JAC T50 chega ao mercado brasileiro
De acordo com o pacote de equipamentos de série, mais o “Pack” de opcionais, o SUV chinês tem tudo para se tornar nova referência no mercado nacional. Mesmo se for escolhido com o Pack 3, isto é, totalmente completo, ele é ainda mais acessível (e equipado) que todos os rivais, repetindo uma característica marcante da JAC Motors: a ótima relação custo/benefício.
Completo, bonito, reestilizado, bem equipado e extremamente recheado de equipamentos – alguns deles até indisponíveis como opcionais nos rivais –, o JAC T50 oferecerá ao comprador do “SUV abaixo de R$ 90 mil” a experiência só vivida até então por consumidores de modelos que custam acima de R$ 110 mil ou R$ 120 mil. Um ótimo exemplo disso é o kit multimídia, feito pela JAC Motors China, com mirror link e tela de 8 polegadas. Nenhum outro carro deste segmento possui uma tela tão grande, posicionada no alto do painel, o que garante ótima visualização, além de dotada de recursos que aprimoram a experiência da conectividade ao usuário.
Design marcante
Quarto SUV da marca no mercado nacional, o T50 exibe um design atual e refinado, que certamente se distinguirá no segmento ao qual vai disputar, mesclando as linhas bem definidas da carroceria à aplicação certeira de frisos cromados. Na frente, a grade em formato de trapézio é caracterizada por aletas largas, que lhe garantem identidade única, bem como por uma massa preta que une os dois faróis e sustenta o logotipo da marca.
O capô em forma de cunha e o para-choque envolvente, com luzes de neblina, complementam o conjunto. O T50, inclusive por incluir as luzes diurnas de LED, oferece forte personalidade estética.
A lateral mistura linha alta na “cintura” e traços que surgem no capô dianteiro e no para-choque que promovem sensação de fluidez dinâmica e constante movimento. A pequena janela e a coluna C mais larga dão o tom da robustez que convém a um SUV, a exemplo das rodas de liga de 16 polegadas e dos apliques plásticos em linha ascendente nas portas traseiras.
Já a traseira caracteriza-se pela tampa que dá um inconfundível ar de robustez, além do grupo ótico com formas orgânicas e levemente horizontais. Com o pequeno aerofólio montado na extremidade do teto, o T50 ganha um ar efetivamente “esportivo” na confluência desses ingredientes visuais. O para-choque preto ratifica a personalidade SUV, mas, assim como todo o carro, não deixa de receber apliques cromados para denotar sua proposta de requinte.
Interior sofisticado
Toda a parte interna do JAC T50 foi redesenhada a partir da geração anterior. O quadro de instrumentos possui dois grandes mostradores circulares: velocímetro e conta-giros. Neles, a parte central de cada instrumento revela o nível do tanque e o termômetro de água do motor, respectivamente.
Já no meio dos mostradores, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo. Como diferencial de acabamento, o JAC T50 incorpora molduras acetinadas que envolvem o quadro de instrumentos e as aletas de ventilação, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies pretas e revestidas em couro (soft touch) que compõem o restante do painel.
O volante de direção é multifuncional, ainda que, neste modelo, tenha aumentado a quantidade de controles e comandos quando comparado aos demais modelos da linha. O motorista do T50 praticamente não tirará as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.
À esquerda do volante de direção, encontra-se o botão de acionamento elétrico de altura do facho dos faróis, o controle de ajuste dos retrovisores externos, a tecla de rebatimento desses espelhos externos e o interruptor que comanda a intensidade de iluminação do painel de instrumentos. Já do lado direito do volante, o motorista encontrará o botão de partida e desligamento do motor, uma vez que o JAC T50 utiliza o sistema keyless.
O sistema de ar-condicionado, por sua vez, posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia, é digital e automático. Sua principal função é definir a temperatura desejada e fixá-la no mostrador. No modo automático, o aparelho variará a velocidade de resfriamento até que a temperatura desejada seja atingida. Logo abaixo, o motorista encontra a tomada USB, que é utilizada para espelhamento do telefone celular ao kit multimídia.
