Nova Ram Heavy Duty 2019 é referência em desempenho, capacidade, tecnologia e luxo
Sistema de transmissão
Motores: o turbo Diesel de alto rendimento Cummins de 6,7 litros atinge 1.000 lb.-pés.
Com uma longa lista de inovações, o novo Turbo Diesel de alto rendimento Cummins de 6,7-litros I6 oferece até 138kgfm de torque a 1.800 rpm e 400 cavalos a 2.800 rpm. As mudanças começam com cilindros revestidos com grafite compactado, passando por pistões mais leves e mais robustos com anéis de baixa fricção. Este conjunto se conecta ao virabrequim que, agora, passa a ser apoiado em novos mancais, garantindo menos ruído e vibração. De um modo geral, o novo Turbo Diesel Cummins é 27 kg menos pesado que o propulsor da geração anterior, oferecendo mais potência e torque. O acréscimo de potência e torque (aliás, torque recorde na categoria, com nada menos que 138 kgfm ) se da também graças ao novo cabeçote que incluem novas válvulas, mais leves e com melhor passagens dos gases, assim como o novo coletor de escapamento que reposiciona o turbo compressor de geometria variável.
A segunda variante do Turbo Diesel Cummins também oferece impulso de desempenho com 370 cv a 2.800 rpm e 117 kgfm de torque a 1.700 rpm.
O motor standard na Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 foi aprimorado para o comprovado e potente HEMI V8 de 6.4 litros, oferecendo 410 cv a 5.600 rpm e 59 kgfm de torque a 4.000 rpm para atender os requisitos de carga e reboque de um usuário para trabalho pesado.
Transmissões
Os modelos Ram 3500 Heavy Duty equipados com Turbo Diesel Cummins de 6,7 litros de alto rendimento empregam o câmbio Aisin AS69RC de seis velocidades automático controlado eletronicamente. Essa transmissão é projetada para operar com o torque colossal do motor Turbo Diesel e níveis de peso de veículo aumentados enquanto oferece uma troca de marchas aprimorada. Juntamente com as inovações de hardware, a Aisin AS69RC utiliza um novo controlador de transmissão com o dobro de memória do anterior e um processador dual-core. Isso resulta em trocas de marcha mais rápidas e precisas em condições de rodagem e carga.
As picapes Ram Heavy Duty alimentadas pelo Turbo Diesel Cummins de 6,7 litros são equipadas com uma versão significativamente atualizada da transmissão automática de seis velocidades 68RFE. As mudanças projetadas para melhorar a qualidade de troca de marcha controlada eletronicamente incluem novos controles de solenoide de força variável para a embreagem de conversor de torque. Um novo acumulador reverso melhora a sensação de troca de marchas ao mudar da ré para a de estacionamento. As trocas de marchas de Drive para Park também foram aprimoradas por meio de um controle hidráulico refinado.
Pela primeira vez na Ram Heavy Duty, o HEMI V8 de 6,4 litros vem acoplado à transmissão automática macia de oito velocidades TorqueFlite 8HP75. Mais de 40 mapas de troca de marcha individual estão disponíveis para otimizar os pontos de mudança para economia de combustível, desempenho e dirigibilidade. As transmissões utilizam tecnologia de câmbio eletrônico, eliminando a conexão mecânica entre a transmissão e o seletor de engrenagem. A Ram Heavy Duty 2019 utiliza um inovador mostrador e-shift giratório do lado esquerdo do console central do painel de instrumento, liberando o espaço tradicionalmente ocupado por um console ou alavanca de câmbio montada na coluna.
Caixas de transferência
As versões de tração nas quatro rodas dos modelos Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 são equipadas com uma caixa de transferência temporária BorgWarner. O motor HEMI V8 de 6,4 litros e variante Turbo Diesel de 6,7 litros Cummins possuem acionamento elétrico através de uma caixa de transferência de transmissão eletrônica (BW 44-46) ou manual (BW 44-47), dependendo do modelo. As picapes Ram Heavy Duty com versão Turbo Diesel de 6,7 litros Cummins são equipadas com uma caixa de transferência BorgWarner (BW 44-48) temporária totalmente nova. Essa caixa é projetada para operar com cargas de entrada maiores para capacidade máxima de reboque de até 15,9 toneladas.
Eixos
Os novos eixos dianteiros e traseiros na Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 foram projetados para aprimorar a durabilidade, operar com carga e recursos de reboque líderes da indústria e minimizar o NVH, assim como tirar proveito das oportunidades de otimizar o peso. A Ram 3500 Heavy Duty é oferecida com um eixo traseiro AAM com 12 polegadas a mais totalmente novo para operar com potência e capacidade líder de sua classe.
