Ford apresenta novo SUV de luxo Lincoln Aviator em Los Angeles
O Lincoln Aviator oferece a opção de tração nas quatro rodas e motor a gasolina ou híbrido. Seu motor V6 de 3.0 litros com dois turbocompressores gera nada menos de 400 cavalos e 55,3 kgfm de torque, com transmissão automática SelectShift de 10 velocidades para acelerar sem esforço.
A versão híbrida Aviator Grand Touring traz um nível ainda maior de desempenho: 450 cv e torque de 82,9 kgfm. Ela também tem dois modos adicionais de direção, Pure EV e Preserve EV, para gerenciar o uso da energia elétrica. O painel de LCD configurável de 12,3 polegadas exibe todos os ajustes do veículo com gráficos dinâmicos e fáceis de ler.
“O Aviator representa o melhor do DNA da Lincoln e indica a direção da marca no futuro, com elegância, desempenho sem esforço e conforto inigualável”, diz Joy Falotico, presidente da The Lincoln Motor Company.
Entre outros refinamentos, o Lincoln Aviator tem um sistema de suspensão que rebaixa automaticamente o veículo para dar boas-vindas ao motorista, junto com a iluminação de assinatura. Sua nova tecnologia “Phone As Key” permite travar e destravar as portas, abrir o porta-malas e dar a partida no veículo por um aplicativo no smartphone, sem a chave tradicional, além de memorizar os ajustes dos bancos, espelhos, coluna de direção e som. Com o recurso é possível gerar até quatro “chaves” para outras pessoas usarem o carro. Se o telefone ficar sem bateria, também é possível abrir e ligar o veículo por meio de senhas.
Tecnologia e conforto
Outra tecnologia nova do Lincoln Aviator é a suspensão adaptativa com uma câmera que escaneia constantemente a pista e permite “ver” buracos e irregularidades na estrada, ajustando instantaneamente a suspensão para garantir uma rodagem suave.
O SUV traz também um pacote avançado de tecnologias de assistência, o Lincoln Co-Pilot360 Plus. Entre as novidades, há um sistema que lê os sinais de trânsito e ajusta a automaticamente a velocidade do veículo, além de assistente de manobras evasivas e estacionamento totalmente automático.
Na cabine, o design do Aviator tem como proposta criar um santuário de tranquilidade. Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico em 30 direções e função de massagem. O sistema de áudio Revel Ultima 3D, com 28 alto-falantes, recria a experiência sonora de uma sala de concerto. E os seus cerca de 25 avisos sonoros foram criados especialmente pela Orquestra Sinfônica de Detroit.
Jennifer Prescott, supervisora de harmonia veicular da Lincoln, avaliou mais de 125 opções de sons com seu time antes de passar a seleção final para os músicos. “Realmente acho que eles pensaram que eu sou louca”, ela lembra, rindo. “Mas quisemos garantir que cada detalhe desse carro fosse perfeito”, concluiu.