Nível de equipamentos sem similar no mercado
Com 4,345 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, o T50 possui porte bem semelhante ao dos principais modelos do país, considerando suas respectivas versões de entrada. Mas o “recheio” do modelo da JAC é bem maior que o dos rivais: independentemente do Pack escolhido, o SUV chinês já é equipado com diversos itens que, às vezes, não são nem opcionais na concorrência.
Observe a lista dos principais equipamentos de série já no Pack 2 (R$ 83.990):
Ar-condicionado digital e automático; Vidros das quatro portas com antiesmagamento, trava central e retrovisores com acionamento elétrico e função one-touch para subir/descer os vidros; Alarme antifurto; HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives; ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade; TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada; Sistema de freios com ABS, BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico); Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis; Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; Coluna de direção ajustável na altura; Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro; Faróis com regulagem elétrica de altura; Banco traseiro bipartido 60/40;
Banco do motorista com ajuste de altura; Bancos revestidos em couro ecológico;
Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
Chave “smart”, que proporciona o fechamento remoto dos vidros; Faróis de neblina dianteiros e traseiro; Luzes de conversão estática (cornering lights); Rodas de liga leve aro 16; Volante multifuncional; Duas entradas USB; Tomada 12V no console central e no porta-malas; Direção com assistência elétrica e efeito progressivo.
Quando equipado com o Pack 3 (R$ 87.990), o JAC T50 acresce os seguintes dispositivos:
JAC Connect Front Camera (câmera frontal); Câmera de imagem panorâmica 360 graus; Câmera de ré; Rebatimento elétrico dos retrovisores; Função “follow me home”; Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular); Luzes diurnas em LED; Rack no teto; Volante revestido em couro; Cruise control; Kit multimídia com mirror link, tela de 8 polegadas e espelhamento de sistemas Android e IOS.
Mesmo nessa configuração topo de gama, ainda bem abaixo de R$ 90 mil (distante, ainda, de versões básicas de alguns concorrentes), o JAC T50 mantém a competitividade.
Kit multimídia com tela de 8 polegadas
Como um dos maiores destaques, porém, o JAC T50 exibe um aparelho de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, produzido pela JAC Motors China, que certamente irá criar outro patamar de conectividade para o consumidor desse segmento de SUV´s. O sistema incorpora, também, a câmera 360 graus e câmera de ré e a JAC Connect Front Camera (frontal).
Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia, totalmente intuitivo e em português, possui conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB. A novidade fica por conta da função “Carbit”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas, reconhecendo sistemas Android e IOS.
Desempenho e consumo são virtudes do 1.6 16V DVVT
Deixando de lado o motor 1.5 JetFlex, o novo JAC T50 adota o mesmo trem de força do T40 CVT. O motor desloca 1,6 litro de capacidade cúbica, possui quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão e no de escape – daí a designação DVVT (Dual Variable Valve Timing). O sistema garante torque nos baixos regimes e potência nas altas rotações, pois altera o tempo de abertura e fechamento das válvulas de acordo com a necessidade instantânea do motor.
E tudo isso sem deixar de observar o consumo de combustível, que é aprimorado pelo recurso do “start-stop”. Movido a gasolina, ele desenvolve a potência de 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. Com uma calibração adequada ao gosto do consumidor brasileiro, que aprecia respostas rápidas ao comando do acelerador, a TCU (Transmission Control Unit) do T50 não permite aquele “delay” habitual de transmissões tipo CVT.
Como prova de um modelo de categoria superior, até para se compatibilizar com o desempenho acima de sua classe – ele faz 198 km/h de velocidade máxima e 0 a 100 km/h em 11,3 segundos – , o JAC T50, além de todos os dispositivos eletrônicos que o assessoram nas frenagens, possui um conjunto mecânico mais eficiente que seus rivais: discos ventilados nas rodas da frente e discos sólidos na traseira. O detalhe “esportivo” fica por conta dos cálipers vermelhos nas quatro rodas.