Mercedes-AMG CLS 53 chega ao Brasil com performance e eficiência

0
Postado 2 de novembro de 2018 por bisponeto em
Com nova motorização e detalhes inéditos de estilo e tecnologia, o modelo Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ chega ao Brasil, introduzindo o conceito de coupé com quatro portas. O automóvel conta com o novo motor de seis cilindros em linha da Mercedes-Benz: o motor eletrificado com 3,0 litros, alimentado por um duplo compressor atuado pelos gases de exaustão e um inédito compressor elétrico auxiliar. Em situações normais, esse motor disponibiliza 435 cv de potência e um torque máximo de 520 Nm. Ele conta também com o auxílio do motor de arranque/alternador EQ Boost, que pode fornecer, em momentos determinados, 22 cv de potência adicional força adicional com mais 250 Nm de torque. O Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ já está disponível nos concessionários da marca, com preço sugerido de R$ 599.900,00.

Além disso, o equipamento alimenta o sistema elétrico embarcado de 48 V. Outros destaques tecnológicos do CLS 53 incluem a transmissão SPEEDSHIFT TCT 9G e o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+. Terceira geração do automóvel apresenta uma combinação única entre design esportivo, performance e eficiência. O modelo introduz a nova linguagem de design da Mercedes-Benz, que em breve estará presente em todos os modelos da marca, caracterizada pelas linhas mais simples e superfícies com menos vincos que reforçam a sofisticação dos veículos.

O CLS 53 4MATIC+ traz uma grade frontal caracterizada pela dupla lâmina horizontal, a saia dianteira com design A-wing (o defletor aerodinâmico tem o aspecto da letra “A”), soleiras laterais exclusivas da AMG, a traseira com difusor e o acabamento das ponteiras redondas do escapamento em cromo de alto brilho.

Seis cilindros em linha com tecnologia EQ Boost

O novo motor 53 de seis cilindros em linha se caracteriza pelo desempenho topo de linha e pela eletrificação inteligente. Ele foi concebido com uma nova arquitetura, que reduziu o espaço necessário para sua instalação sob o capô. Isso acontece porque o motor de arranque/alternador EQ Boost, que combina o motor de partida ao alternador, é instalado entre o motor e a transmissão. Esse novo recurso, assim como a alimentação inteligente por meio de um compressor elétrico auxiliar e um turbocompressor que utiliza os gases do escapamento, melhora ainda mais a tradicional performance e o dinamismo de condução, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões. O CLS 53 4MATIC+ acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Sistema elétrico de 48 volts

A energia para o sistema elétrico embarcado de 48 volts é gerada pelo motor de arranque/alternador EQ Boost. A rede convencional de 12 volts também á suprida pelo novo sistema por meio de um conversor de tensão. Com isso, a capacidade total das baterias do veículo foi aumentada, disponibilizando mais energia elétrica e, assim, permitindo também que novas funções inovadoras sejam introduzidas.

O sistema elétrico embarcado de 48 volts é o primeiro passo em direção ao futuro híbrido da AMG. Além disso, a mesma energia requer apenas um quarto da corrente de um sistema convencional. O resultado é que a fiação pode ser mais fina e consequentemente mais leve, o que indiretamente contribui para economizar combustível. O sistema de 12 volts existente fornece energia para pontos de consumo como luzes, cockpit, displays do sistema de informação e entretenimento e as unidades de controle.

Tecnologia EQ Boost

O motor de arranque/alternador EQ Boost é um componente-chave do sistema de 48 volts e não serve apenas como alternador – também é responsável por funções híbridas. Isso permite economias de combustível anteriormente restritas apenas a tecnologias híbridas de alta voltagem.

Essas funções híbridas incluem um impulso extra, dado diretamente pelo motor elétrico, com 22 cv de potência e 250 Nm de torque, recuperação de energia, mudança do ponto de carga, modo ‘deslizamento’ (roda livre) e a religação do motor virtualmente imperceptível com a função start/stop.

