integral ou por demanda, cria uma valiosa oportunidade de aprofundamento do conhecimento sobre a estrutura e as necessidades das empresas de ônibus.
“Além de fortalecer o relacionamento, isso permite que a Mercedes-Benz atue de forma mais consistente em prol da excelência operacional da frota”, afirma Silvio Renan. “Nosso consultor está ali para resolver questões técnicas e comerciais, além de oferecer peças e serviços adequados, fortalecendo a presença e o papel da marca como geradora de soluções para as necessidades do cliente. Ao ouvi-lo atentamente, atende cada solicitação, assegurando satisfação e conquistando sua fidelidade”.
Oficina Dedicada leva atendimento às instalações do cliente
Por meio de sua área de Peças & Serviços, a Mercedes-Benz inovou em um modelo de parceria com os clientes e a Rede de Concessionários, levando toda a excelência, padrões de atendimento, mão de obra especializada, ferramental adequado e equipamentos de diagnósticos para as instalações das empresas de transporte. Com isso, propicia um aumento na disponibilidade da frota, redução dos tempos de reparos, manutenção de qualidade seguindo os padrões da marca e redução de deslocamentos. Isso permite que o cliente dedique foco ao seu negócio, deixando toda a complexidade técnica e administrativa de manutenção da frota por conta da Mercedes-Benz.
Atualmente, a Mercedes-Benz conta com mais de 70 oficinas dedicadas em clientes. Além de empresas de ônibus, clientes de caminhões também são atendidos por esse tipo de serviço, como os do segmento de cana-de-açúcar, minério, madeira e transporte rodoviário de carga.
Serviço Dedicado Conectado oferece solução completa aos clientes
Este produto do portfólio de pós-venda da Mercedes-Benz une serviços e conectividade para oferecer uma solução única e completa para os transportadores, englobando Planos de Manutenção, Telemetria FleetBoard e Oficina Dedicada nas instalações das próprias empresas.
Neste pacote, a marca oferece o suporte corretivo e preventivo dos Planos de Manutenção, os diagnósticos precisos da Telemetria FleetBoard e a conveniência da prestação de serviços na oficina do cliente. A soma dessas vantagens resulta em maior disponibilidade dos veículos para o trabalho, gerando resultados e a rentabilidade desejada pelo cliente, com a qualidade e a confiabilidade típicas da marca Mercedes-Benz. Com o Serviço Dedicado Conectado, o veículo somente fica parado o tempo necessário para manutenção, porque as ferramentas da Telemetria FleetBoard e os Planos de Manutenção ajudam o cliente a se programar adequadamente para as ações preventivas e corretivas.
Itens do Pacote Fuel Efficiency:
- High Torque – aumento de torque para OM 457 LA de 360 cv;
- Visctronic – controle inteligente de acionamento do ventilador do radiador;
- Sistema que desacopla a embreagem a fim de economizar combustível em declives;
- Compressor de ar com otimização de energia ;
- Nova parametrização do câmbio automatizado GO 240;
- EIS – sistema de desligamento automático do motor.
Outras tecnologias com foco na redução do custo operacional:
- RKM – sistema de recuperação de energia elétrica;
- Top Brake – freio-motor auxiliar;
- Retarder – sistema auxiliar de freio;
- TPMS – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.