Engenharia
A Ram Heavy Duty 2019 é a picape mais robusta e de maior capacidade no segmento para reboque de até 15,9 toneladas e capacidade de carga de 3,5 toneladas. Mas essa grande capacidade é irrelevante se o caminhão falhar em oferecer confiança ao motorista. A Ram redefine a frase “você nem mesmo sabe que tem algo atrás” ao rebocar ou transportar.
Chassi
Os caminhões Ram Heavy Duty apresentam chassis totalmente novos construídos com 98,5% de ação de alta resistência, seis barras transversais separadas, travessas principais hidroformadas e travessas traseiras totalmente encaixotadas para ótima resistência e eficiência de massa. Embora a nova Ram Heavy Duty seja mais resistente e mais capaz, os materiais leves do chassi, sistema de transmissão e seu capô de alumínio reduzem o peso geral em até 65 kg. Dois Módulos de Massa Regulada Ativa (ATMM) montados nas travessas do chassi buscam vibrações desfavoráveis e aplicam contramedidas para eliminá-las.
Travessas de chassi dianteiras largas permitem que as molas de suspensão dianteiras fiquem levemente posicionadas para fora – um fator que permite a geração de rigidez de rodagem positiva. Na porção traseira do novo chassi a estrutura inclui travessas traseiras totalmente encaixotadas. A barra transversal estrutural de eixo traseiro com provisões engate de quinta roda e pescoço de ganso receberam inovações na 2019 para acomodar a maior capacidade de reboque.
Nos veículos equipados com o pacote de câmera auxiliar opcional, o conector de para-choque de 4/7 pinos padrão é substituído por um conector de 12/7 pinos para suportar a opção de câmera remota (acessório Mopar® disponível). Um sistema de suporte de câmera de alta definição traseiro, montado manualmente é padrão com imagem dinâmica no monitor de 12, 8,4 ou 5 polegadas. Também a câmera de visualização de carga na Luz de Freio Montada na parte superior central (CHMSL) oferece uma visão da plataforma para facilitar a conexão aos reboques de quinta roda ou de pescoço de ganso, assim como o monitoramento de cargas de plataforma.
Suspensão
As picapes Heavy Duty geralmente possuem uma suspensão equipada para cargas pesadas e constantes. Isso resulta em uma rodagem mais firme quando descarregada. A Ram Heavy Duty 2019 inclui Amortecimento de Resposta de Frequência (FRD) de impacto em todos os quatro cantos. As válvulas de FRD de impacto se ajustam automaticamente ao tipo de resposta de roda vertical, permitindo que a Ram Heavy Duty tenha suspensão como a de um carro esportivo e suspensão flexível em um terreno irregular. Os engenheiros acrescentaram molas progressivas e renovaram as buchas do sistema de suspensão, incluindo o projeto de mola de cinco elos exclusivo na Ram 2500, oferecendo melhores características de transporte de carga e articulação aprimorada sobre obstáculos quando comparado a um sistema de feixe de mola.
Uma suspensão a ar traseira de nível ativo exclusiva de sua classe está disponível tanto na Ram 2500 quanto na Ram 3500 e inclui um novo modo de abaixamento de plataforma para facilitar ao máximo o engate de reboque mais pesado. A Ram 2500 2019 utiliza dois air-bags para substituir as molas helicoidais. A capacidade de carga não é sacrificada e a rodagem e dirigibilidade inigualáveis da Ram 2500 ficam ainda mais fáceis, desbancando a concorrência com duas doses de inovação de fabricação (a mola de cinco elos com uma opção de suspensão a ar). A Ram 3500 apresenta um sistema de feixe de mola traseiro Hotchkiss com suspensão a ar opcional. Com a adição de air-bags complementares, os engenheiros da Ram foram capazes de suavizar os feixes de mola de carga pesada, permitindo um movimento de suspensão mais descarregado.
Na dianteira, uma nova estrutura de barra transversal de suspensão de duas peças adiciona uma interface soldada mais longa e maior resistência ao chassi. A linha Ram Heavy Duty apresenta uma suspensão dianteira de três elos avançada para garantir rigidez de rodagem.
Freios
Um novo sistema de frenagem atualiza pinças, servo-freio e cilindro mestre. Combinado com um deslocamento de pedal de maior relação, a Ram Heavy Duty 2019 oferece uma execução mais confiante e robusta com menos esforço para o motorista. O sistema reprojetado também oferece distâncias de frenagem mais curtas e frenagem que corresponda à maior capacidade.
Carroceria
Diversos elementos de carroceria foram atualizados para um aço de alta resistência nas picapes Heavy Duty 2019. Os esforços adicionais para um veículo leve consistem em um capô de alumínio que contribui para uma redução de peso geral de 65kg no modelo de volume.
