911 GT2 RS MR é o carro esportivo de rua mais rápido em Nürburgring
“Ficamos de olho nas condições do tempo o dia inteiro e pensamos muito se seria possível fazer a tentativa. Não iríamos assumir nenhum risco se chovesse ou se a pista estivesse ligeiramente úmida”, conta o Dr. Frank-Steffen Walliser, chefe da área de Motorsport e GT Cars. O Porsche 911 GT2 RS foi equipado com o novo kit de performance da Manthey-Racing, suplementado por um acerto geral do veículo especial para as características do circuito de Nürburgring-Norschleife. “Nesse teste, queríamos apenas conferir mais uma vez o potencial do veículo. O resultado foi muito impressionante. Foi realmente um momento fabuloso. Ele mostra novamente, de forma muito clara, as empolgantes possibilidades desse esportivo”.
O Porsche GT2 RS foi lançado no mercado em 2017 e é o mais rápido e mais potente 911 de todos os tempos até agora. Nos últimos meses, os engenheiros da Porsche utilizaram seu know-how originado no desenvolvimento dos carros de corrida 911 RSR e 911 GT3 R, assim como a experiência que a equipe Manthey-Racing ganhou em numerosas corridas de sucesso no circuito de Nürburgring-Nordschleife. As modificações específicas incluíram as áreas do chassi e aerodinâmica. Os técnicos focaram o tempo todo na capacidade de condução na estrada.
“A tentativa foi muito divertida”, afirma o engenheiro de desenvolvimento Lars Kern. Com 31 anos de idade, ele conhece muito bem o ‘Anel’ a partir de testes e tentativas de recorde, assim como numerosas corridas do campeonato VLN, uma série de nove provas realizadas no circuito. “O equilíbrio do carro também ficou muito bom com o novo pacote. Não tive que assumir nenhum grande risco para ser rápido. Só pude fazer uma tentativa, porque já estava escurecendo, mas tudo deu certo da primeira vez.” O CEO da Manthey-Racing, Nicolas Raeder acrescenta: “Estamos muito orgulhosos. Foi um grande desafio tornar o já tremendamente rápido Porsche 911 GT2 RS ainda mais rápido”.
Em condições climáticas de outono, mas com tempo seco, Lars Kern explorou com perfeição o enorme potencial do Porsche 911 GT2 RS MR em sua volta recorde realizada sob os olhos de um notário. Para o combustível, a Porsche confiou na Esso, uma parceira comprovada no automobilismo. O banco do piloto foi a única modificação realizada em comparação com a versão do GT2 RS MR que já pode ser encomendada da Manthey-Racing para eventos de tipo ‘track day’. Um banco tipo concha foi instalado no veículo recordista por razões de segurança. A alteração não rendeu nenhum benefício quanto ao peso.
Sobre o Porsche GT2 RS
O mais veloz e mais potente Porsche 911 fez sua estreia mundial em Goodwood, no Reino Unido, em junho de 2017. O motor de 3,8 litros gera 515 kW (700 hp) e entrega 750 Nm de torque. A velocidade máxima do esportivo de tração traseira é 340 km/h. O carro de dois lugares pesa apenas 1.470 quilos e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Em setembro, a Porsche apresentou o novo Porsche 935, baseado na tecnologia ultramoderna do 911 GT2 RS na Rennsport Reunion VI, evento realizado na pista de Laguna Seca, no estado americano da Califórnia. O exclusivo veículo, que é projetado para uso específico na pista, será entregue aos clientes no ano que vem, numa série de produção limitada a apenas 77 carros.
Manthey-Racing
A Manthey-Racing é uma empresa baseada em Meuspath, em Nürburgring, dirigida pelos irmãos Nicolas e Martin Raeder. A Porsche AG tem uma participação de 51 por cento na companhia. A Manthey-Racing oferece serviços, pacotes de equipamento e realiza eventos de competição para clientes. A equipe de corridas da região de Eifel é a única detentora do recorde de seis vitórias na classificação geral da corrida 24 Horas de Nürburgring. Entre outras coisas, a equipe de Meuspath é responsável pelos dois 911 RSR inscritos no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Nesse campeonato, a Porsche conquistou uma vitória na categoria na prova 24 Horas de Le Mans, em junho de 2018. O Porsche GT Team também ocupa uma folgada liderança na classificação geral do WEC.