Porsche entra definitivamente na era elétrica com o novo Taycan
“Prevemos que mais de 50 por cento dos modelos Porsche vendidos a partir de 2025 sejam eletrificados,” afirma Lutz Meschke, Vice-presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho responsável pelas Finanças e IT na Porsche. Isto vai implicar investimentos substanciais em campos como o desenvolvimento e produção, assim como na capacitação de pessoas. Apesar disto, o objetivo de ter uma margem de, pelo menos, 15 por cento mantem-se sem alterações. “Adicionalmente aos processos eficientes, a receita dos produtos digitais e serviços deverá aumentar sua contribuição para o nosso sucesso econômico,” afirma Meschke.
Um exemplo de uma abordagem eficiente surge pelas infraestruturas de produção e montagem para o novo Taycan, em construção como “uma fábrica dentro de uma fábrica”, no edifício principal, em Zuffenhausen. Estes sinais de desenvolvimento demonstram que a Porsche irá distanciar-se dos princípios tradicionais de uma linha de montagem. Albrecht Reimold, Membro do Conselho Executivo responsável pela Produção e Logística, explica: “Ao aplicar uma linha de produção flexível, a Porsche irá torna-se o primeiro fabricante de automóvel a utilizar sistemas de transporte sem condutor num processo de produção em série. ” Isto vai permitir que a marca de automóveis esportivos combine as vantagens do princípio tradicional da produção em série com a flexibilidade da montagem versátil. Vai também permitir aumentar o número de ciclos de trabalho, mantendo a mesma quantidade de espaço. Seguindo o conceito “smart, green, lean”, a Porsche persegue também uma produção sustentável. O processo de produção do Taycan está isento de carbonos, com o objetivo futuro de que a produção seja de impacto zero, uma fábrica sem impacto ambiental.
A introdução do Taycan deve gerar 1.200 novos postos de trabalho em Zuffenhausen. “O Taycan é um dos maiores criadores de ofertas de trabalho na história da Porsche,” destaca Andreas Haffner, Membro do Conselho Executivo responsável pelos recursos humanos e assuntos sociais. Nem todos estes novos funcionários irão produzir o Taycan; vão também produzir modelos esportivas de duas portas. O objetivo da Porsche com o Taycan é criar uma equipe com uma saudável mistura entre experiência em automóveis esportivos e novos membros. Este desenvolvimento verá também uma iniciativa de formação em larga escala a ter lugar num espaço de produção construído no centro de formação, em Zuffenhausen. Uma plataforma digital de ensino, que contém mais de 1.200 unidades de formação em questões relacionadas com a transformação digital e que permite aos utilizadores estudar de forma independente e de acordo com as suas necessidades, estará também disponível para toda a força de trabalho assim que se juntem à Porsche na sua viagem por entre a era digital e elétrica.
A relação próxima de trabalho entre a área de competição e a produção em série resume o quão importante é partilhar conhecimento. Tal como o Porsche 919 Hybrid, que conseguiu inúmeras vitórias em Le Mans, o Taycan é alimentado pela inovadora tecnologia de 800 V. Esta foi uma das decisões mais essenciais para o 919, pois o nível de voltagem define efetivamente o curso para todo o conjunto de propulsão elétrica: desde a bateria até à disposição dos sistemas eletrônicos e dos motores elétricos até à capacidade do processo de carregamento. Ao adotar uma aproximação pioneira e desenvolvendo e componentes para 800 V, a Porsche elevou os limites do que é tecnicamente exequível – incluindo o que está relacionado com a bateria de ions de lítio refrigerada por líquido. Entre o ambiente intensamente competitivo do automobilismo, a Porsche tem continuado a desenvolver as suas tecnologias. A marca alcançou agora uma densidade de potência nunca antes vista. Para o Taycan isto significa que a arquitetura de 800 V do veículo garante que a bateria de ions de lítio pode ser recarregada em apenas quatro minutos, garantindo energia suficiente para percorrer 100 km (de acordo com o ciclo NEDC). Esta transferência de conhecimento irá alcançar todo um novo patamar quando a Porsche entrar na Formula E, na época 2019/2020.
Os processos de carregamento rápido pedem sistemas de carregamento poderosos. É por isso que a Porsche E-Performance cobre todas as áreas da infraestrutura com soluções para circulação e para casa. Com uma capacidade até 22kW, o Porsche Mobile Charger Connect é uma forma rápida e conveniente para carregar o Taycan em casa durante a noite. Pode também ser carregado através da tecnologia de indução. Como parte da joint venture Ionity – que também envolve a BMW, a Daimler e a Ford – a Porsche irá criar 400 postos de carregamento de alta potência com uma capacidade de 350kW por ponto de carregamento por toda a Europa até ao final de 2019. Nos EUA, a iniciativa do VW Group, Electrify America, fará a instalação de uma infraestrutura de carregamento (capacidade até 350kW) em 300 áreas de serviço nas autoestradas a partir 2019. A Porsche planeja também instalar mais de 2000 pontos de carregamento AC em destinos como hotéis, em mais de 20 mercados 20, a seguir ao lançamento do Taycan. Os clientes terão acesso à rede de carregamento da Porsche através do service Porsche Charging. Esta é uma solução alargada na Europa com acesso a diversas estações de carregamento geridas por diferentes fornecedores. A Porsche ficará responsável pela centralização dos pagamentos.