Conceito de sedã esportivo Nissan IMs faz estreia mundial no Salão de Detroit
“Este audacioso conceito, o Nissan IMs, representa o nascimento de um segmento totalmente novo de veículos: sedã esportivo elevado e eletrificado”, disse Denis Le Vot, vice-presidente sênior do Comitê de Gerenciamento da Nissan América do Norte, durante a coletiva de imprensa da marca japonesa no evento. “Faz sentido que a primeira montadora a lançar um elétrico para o mercado de massa traga o futuro do sedã esportivo elétrico de alto desempenho”, completou.
Le Vot também anunciou que, após a estreia da semana passada do Nissan LEAF e + da 2019, no Consumer Electronics Show, a Nissan lançará mais sete veículos elétricos até 2022. Os designs exteriores e interiores únicos do conceito de IMs são possíveis graças à inovadora tecnologia elétrica e autônoma que incorpora a Nissan Intelligent Mobility, a visão da empresa para mudar a forma como os carros são movidos, impulsionados e integrados na sociedade.
A tração do IMs consiste em dois motores elétricos (dianteiro e traseiro) e uma bateria de recarga rápida de 115 kWh, que entrega 483 cv (360 kW) e 81,57 kgfm (800 Nm) de torque. O resultado é um equilíbrio de peso dianteiro-traseiro ideal, tração excepcional sobre superfícies lisas de direção e excelente desempenho nas curvas. Graças a uma suspensão a ar avançada que se adapta a diferentes situações de condução, o conceito de IMs possui uma qualidade de condução suave e sedosa e um caráter de curvas planas.
Com uma autonomia estimada de 380 milhas (610 km) com uma única recarga da bateria, o IMs se equipara ao nível de desempenho de seus pares equipados com um motor a gasolina. O exterior transforma o estilo de um sedã tradicional em um veículo com proporções provocantes, caráter esportivo e excelente aerodinâmica. Exclusivo da Nissan, também combina perfeitamente qualidades futuristas de alta tecnologia com toques japoneses intemporais.
A linguagem de design V-motion da Nissan, que é incorporada em toda a linha de modelos da Nissan de 2019, é enfatizada no painel dianteiro sem grade da frente do IM através da forma e posicionamento dos faróis. O design de iluminação em forma de V, ousado e fino, é proeminente e prático, conferindo a todo o veículo uma aparência futurista, mas distinta, da Nissan, enquanto as rodas agressivas de 22 polegadas contribuem para a atitude esportiva do veículo.
No modo Autonomous Drive, os faróis e a combinação de luzes traseiras se tornam azuis e a iluminação viaja continuamente de frente para trás para notificar os pedestres e outros motoristas sobre seu status autônomo.
O exterior também possui luzes traseiras holográficas e uma estrutura de quatro portas sem colunas B e com portas traseiras de abertura reversa para facilitar o acesso interior. Para enfatizar seu caráter japonês, um tradicional padrão geométrico “Asanoha” foi aplicado em ouro sobre a superfície do teto de vidro escuro. O padrão é usado em todo o veículo, inclusive nas rodas e no interior da cabine. A carroceria é finalizada com uma tinta especial de “metal líquido” que pretende sugerir um mineral imaginário na lua. As qualidades dessa cor, inspiradas no quimono japonês, realçam de forma sutil a forma escultural única e bela do conceito de MI, com mudanças na gradação.
O interior do conceito de IM representa uma maneira inteiramente nova de visualizar como os futuros passageiros viajarão em um mundo autônomo. Colocando uma prioridade no espaço interior do veículo, todos os componentes do trem de força foram colocados completamente debaixo do piso da cabine. No modo de condução manual, o interior do conceito das IMs torna-se um cockpit centralizado no condutor com tecnologia avançada de assistência ao condutor e telas de informação de vários níveis, proporcionando total controlo do veículo ao condutor.
No modo de direção autônoma, o conceito de mensagens instantâneas pode se transformar de um carro envolvente em um veículo totalmente autônomo, permitindo que o motorista interaja com os passageiros, alcance o trabalho ou simplesmente aproveite as inúmeras opções de entretenimento. Dominando o espaço traseiro está o inovador banco “Premier Seat”. Este banco de proporções avantajadas surge do banco traseiro de três assentos quando as posições laterais são rebatidas. A configuração triangular dos bancos também é ideal do ponto de vista das viagens executivas, permitindo que o ocupante maximize seu tempo ao fazer, por exemplo, um trajeto entre o escritório e uma aeronave executiva.
O tratamento de cor interior utiliza materiais mais escuros em contraste com o exterior mais leve e simples. Detalhes dourados são encontrados em todo o interior, proporcionando elementos de luz para o interior da mesma forma que as telas de portas de papel japonesas fornecem luz para as tradicionais salas de tatami japonesas.