Fiat Concept Centoventi: resposta democrática à mobilidade elétrica
Mas conseguimos imaginar algo igualmente revolucionário no futuro das nossas modernas cidades? A resposta a esta questão é o Fiat Concept Centoventi, a solução de mobilidade elétrica mais acessível no mercado e uma das poucas a fornecer autonomia realmente válida para longas viagens fora da cidade. Para o conceber e desenvolver, a marca focou nos aspectos mais populares, acessíveis e engenhosos, explorando a veia que produziu carros com interiores incrivelmente modulares e notável personalidade estilística. Adequadamente, o Fiat Concept Centoventi projeta a marca no futuro com a sua inata capacidade de “democratizar” tudo de modo atraente e influente. Resumindo em inglês: “The ABC of cars. Affordable But Cool. (“O ABC dos carros. Acessível, Mas Atraente”).
Centoventi, uma breve descrição
O Fiat Concept Centoventi é, basicamente, uma “tela em branco” pronta para ser pintada de modo a satisfazer os gostos e as exigências do cliente, em qualquer altura da sua vida ou do seu dia, sem restrições de personalização ligadas ao momento específico da compra. De fato, será produzido apenas numa cor de carroceria, podendo os clientes personalizá-lo utilizando o programa “4U”, com escolha entre 4 tetos, 4 para-choques, 4 calotas e 4 caracterizações externas. Portanto, tal como modernos dispositivos eletrônicos, este carro pode ser atualizado com a maior liberdade e imaginação em termos de cores, configuração de interiores, configuração do teto, sistema de informação e entretenimento e até mesmo autonomia da bateria. E este é um dos pontos mais fortes do protótipo: os proprietários não têm de esperar por séries especiais ou reestilizações, pois podem “mudar” seu automóvel conforme entenderem. Torna-se ainda mais revolucionário graças à presença, na altura do lançamento, de 120 acessórios adicionais, criando um modelo de negócio genuinamente novo, bem como uma comunidade de fãs do Fiat Centoventi.
Em outras palavras, o Fiat Concept Centoventi é a resposta a uma mudança real no design e no negócio, que personifica o espírito funcional da marca. Simultaneamente, presta homenagem aos seus 120 anos de história com uma abordagem moderna em determinados elementos de estilo tradicionais que marcaram o Panda dos anos de 1980. O Fiat Concept Centoventi é inspirado no design italiano e personifica o conceito da Fiat “menos é mais”, que significa livrar-se de tudo o que não é necessário e complexo num carro, para oferecer mais espaço às pessoas (More You), mais atenção ao ambiente e à comunidade (More Care) e ao DNA da marca em termos de valores e estilo (More Fiat). Ao jogar estas três cartas, o Fiat Concept Centoventi revoluciona a ideia da mobilidade elétrica, dentro e fora da cidade, superando com sucesso os cada vez mais difíceis desafios – em termos de trânsito, normas e custos de propriedade –, ao mesmo tempo que aproveita ao máximo as novas oportunidades oferecidas pela elétricidade.
Modelo de negócio inovador
O Fiat Concept Centoventi pode ser construído à medida dos desejos do cliente, inaugurando um novo modelo de negócio que envolve a Mopar – a marca do grupo FCA especializada em acessórios, peças e serviços que permite uma inovadora personalização do produto –, a rede de vendas e, cada vez mais, clientes digitais. Exceto em relação a seis elementos (para-choques, teto em policarbonato, pintura da carroceria, quadro de instrumentos Lingotto, baterias e tampa traseira digital) que só podem ser instalados no concessionário, os outros 114 acessórios especialmente desenhados pela Mopar – incluindo sistema de áudio, painel, porta-objetos, assentos dos bancos etc – podem também ser comprados on-line e montados pelo cliente em casa.
Além disso, alguns acessórios de estrutura simples, como porta-copos ou porta-documentos, por exemplo, podem ser impressos numa impressora 3D, em casa, na concessionária ou em uma loja especializada em impressão. Portanto, é um novo negócio para os acessórios de automóveis, permitindo a revenda ou comercialização na internet, alimentando uma autêntica comunidade real de fãs da marca ou conhecedores do design italiano da Fiat, tal como com os artigos de colecionadores. Este novo modelo de negócio centra-se no e-Commerce, o mercado virtual que não conhece fronteiras.
Habitáculo modular, “plug and play”
Modular, espaçoso e bem iluminado são as palavras que melhor descrevem o habitáculo do Fiat Concept Centoventi, totalmente reconfigurável e capaz de acomodar até quatro pessoas. Basta entrar para perceber que foi desenhado em torno das pessoas e do modo como se relacionam com o mundo.
Em sintonia com a filosofia do carro, diversas partes do interior foram criadas segundo o conceito “plug and play”. O painel dispõe de diversas aberturas onde podem ser encaixados muitos componentes adicionais de vários formatos e funções, graças ao sistema de montagem interligado patenteado, tal como os famosos blocos da Lego.
