M-Benz reúne 180 clientes de Curitiba para demonstrar o ESP da Sprinter
“Desde 2012, todas as versões de vans, furgões e chassis com cabina da Linha Sprinter vêm equipadas, de série, com o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i®”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Só nós temos um ESP tão completo e sofisticado. Com isso, mais uma vez, nossa Empresa inova e se antecipa muito à legislação, porque, a partir de 2020, novos veículos comerciais leves de todas as outras marcas somente serão homologados pelo Contran com controle de estabilidade. Ou seja, 8 anos antes da legislação entrar em vigor, os veículos Sprinter já vêm com essa tecnologia de fábrica. Aliás, o ESP Adaptativo 9i® se mantém como nosso diferencial de mercado até hoje, garantindo um alto padrão de segurança para o motorista, os passageiros e os demais veículos das vias”.
De acordo com o executivo, essa ação itinerante terá continuidade, em parceria com Van Centers e concessionários especializados. “Vamos continuar indo a campo para levar a mais clientes de mercados potenciais o funcionamento do ESP Adaptativo 9i® e suas vantagens para a operação de transporte de cargas e de passageiros”, ressalta Jefferson Ferrarez.
O ESP Adaptativo 9i® faz parte de um amplo pacote de itens de avançada tecnologia, o que realça o padrão exemplar de qualidade, segurança e conforto oferecido no mercado brasileiro pela Sprinter. São mais de 20 anos dessa linha de veículos comerciais leves no Brasil, sempre inovando, trazendo tecnologias e novas soluções para as demandas dos clientes, que se profissionalizam cada vez mais.
Unidade móvel “Negócios sobre Rodas” é apresentada aos clientes
No Expotrade, local do evento, foi criada uma ambientação da Linha Sprinter, com a apresentação do inédito chassi “Negócios sobre Rodas”, implementado como um estande para recepção e relacionamento com clientes, demonstrando assim a versatilidade de uso da Sprinter. Nesse estande, foram divulgados destaques dos produtos e também de peças e serviços, como os planos de manutenção Mercedes-Benz Service Care e a Revisão com Preço Fixo. Uma van Sprinter 415 CDI 9+1 (9 assentos para passageiros + o banco do motorista) também estava exposta no local, juntamente com a recém-lançada van Sprinter Golden Edition.
A Golden Edition é uma edição exclusiva criada para celebrar a liderança da marca nas vendas de veículos comerciais leves no Brasil em 2018, na categoria de Large Vans (3,5 a 5 t de PBT). Chamada de “Sprinter Golden Edition”, esta é uma série limitada de 100 unidades da van 415 CDI 15+1, best seller da Linha no País, que ganhou customização com itens diferenciados, como câmera de ré e assistente de partida em rampa. Esta van Sprinter ganhou um design externo único, com uma cor especial em tonalidade levemente dourada e um adesivo alusivo à Golden Edition, remetendo ao conceito de uma medalha de ouro. Outros detalhes estéticos específicos do modelo são a grade frontal cromada e as rodas de liga leve na cor preta.
ESP Adaptativo 9i® é destaque no alto padrão de segurança
Um dos principais diferenciais tecnológicos da Linha Sprinter é o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i®, que reduz significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo. O programa integra nove funções que visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo. São eles:
- ABS (Sistema Antibloqueio de Freios): evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas;
- ASR (Sistema de Controle de Tração): evita que as rodas patinem;
- BAS (Servofreio de Emergência): reconhece a velocidade de acionamento do pedal de freio e reduz a distância de frenagem, com atuação das luzes adaptativas;
- EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem): ajusta a força de frenagem nas rodas do veículo em situações críticas;
- LAC (Controle de Carga Adaptativo): Reconhece a mudança do centro de gravidade do veículo e antecipa o funcionamento do controle de estabilidade para a nova dinâmica;
- ROM (Controle de Rolagem): detecta a tendência de derrapamento durante manobras de baixa velocidade e alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira reduzir as chances de capotamentos;
- RMI (Interação de Movimento de Rolagem): detecta a tendência de capotamento durante manobras evasivas em alta velocidade com alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira reduzir as chances de capotamento;
- EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio): sistema sensível à retirada brusca do pé do acelerador. O sistema entende esta ação como potencial risco e aproxima, automaticamente, as pastilhas ao disco de freio e, em caso de acionamento efetivo do pedal de freio, o tempo de início de frenagem é reduzido em função da prévia aproximação das pastilhas aos discos de freio;
- BDW (Limpeza dos Discos de Freio): em situações de chuva, com o limpador de para-brisas acionado, essa função aproxima, em intervalos regulares, a pastilha ao disco e promove a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de freio. Caso o freio seja acionado, a força de frenagem é imediatamente aplicada sobre os discos de freio de maneira efetiva, devido à prévia eliminação da camada de água.
Pacote de segurança na Linha Sprinter é ainda mais abrangente
A configuração de itens de segurança da Sprinter inclui mais tecnologias e equipamentos. A função Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral também traz benefícios para a condução segura. Além de todo este pacote de segurança, a seguir são mencionados outros itens que faz da Sprinter o veículo mais seguro da categoria:
- Faróis de neblina com assistente direcional integrado;
- Luzes de circulação diurna;
- Luzes de freio adaptativas;
- Freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados;
- Airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo);
- Deslocamento do motor em direção ao solo em caso de colisões, reduzindo os efeitos do impacto contra os passageiros;
- Conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, que transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo. Reduz a deformação no habitáculo e aumenta a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros;
- Cintos de segurança com regulagem de altura;
- Sistema SRS (tensionador do cinto de segurança);
- Câmera de ré;
- Volante escamoteável (altura e profundidade);
- Volante multifuncional;
- Rádio com Bluethooth;
- Sensor de desgaste de pastilha de freio (rodas dianteiras).