Daimler Trucks bate recorde de vendas em 2018
Com 38,3 bilhões de Euros, a receita também foi significativamente maior do que no ano anterior (2017: 35,8 bilhões de Euros). O EBIT da Daimler Trucks atingiu outro nível recorde, de 2.753 milhões de Euros em 2018, superando em 16% o resultado do ano anterior, de 2.383 milhões de Euros. Seu retorno sobre vendas foi de 7,2% (2017: 6,7%), com lucro de 1,4 bilhão de Euros.
A número um da indústria de veículos comerciais está timidamente otimista para 2019. A Empresa prevê um aumento nas vendas, caso as condições gerais do mercado continuem favoráveis no mundo todo. Dessa forma, o Grupo busca alcançar um retorno sobre as vendas de 7% a 9% neste ano.
“2018 foi o ano de maior sucesso na história da Daimler Trucks. Aproveitamos os ventos favoráveis dos principais mercados e atingimos novos recordes de vendas, receita e lucro. Nossos resultados do ano passado provam que temos os produtos e serviços certos para os mais diversos mercados e regiões. Nossos clientes movimentam o mundo – e nossa tarefa compartilhada na Daimler Trucks e na Daimler Buses para 2019 será oferecer a eles o melhor suporte possível”, afirma Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler AG, responsável pela Daimler Trucks & Daimler Buses.
Mundialmente bem posicionados para mais crescimento em 2019
A Daimler Trucks está preparada para atender os mercados e as regiões mais importantes do mundo em 2019. Na América do Norte, por exemplo, a empresa está prestes a lançar o novo Freightliner Cascadia, o primeiro caminhão de condução parcialmente autônoma produzido em série nos Estados Unidos.
No Brasil, a Mercedes-Benz foi novamente líder de mercado. Na Europa, a Mercedes-Benz Trucks irá fortalecer a sua posição de liderança com o lançamento do New Actros em junho de 2019.
Com a marca BharatBenz, a Daimler India Commercial Vehicles (DICV) é a única fabricante de atuação global a ter sucesso no mercado indiano. Desde o início da produção, em 2012, a DICV já entregou mais de 100.000 caminhões fabricados em Chennai. Um em cada cinco veículos foi para um dos 50 mercados de exportação. Com cerca de 22.500 unidades vendidas no ano passado, a Índia representou um dos cinco mercados mais importantes para a Daimler Trucks.
Já a Daimler Trucks Asia irá inaugurar o novo Centro de Design da FUSO em Tóquio no mês de março. Como suas marcas irmãs Mercedes-Benz e Freightliner, o FUSO Super Great poderá ser conduzido em modo parcialmente autônomo (Nível 2) a partir de novembro. Na China, o maior mercado de caminhões do mundo, a Daimler Trucks e sua parceira de joint venture Foton venderam mais de 100.000 caminhões Auman no ano passado.
O eActros dá início ao transporte livre de emissões
A Daimler Trucks é líder no campo da eletrificação de veículos comerciais há anos. Em parceria com seus clientes, está testando possíveis aplicações nas quais a mobilidade elétrica é economicamente viável e possível sem uma infraestrutura pública. Como exemplo, a Mercedes-Benz Trucks iniciará um teste prático nesta primavera com um eActros na estrada B462 na Alemanha, próxima a Rastatt (Baden-Württemberg), em parceria com a empresa de transporte Logistik Schmitt.
O modelo Mercedes-Benz de 25 toneladas rodará diariamente cerca de 168 km em operação com três turnos, silenciosamente e sem emissões. Depois disso, testes comparativos serão realizados com o eActros, como sendo um caminhão com semirreboque de maior tonelagem e alcance no projeto com rede aérea eWayBW, que deve começar na primavera de 2020, após a instalação da infraestrutura.
Para Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, “tudo indica que estamos no rumo certo com o conceito do eActros. Estamos muito felizes com o fato de a Logistik Schmitt estar usando o eActros na área de Murgtal e esperamos receber outras notícias interessantes quanto à prática operacional também no que diz respeito a testes comparativos posteriores no projeto da rede aérea”.
Caminhões elétricos de todos os segmentos em uso pelos clientes
A Daimler Trucks é a única fabricante global que oferece caminhões totalmente elétricos em todos os segmentos: o leve FUSO eCanter, o médio Freightliner eM2 e os modelos pesados eActros da Mercedes-Benz, eCascadia da Freightliner e E-FUSO Vision One.
Com o FUSO eCanter e o eActros da Mercedes-Benz, os veículos já estão sendo testados em operações de clientes nos Estados Unidos, Europa e Japão. Em dezembro de 2018, a Freightliner entregou o primeiro Freightliner eM2 para a Penske Truck Leasing Ltd. nos Estados Unidos.
Em junho de 2018, a Daimler Trucks colocou todas as suas atividades de eletrificação voltadas a caminhões e ônibus sob o teto do E-Mobility Group, que define a estratégia para todos os componentes e veículos elétricos completos das marcas e divisões do Grupo. Além disso, o EMG está desenvolvendo uma arquitetura globalmente uniforme, que poderá ser comparada com a estratégia de plataforma global bem-sucedida para sistemas de propulsão convencional e principais componentes.
Condução autônoma e conectada na produção em série
A Daimler Trucks também levou a condução autônoma de caminhões a um nível mais alto no ano passado. Com o New Actros, ela apresentou as primeiras séries de caminhões com funções de condução semiautônoma (Nível 2) no IAA 2018, o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha. Este Actros gera mais segurança para todos os usuários das estradas, aumenta a eficiência para os proprietários, graças à MirrorCam de série, e amplia significativamente o espaço de trabalho do motorista.
Outra estreia mundial ocorreu em janeiro de 2019, na feira de eletrônicos “Consumer Electronics Show – CES” de Las Vegas, nos EUA. Com o novo Cascadia da Freightliner, a Daimler Trucks North America está lançando o primeiro caminhão de produção em série parcialmente autônomo na América do Norte.
A partir deste ano, a Daimler Trucks também está disponibilizando a condução parcialmente autônoma a seus clientes da Ásia com o Super Great da FUSO. Depois da introdução da condução parcialmente autônoma (Nível 2), a empresa agora está focando no desenvolvimento de caminhões altamente autônomos (Nível 4). Nesse contexto, a Daimler Trucks anunciou na CES que vai investir 500 milhões de Euros (cerca de 570 milhões de dólares) no desenvolvimento de caminhões altamente autônomos (Nível 4) nos próximos anos.