Hyundai Motor Group desenvolve chave digital para smartphone
Após a chave digital ser baixada e instalada no smartphone, a tecnologia Near Field Communication (NFC) detecta a presença de um celular habilitado nas proximidades da porta do veículo. A antena NFC para identificação de entrada está localizada nas alças das portas do motorista e do passageiro da frente, enquanto outra para a partida do motor está localizada dentro da base de carregamento sem fio.
Depois de destravar o veículo, o usuário pode ligar o motor posicionando o smartphone na bandeja de carregamento sem fio, situada no console central, e pressionando o botão Start/Stop no painel. As preferências do usuário em relação às configurações do veículo também são armazenadas. Quando a chave é reconhecida, essas configurações são ajustadas automaticamente – incluindo a posição dos espelhos, assentos e volante, bem como os controles dos sistemas de áudio, vídeo e navegação (AVN) e os ajustes de exibição do head-up display.
A chave digital ainda pode ser utilizada para controlar alguns sistemas dos veículos remotamente, por meio do smartphone. Usando a comunicação Bluetooth Low Energy (BLE), os usuários podem travar e destravar o veículo, ativar o alarme e ligar o motor. Além disso, quando os veículos com recursos de estacionamento autônomo forem comercializados, espera-se que essas tecnologias também sejam controladas remotamente.
O nível de acesso a diferentes funções do veículo pode ser adaptado a cada usuário, por um período definido. O proprietário pode, por exemplo, predefinir a duração do uso do automóvel ou limitar o uso de determinados recursos ao alugar o veículo. Quando o compartilhamento de carros se tornar mais difundido, a chave digital também será programada para viabilizar o aluguel de veículos, uma vez que proprietário e locatário não precisarão se encontrar, pois poderão transferir a chave por meio do aplicativo de smartphone.
Além de facilitar a inclusão de um veículo em um programa de compartilhamento de carros, no futuro, a chave digital será aprimorada para permitir que recursos como o alarme sejam disparados quando o veículo ultrapassar uma velocidade definida ou trafegar fora de uma área designada. Para casos em que a entrega de uma chave digital não é viável, como a utilização de um serviço de manobrista ou a visita a uma oficina mecânica, também serão fornecidas smart keys convencionais e chaves de tipo cartão.
O Hyundai Motor Group pretende implementar gradualmente a tecnologia em seus novos veículos de produção, já a partir do final deste ano. “A ‘Chave Digital’ beneficiará uma grande variedade de futuros clientes, além de permitir novos sistemas inovadores de compartilhamento de veículos”, destacou Ho Yoo, líder do Grupo de Desenvolvimento Eletrônico do Hyundai Motor Group. “Estamos estudando outras formas de aproveitar esse tipo de tecnologia de carros conectados para melhorar consideravelmente a experiência de dirigir e possuir um automóvel”.