Transmissão Allison equipa caminhão canavieiro automático
Ideal para operações fora de estrada, o caminhão agrega, entre outros atributos, peso bruto total (PBT) técnico de 30,5 toneladas para permitir alta produtividade. Traz também eixo traseiro com bloqueio transversal e longitudinal para distribuir melhor a força nas rodas em terrenos difíceis ou em casos de atolamento.
Caio Milani, consultor comercial da MAN Latin America, diz que há algum tempo foi detectada a necessidade dos clientes por um caminhão que tivesse maior disponibilidade e melhor performance para o trabalho nos canaviais. “Pesquisas internas nos mostraram que para uma aplicação off-road severa, com grande número de troca de marchas, com muito anda e para, e ainda transportando um grande volume de carga, a transmissão automática Allison seria mais indicada do que uma transmissão automatizada”, explica Milani.
“Apesar de ter um custo inicial um pouco mais alto, em médio prazo a automática justifica plenamente a sua compra se comparada a uma automatizada, que pode ter maiores gastos de manutenção nessa atividade”, completa Milani.
Além da alta resistência, baixa manutenção, e maior disponibilidade do veículo, as automáticas Allison são ideais na colheita da cana porque os caminhões têm que andar lado a lado com a colheitadeira com uma velocidade constante entre 5 km e 10 km/h. Isso é difícil de ser realizado por um caminhão manual sem causar grandes problemas para seu sistema de embreagem.
A transmissão Allison 3500 que equipa o Constellation também vem com uma Tomada de Força (PTO) padrão para permitir que ele opere equipamentos auxiliares de energia, como bombas d’água e ferramentas hidráulicas, em uma grande variedade de aplicações vocacionais.
Outra característica do VW Constellation equipado com uma transmissão Allison é a excelente capacidade de arrancadas e a proteção contra recuo na partida em rampas íngremes. A parceria da Allison com a MAN já vem de longa data, com o desenvolvimento dos compactadores de resíduos, bombeiros autobomba e com a betoneira para o segmento da construção.
O Constellation 31.280 vem equipado com um motor de 280 cv com tecnologia EGR, que não requer injeção de uréia para reduzir as emissões de NOx. A combinação das seis marchas da transmissão Allison 3500 com a relação de diferencial que foi definida conjuntamente pelas engenharias das empresas, entrega um torque final na roda similar ao de um caminhão de maior potência, com transmissão manual.