O novo motor não tem correia para componentes auxiliares à sua frente. Por isso, o comprimento necessário para sua instalação é significativamente menor, em comparação com motores de seis cilindros convencionais. Isso permitiu espaço para instalar um sistema de pós-tratamento dos gases de escapamento próximo ao motor, que por isso é especialmente eficiente. O filtro de partículas de série é a única peça do sistema de escapamento que fica sob o assoalho.

Exterior: itens adicionais do CLS 53 4MATIC+

A saia dianteira do CLS 53 4MATIC+ traz aletas e ar adicionais: o ar flui sobre elas de forma direcionada, melhorando assim a aerodinâmica na frente e reduzindo o índice Cd. O difusor dianteiro é conectado sem intervalos à cortina de ar e reduz a sustentação no eixo dianteiro. As linhas exteriores da grade do radiador se alargam no sentido inferior, aumentando a sensação de potência. Também contribuem para isso os faróis estreitos e afilados. Os espelhos externos são posicionados nas portas, como nos modelos AMG GT, garantindo uma aparência ainda mais dinâmica.

As lanternas em duas partes reforçam visualmente a largura traseira, além do benefício prático de permitir uma maior abertura para o porta-malas. A bitola mais larga combina melhor comportamento nas curvas com um visual prefeito, graças às rodas posicionadas mais para fora. As rodas de liga leve de 20 polegadas do CLS 53 são otimizadas aerodinamicamente.

Interior com display e sistema operacional inovadores

O interior do Mercedes-AMG CLS 53 impressiona os ocupantes com detalhes exclusivos e materiais sofisticados. O maior destaque é o inovador conceito de display e controle com mostradores brilhantes de alta resolução e uma tela panorâmica de 12,3 polegadas na diagonal. Visualmente, os dois displays se unem sob uma cobertura de vidro formando um cockpit panorâmico que, como um elemento central, dá ênfase à orientação horizontal do design interno do veículo.

Como o conjunto de instrumentos, esse cockpit panorâmico contém um grande mostrador com instrumentos virtuais no campo direto da visão do motorista, assim como um display central acima do console central. Como o equipamento é totalmente digital, o condutor pode optar entre três diferentes estilos de mostradores (“Classic”, “Sporty” e “Progressive”), bem como configurar a seu gosto as informações e dados que considerar mais importantes. Por meio do menu AMG, é possível conferir a temperatura do motor e do óleo, a aceleração lateral e longitudinal, potência do motor e torque momentâneos, pressão de alimentação, temperatura e pressão dos pneus, além do setup momentâneo do motor.

As teclas Touch Control sensíveis ao toque no volante respondem a movimentos de arrasto. Elas permitem que o condutor controle todo o sistema de informação e entretenimento sem ter que tirar as mãos do volante.

O sistema também pode ser operado por meio da superfície de toque com controlador posicionada no console central e pelo controle vocal LINGUATRONIC. O controle por voz foi ampliado para incluir também as funções do veículo. Agora, o ar-condicionado e o aquecimento/ventilação dos bancos, luzes internas e o display head-up opcional também podem ser controlados por comandos vocais.

Novo volante AMG Performance

A síntese de exclusividade e esportividade é reforçada também pelos bancos esportivos com visual integral, com acabamento com layout exclusivo AMG e logotipo de marca, cintos de segurança vermelhos e elementos de acabamento em fibra de carbono ou fibra de vidro em prata fosco. O interior reforça a esportividade do modelo com o novo volante AMG Performance de série em couro nappa.

A harmonização dos frisos tem continuidade na área traseira (design wave). No CLS 53 4MATIC+, os bancos integrais com apoios de cabeça ajustáveis também foram redesenhados e aperfeiçoados em termos de forma, cor e escolha de material. Isso inclui todos os aspectos relacionados à otimização do conforto, ergonomia, esportividade e segurança.

A fileira de bancos traseiros também foi redesenhada, com três bancos em tamanho normal. O encosto do banco, que pode ser rebatido na razão 40:20:40, assim como os apoios de cabeça com altura ajustável, permitem maior flexibilidade e praticidade no dia-a-dia.

Transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

O novo motor em linha de 3,0 litros é acoplado à transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que impressiona pelos tempos de troca de marchas extremamente curtos, rápida resposta aos comandos das aletas de mudança, função de dupla debreagem e múltiplas reduções de marchas. Seja de forma automática ou comandadas pelo motorista utilizando as aletas de comando no volante, trocas de marchas ascendentes e descendentes são realizadas instantaneamente. Nos modos “Sport+” e condução manual, especialmente, a transmissão é muito reativa.

Tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável

A força do motor é transmitida à estrada pelo sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+. Esse sistema inteligente combina as vantagens de diferentes conceitos de tração: a distribuição de torque totalmente variável entre os eixos dianteiro e traseiro assegura não apenas uma tração otimizada, mas o motorista também pode desfrutar de alta estabilidade de condução e alto nível de segurança em quaisquer condições, em piso seco, molhado ou na neve. A transição entre a tração nas rodas traseiras e nas quatro rodas e vice-versa acontece sem intervalos, pois o controle inteligente está integrado à arquitetura geral de sistemas do veículo.

Uma embreagem controlada eletromecanicamente conecta o eixo traseiro, que tem tração permanente com o eixo dianteiro. A melhor distribuição de torque possível é calculada continuamente de acordo com as condições de direção e a intervenção do motorista. Isso possibilita uma variação contínua da distribuição de força entre as rodas: desde com a tração integral voltada à otimização da aderência à tração puramente traseira. A transferência acontece gradualmente, baseada numa complexa matriz. Juntamente com a aderência e a dinâmica lateral, a tração nas quatro rodas também melhora a dinâmica longitudinal, proporcionando uma aceleração ainda mais poderosa.

Direção esportiva AMG sensível à velocidade

Nos modelos 53, a direção eletromecânica sensível à velocidade tem redução variável. Ela impressiona por sua sensibilidade precisa. A assistência da direção é disponibilizada nos modos “Comfort” ou “Sport”. As características correspondentes a cada modo são ativadas automaticamente, com base no programa de condução DYNAMIC SELECT. No modo “Sport”, há maior sensibilidade quanto ao status do veículo.

Direção Inteligente: tecnologia da Classe S

O CLS 53 4MATIC+ apresenta a última geração de sistemas de condução oriunda da Classe S. A gama de sistemas de assistência e segurança tem estrutura modular. São equipamento de série o Assistente de Frenagem Ativo, Lane Keeping Assist, ATTENTION ASSIST, Speed Limit Assist e o sistema de proteção dos ocupantes PRE-SAFE Plus.

O modelo também conta com nove airbags no total, considerando os dianteiros para condutor e passageiros, os laterais para condutor e passageiro dianteiro, os laterais nos bancos traseiros, os de cortina e o que está presente na altura dos joelhos do motorista.

Assistência à condução

O pacote Driving Assistance Plus inclui os itens de série Active Distance Assist DISTRONIC (controle de velocidade de cruzeiro com manutenção de distância, Active Steering Assist (assistência ativa da direção), Active Speed Limit Assist (assistência ativa de limite de velocidade), Active Braking Assist (assistência ativa de frenagem) com função Cross-Traffic de monitoramento do trânsito transversal, Evasive Steering Assist (sistema assistência de direção evasiva), Active Blind Spot Assist (assistência de ponto cego), Active Lane Keeping Assist (assistência de manutenção de faixa de rodagem) e PRESAFE® PLUS.

Os sistemas Active Distance Control DISTRONIC e Active Steering Assist proporcionam um auxílio ainda maior ao motorista para manter uma distância segura de outros carros e dirigir. A velocidade agora é ajustada automaticamente antes de curvas fechadas ou cruzamentos. O Active Lane Changing Assist também foi bastante aperfeiçoado (funções específicas para países diferentes são disponibilizadas para funções individuais).

Iluminação inteligente: faróis MULTIBEAM LED

Os faróis MULTIBEAM LED contam com farol alto ULTRA RANGE, função que permite o ajuste eletrônico extremamente preciso e rápido para adaptação às condições do tráfego, maximizando a iluminação sem ofuscar os motoristas que trafegam em sentido contrário ou à frente do carro. Em quaisquer circunstâncias, os faróis ULTRA RANGE geram o máximo de intensidade luminosa permitida legalmente.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)