Novo Porsche 718 T: redução para elevar o prazer ao dirigir
Nos modelos da Porsche, tradicionalmente a letra “T” significa “Touring” e é sinônimo de prazer ao dirigir na sua forma mais pura. O 718 T estará em casa nas estradas cheias de curvas do interior, oferecendo a alegria da condução dinâmica como seu objetivo supremo. O modelo de dois lugares dá forma a essa filosofia através de uma enxuta gama de acessórios. Eles incluem puxadores pretos nos painéis das portas e bancos esportivos com ajustes de duas posições, seção central em tecido Sport-Tex preto e o logo “718” bordado nos apoios de cabeça.
O módulo do Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicações) também foi substituído por um grande espaço para objetos, embora compradores que não queiram deixar de lado o sistema de entretenimento possam pedi-lo sem custo adicional. Juntas, essas medidas compensam o peso adicional criado pela instalação do filtro de partículas de gasolina (GPF).
No interior, a personalidade do 718 T é ressaltada por vários toques esportivos: o luxuoso estofamento e a cobertura de couro significam que o volante esportivo GT de 360 milímetros com comando Mode proporciona uma pegada especialmente segura. Outros logos “Boxster T” ou “Cayman T” adornam os mostradores pretos dos instrumentos. Os frisos decorativos do painel de instrumentos e do console central se destacam com um acabamento em preto brilhante. Logos “Boxster T” ou “Cayman T” também aparecem nas soleiras das portas.
O exterior do Porsche 718 T é caracterizado por sua poderosa aparência. Com rodas de liga de 20 polegadas pintadas de cinza titânio com alto brilho, combinadas ao chassi PASM com a carroceria rebaixada em 20 milímetros, seu visual se destaca nas estradas. As coberturas dos espelhos em cinza ágata e os logos “718 Boxster T” ou “718 Cayman T” nas laterais deixam clara a versão dos modelos, que também podem ser identificados por trás pelas ponteiras duplas do escapamento na cor preta, posicionadas no centro, revestidas de cromo. Em termos de cores exteriores, os compradores podem escolher entre Preto, Vermelho Indian, Amarelo Racing e Branco, além das metálicas Branco Carrara, Preto Profundo e Prata GT. A Porsche também está oferecendo as cores especiais Laranja Lava e Azul Miami. Com a mudança no equipamento, os compradores do 718 T podem obter uma vantagem de preço entre 5 e 10% em comparação com um modelo básico similar.
O motor turbo horizontal de 220 kW (300 cv) acelera com força o Porsche 718 T e atinge até 7.500 rotações por minuto. O motor turbo de quatro cilindros e 2,0 litros atinge seu torque máximo de 380 Nm a 2.150 rpm e o carro tem peso líquido de 1.350 quilos (1.380 kg na versão com transmissão PDK). Graças a uma relação peso-potência de 4,5 (4,6) kg/cv, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 (4,7) segundos. A velocidade máxima do veículo é 275 km/h.
O pacote Sport Chrono, incluído de série no 718 T, disponibiliza os modos de condução Normal, Sport, Sport Plus e Individual, que podem ser selecionados através do seletor de modo de condução instalado no volante. Os modos Sport e Sport Plus ativam características mais esportivas tanto no sistema de gerenciamento do motor como no acelerador, com a função de dupla embreagem auxiliando o condutor nas reduções de marchas com o câmbio manual. O modo Sport Plus apura ainda mais a dirigibilidade do 718 T, garantindo uma configuração mais esportiva do Porsche Active Stability Management (PASM – gerenciamento ativo da estabilidade), do posicionamento ativo da carroceria Porsche Active Drivetrain Mounts (PADM – coxins ativos do trem de força) e da transmissão opcional PDK de dupla embreagem. Em combinação com a transmissão PDK, a função Launch Control (controle de largada) e o botão Sport Response (resposta esportiva) no centro do seletor de modo de condução no volante também estão disponíveis para o uso.
Um item especial deste modelo é a montagem dinâmica da caixa de câmbio – o sistema PADM – que diminui as vibrações na área do motor e câmbio e reduz movimentos que poderiam afetar a dinâmica de condução devido à massa total do trem de força. Ela combina as vantagens das montagens rígida e macia da caixa de câmbio: o comportamento de direção torna-se claramente mais preciso e estável durante as transferências de carga e em curvas rápidas. O conforto não é afetado em pisos irregulares.
Na Alemanha, o Porsche 718 Cayman T custa a partir de 63.047 euros e o 718 Boxster T, a partir de 65.070 euros, incluindo o imposto de valor adicionado e o equipamento específico para o país. Os novos modelos já estão disponíveis para encomenda nos países da União Europeia e outros mercados que aplicam os mesmos padrões. Os modelos estão previstos para comercialização no Brasil, porém a previsão de chegada está em definição.