Bridgestone anuncia planos para nova fábrica de pneus de corrida
Em apoio a esta renovação, a Bridgestone também anunciou planos para construir uma nova fábrica na cidade de Akron, Ohio, Estados Unidos. A unidade fabril atuará como a futura sede de fabricação de pneus de corrida da Firestone. O Centro de Produção Avançada de Pneus da Bridgestone (ATPC) estará localizado na mesma rua do Centro Técnico da Bridgestone Americas e a menos de 2 km da Oficina de Tecnologia Avançada da Bridgestone, onde atualmente são produzidos pneus de corrida. Os planos para o ATPC incluem tanto a nova construção quanto a renovação completa de uma estrutura existente.
A notícia foi compartilhada em um evento especial em Indianápolis que incluiu os líderes da IndyCar e da Bridgestone, a lenda do automobilismo Mario Andretti e o veterano piloto da IndyCar Ed Carpenter. Um segundo evento também foi realizado no Centro Técnico das Américas da Bridgestone, em Akron, com o bicampeão vencedor do Indy 500 Al Unser Jr.
“Os campeões confiam nos pneus Firestone há mais de um século, e as corridas sempre foram o campo de testes ideal para novas tecnologias que nos ajudam a evoluir e promover as ofertas de pneus de passageiros da nossa empresa”, afirma Philip Dobbs, diretor de marketing da Bridgestone Americas Tire Operations. “À medida que a NTT IndyCar series® continua ganhando força, estamos atraindo novos fãs para a marca Firestone e fortalecendo nosso relacionamento com os motoristas que usam os pneus duráveis e confiáveis da Firestone”, completa Dobbs.
“A Firestone tem sido uma grande parceira da IndyCar e está fazendo um grande investimento na NTT IndyCar series® com suas novas instalações em Akron”, afirma o presidente da IndyCar, Jay Frye. “Essa ampliação também reflete o compromisso da Firestone em ajudar a moldar o plano de competição de longo prazo da IndyCar”.
A Firestone está entrando em sua 20ª temporada consecutiva como a única fornecedora de pneus da NTT IndyCar series®. Ela produzirá e entregará mais de 26.000 pneus de corrida Firehawk para as equipes no calendário de 2019, incluindo mais de 6.000 pneus para atividades de pista relacionadas apenas à Indianapolis 500. As raízes da marca no esporte datam de 1911, quando a Indianapolis 500 inaugural foi vencida com pneus Firestone. Ao todo, “O Maior Espetáculo em Corridas” foi ganho com pneus Firestone 69 vezes – mais que o dobro de todos os outros fabricantes de pneus combinados.
“Comecei a pilotar com pneus Firestone 55 anos atrás e eles estavam no meu carro para o Indianapolis 500 de 1969, quando coloquei a mão na bandeira quadriculada”, disse Mario Andretti. “A confiança que sempre coloquei na Firestone foi consolidada naquele dia há 50 anos, quando pilotei no mesmo pneu traseiro direito por toda a corrida – e nunca me decepcionou. A Firestone sempre foi um parceiro confiável e estou ansioso por ver sua parceria com a IndyCar continuar”.
O novo ATPC continuará o legado de fabricação de pneus em Akron, que começou com a fundação da Firestone Tire and Rubber Company em 1900. Uma equipe de mais de 50 especialistas em fabricação de pneus e profissionais de fabricação na Oficina de Tecnologia Avançada mantêm essa tradição viva através da produção de mais de 60 especificações únicas de pneus de corrida para a temporada da NTT IndyCar series®. Toda a produção de pneus de corrida irá para as novas instalações nos próximos quatro anos, e os primeiros planos são para o local produzir seus primeiros pneus de corrida Firestone Firehawk para testes na NTT IndyCar Series® até o final de 2020.
“A comunidade de Akron e o desenvolvimento de pneus de corrida desempenharam papéis importantes no passado de nossa empresa e continuarão a gerar inovação para nós no futuro”, afirma Nizar Trigui, diretor de tecnologia da Bridgestone Americas. “Estamos orgulhosos de garantir que os pneus de corrida Firestone serão construídos em Akron, em breve, por muitos anos, em uma nova instalação que será tão inovadora quanto os pneus que produz”.
Além de fornecer tecnologia de pneus e suporte na pista, a Firestone continuará a ser um parceiro essencial na comercialização e promoção da NTT IndyCar Series®. A ativação abrangente da marca ao longo da temporada inclui o envolvimento de fãs, patrocínios e sinalização em vários locais, programas robustos de mídia social e digital, mídia tradicional e hospitalidade.