Através de análise de túnel de vento e 4,82 milhões de quilômetros de testes de durabilidade em operação real, os engenheiros criaram a Ram Heavy Duty mais silenciosa mesmo com um coeficiente de arrasto líder de segmento de 0,409. Inovações para melhorar o Ruído, Vibração e Aspereza (NVH) incluem novas hidromontagens do pilar C, dispositivos anti-vibração, novas montagens de motor, cancelamento de ruído ativo e novas fixações de sistema de escape.
Segurança e proteção
As novas picapes Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 incluem mais de 100 elementos de segurança e proteção disponíveis, incluindo uma gama de sistemas ativos e passivos para auxiliar o motorista e passageiros, oferecidos em todos os modelos.
Frenagem de Emergência Automática (AEB), monitor de câmera de 360 graus e pressões de pneu selecionáveis são apenas algumas das novas tecnologias especializadas encontradas nas novas picapes Ram. Uma vez que a linha Ram Heavy Duty é projetada pensando na capacidade, faz sentido que muito da tecnologia fosse aprimorada a partir do uso em carros de passeio. Por exemplo, o Monitoramento de Pressão de Pneu, que pode monitorar até seis pneus na picape, agora inclui monitoramento de pressão de pneu do reboque para até 12 pneus. Embora uma câmera de ré seja um recurso padrão na maioria dos veículos, a Ram Heavy Duty oferece uma segunda câmera traseira (câmera de visualização de carga) para monitorar a carga na plataforma. Ela também pode ser usada para alinhar os reboques de quinta roda e pescoço de ganso, uma tarefa comum da picape Ram Heavy Duty. Como a primeira de sua categoria, os sensores de ré da Ram 3500 incluem sensores projetados especificamente para cobrir a largura adicional das rodas duplas traseiras, fornecendo uma visão mais ampla de cobertura ao dar marcha à ré com visão limitada.
A nova Ram Heavy Duty utiliza uma variedade de aços de alta resistência no chassi, painéis de carroceria e estrutura de núcleo para maximizar o desempenho de impacto e reduzir o peso geral, incluindo os pilares A, B e C, a estrutura dianteira e vigas de porta. As soldas de ponto de maior resistência reduzem a exposição ao calor do metal de entorno para manter a resistência e durabilidade de longo prazo.
Interior
Para 2019, todos os novos recursos, tecnologia e materiais premium ajudam a Ram Heavy Duty repaginada a continuar sua liderança com um interior com qualidade, tecnologia e luxo. Cada nível de acabamento é unicamente caracterizado para refletir sua identidade individual.
O novo painel de instrumentos combina uma aparência robusta e estruturalmente interdependente, posicionando os controles centrais para cima e em direção ao motorista, melhorando o manuseio geral dos controles de sistema. A Ram Heavy Duty 2019 apresenta o Uconnect 4C NAV com uma tela sensível ao toque de 12 polegadas totalmente configurável, que pode exibir apenas um aplicativo, tais como mapa de navegação, em toda a tela de 12 polegadas, ou pode ser dividida na metade, operando dois diferentes aplicativos ao mesmo tempo. Os controles HVAC redundantes e um novo grupo de interruptores ergonômico aprimorado oferecem melhor aparência e feedback.
A nova Ram Heavy Duty 2019 oferece um monitor de informações ao motorista com animação 3D colorido de 7 polegadas com função reconfigurável que permite que o condutor personalize as informações dentro do painel de instrumento. O monitor é projetado para comunicar visualmente as informações, usando gráficos e texto de forma rápida e fácil.
Em todos os níveis de acabamento, a Ram Heavy Duty 2019 apresenta um botão de partida e um mostrador e-shifter giratório reprojetado (somente HEMI V8). A nova área do câmbio também agrupa de forma inteligente novos botões de recursos, incluindo Controle de Colina Descendente, controles de caixa de transferência e trava de eixo (quando equipado).
Um sistema de cancelamento de ruído ativo e vidro acústico reduz os sons ambiente da cabine em aproximadamente 10 db – a Ram Heavy Duty mais silenciosa de todas. O novo sistema HVAC oferece 30% mais fluxo de ar em níveis de ruído inferiores, incluindo ventilação de descongelamento maior para melhor desempenho. Todos os novos elementos de aquecimento elétricos em dutos nos modelos a diesel ajudam a agilizar o aquecimento da cabine em dias frios, e maiores controles de sistema e novos dutos de painel maiores funcionam melhor quando as mãos estão com luvas.