Encontramos a mesma abordagem nos painéis das portas, totalmente personalizáveis e inspirados nas portas de geladeiras: com superfícies lisas e design minimalista, podem ser equipados com bolsos de arrumação, suportes para garrafas e alto-falantes como e quando o cliente quiser.
Materiais inovadores nos bancos
Por meio de seus materiais, o Fiat Concept Centoventi explora novos horizontes de design, indo buscar inspiração em itens modernos do cotidiano e explorando inovadoras soluções tecnológicas e exclusivos processos de produção. Um dos muitos pontos de referência utilizados são os tênis, produtos de alta performance e símbolos da moda. Eles inspiraram os bancos do Centoventi, uma obra-prima da criatividade italiana (ou, melhor dizendo, da Fiat), obtida com a ajuda de parceiros industriais de topo. O banco, por exemplo, é feito de um inovador plástico produzido pela utilização de um processo exclusivo e patenteado, envolvendo uma nova fórmula que utiliza resinas poliolefínicas.
O resultado final é um material três vezes mais leve do que outros plásticos moldáveis, como espumas, e, além disso, é pintado diretamente no lote. Assim, ele não apresenta camada externa, tem aparência atraente e é macio ao tato. Além disso, este inovador plástico é antimicrobiano, resistente aos raios UV e completamente lavável. Sem esquecer que pode ser pintado numa infinita variedade de cores, incluindo metalizadas e peroladas ou com pigmentos claro ou carregado.
Painel patenteado e cluster ‘Lingotto’ de 20”
Em frente ao condutor encontra-se o inovador painel de peça única, que presta homenagem ao famoso e histórico “bolso” do Panda com um incrível sistema de orifícios patenteado pela Fiat para fixação personalizada e segura de uma variedade de acessórios – desde um suporte para copos a uma caixa de garrafas, um porta-luvas ou qualquer outra necessidade do cliente – tudo para proporcionar um ambiente mais acolhedor.
Tão revolucionário como o painel, o quadro de instrumentos disponibiliza duas soluções: a primeira, perfeita para a geração “Millenial”, faz do smartphone o coração do sistema, em combinação com a tela principal de 10 polegadas, enquanto a segunda opção, mais tradicional, exibe uma segunda tela integrada de 20”. Na primeira opção, sem custo extra, os condutores podem pendurar o telefone celular ou tablet no painel para navegar, ouvir música, receber e enviar mensagens etc.
O carro vira um dispositivo de mídia social
A ampla tampa traseira pode alojar um inovador dispositivo que possibilita que o Fiat Concept Centoventi supere o conceito de conectividade e se torne um verdadeiro dispositivo de mídia social, em que as mensagens podem ser partilhadas com o mundo exterior. Quando o veículo está em movimento, por razões óbvias de segurança, apenas mostrará o logo da Fiat, mas sempre que parar, o condutor poderá passar para o modo “messenger”. Além disso, o dispositivo digital situado na retaguarda pode facilmente transformar-se num cartaz publicitário que pode ser alugado para recuperar custos, como por exemplo, de estacionamento.
Autonomia elétrica modulável até 500 km
A liberdade de personalização é também clara na fonte de energia que conduz o Fiat Concept Centoventi. Consiste num conjunto de baterias modulares que oferecem uma grande flexibilidade de uso. Como padrão, o carro vem de fábrica com uma bateria para 100 km. Mas se for necessário maior capacidade, poderão ser adquiridas ou alugadas até três baterias adicionais, oferecendo um aumento de 100 km cada. As baterias extra são instaladas por debaixo do piso do veículo, nas concessionárias. Um trilho deslizante que suporta e conecta as baterias torna a instalação ou remoção mais fácil e rápida. Também pode ser disponibilizada uma bateria adicional, que pode ser montada por debaixo do assento; esta pode ser desconectada e carregada diretamente pelo utilizador em casa ou na garagem, tal como a bateria de uma bicicleta elétrica moderna. A capacidade total que pode ser alcançada é de 500 km.
Por fim, a tomada de carga múltipla está localizada na parte inferior do para-brisas. Trata-se, mais especificamente, de um cabo alojado sob a guarnição, que elimina a necessidade de existência de uma cavidade para inserir cabos na mala e que, devido à sua posição central, fica equidistante dos pontos de carregamento de cada lado, ou pode funcionar como um distribuidor para vários veículos em caso de partilha energética. A tomada acende no escuro e pode ser utilizada como uma lanterna elétrica e dispositivo de remoção de gelo do para-brisas.
Perfeito para trabalho e compartilhamento
Ideal para uso individual, o Fiat Concept Centoventi nasceu também para se tornar a futura estrela das frotas comerciais, assim como de sistemas de compartilhamento com outros usuários. O que não surpreende, uma vez que o Centoventi se distingue em todos os aspectos da mobilidade urbana. É o BEV mais acessível do mercado, parcialmente graças ao seu conjunto modular de baterias, assim como por ser mais fácil de limpar, reparar e manter, com risco inferior de danos e menores custos de propriedade.