Com até 258l de volume de armazenamento interior na Mega Cabine exclusiva incluindo dois compartimentos atrás dos assentos traseiros, a Ram Heavy Duty 2019 oferece uma capacidade de armazenamento adicional de 120% quando comparada à concorrente mais próxima. O console central repaginado é uma obra de arte útil e complexa com mais de 12 combinações de armazenamento diferentes. De 19,7 a 22,6 litros, o console inclui uma área de base de carregador mais ampla com carregamento sem fio opcional, que pode manter um tablet pequeno ou um smartphone. Uma bandeja porta copo deslizante de três posições pode ser encaixada sob o descanso de braço central para revelar um compartimento de armazenamento profundo projetado para guardar um laptop de 15 polegadas.
Exterior
Linhas robustas combinadas com uma estética de projeto “interdependente” também funcionam para melhorar a aerodinâmica e agregar capacidade e tecnologia líderes de mercado. Cada Ram Heavy Duty se beneficia dos novos recursos especificamente projetados para atender a cada estilo único do modelo. Em vez de um foco tradicional individual nos elementos de estilo, os projetistas combinaram elementos que influenciam cada forma, resultando em uma aparência mais integrada que se alinha aos recursos mecânicos. Por exemplo, a grade, o capô e os para-lamas compartilham peças de um modelo em relação ao outro, assim como o painel de instrumentos e console central.
A Ram Heavy Duty 2019 cria uma aparência arrojada e única que os clientes poderão chamar de sua. Interdependente com um novo capô mais leve de alumínio, uma abertura de grade dianteira maior e mais agressiva resulta em confiança e robustez. A Ram Heavy Duty 2019 está disponível em seis estilos diferentes de grade com uma orientação completa a partir de um foco histórico. O novo para-choque dianteiro é cortado com aberturas maiores, fornecendo o maior turbo intercooler que Ram já adaptou para suas picapes. Mais de 20 sensores ao redor da Ram Heavy Duty são integrados de maneira suave para torná-los imperceptíveis. Uma entrada de ar removível ajuda a moldar a maior aerodinâmica que a Ram Heavy Duty já ofereceu.
Três variações de faróis estão disponíveis oferecendo a melhor iluminação do segmento: Halógeno, totalmente de LED/refletor e totalmente de LED/projetor com Sistema de Iluminação dianteira (AFS) adaptável para até 15 graus de movimento na direção esperada de percurso. A lateral da picape flui com o estilo da marca Ram. Uma linha desenhada lateral da carroceria une as portas da cabine e o para-choque dianteiro. Um projeto de degrau lateral interdependente totalmente novo incorpora os padrões de banda de rodagem profunda e um logotipo R-A-M.
A nova Ram Heavy Duty continua a oferecer o melhor armazenamento de plataforma que pode ser trancado no segmento com RamBox. O Sistema de Gestão de Carga RamBox líder do setor inclui compartimentos de armazenamento versáteis, à prova d’água, que podem ser trancados, iluminados e que podem ser drenados construídos nas travessas da plataforma. Novo para a 2019, o RamBox oferece tomada de 115-volts com até 400-watts de alimentação.
Ao redor da maior cabine do segmento, a equipe de projeto trouxe cores únicas e materiais premium para cada nível de acabamento da Ram Heavy Duty 2019. Cada modelo cria sua própria declaração “Hero” única com cores, emblemas, rodas, grades e outros recursos.
Uconnect 4C NAV com monitor de 12 polegadas
A Ram Heavy Duty 2019 oferece uma tela sensível ao toque de 12 polegadas reconfigurável com gráficos personalizados para diversos modelos Ram e conectividade de última geração. A personalização é facilitada com a nova tela dividida, permitindo duas aplicações diferentes para a configuração desejada, tal como controles Apple CarPlay e HVAC, ou um aplicativo, tal como navegação por toda a tela.
A nova Ram Heavy Duty 2019 oferece quatro sistemas de áudio para mergulhar os passageiros na melhor experiência sonora, incluindo Sistema de Áudio Harman Cardon de 750-watts com 17 falantes e um subwoofer de 8 polegadas.
O Uconnect 4C exclusivo do segmento com monitor de 12 polegadas também oferece o próximo nível de entretenimento de áudio com SiriusXM com 360L. O novo serviço permite que os motoristas e passageiros descubram mais do que o SiriusXM oferece baseado em suas preferências de audição, incluindo a inédita e exclusiva programação sob demanda SiriusXM. Benefícios do novo SiriusXM com 360L incluem mais canais (agora mais de 200), acesso a milhares de horas de programação gravada sob demanda e ofertas play-by-play esportivas aprimoradas. As recomendações de conteúdo inteligentes permitem que os ouvintes descubram mais, baseados nos hábitos de audição. Perfis do ouvinte individual permitem que diversos motoristas e passageiros personalizem e mantenham suas próprias programações, selecionem preferências e continuem a partir de onde eles pararam.
Fabricação
A Ram Heavy Duty 2019 é produzida na planta de montagem de Saltillo em Coahuila, México.