Mini Cabrio: 25 anos de história para chegar ao Salão de São Paulo
Com a alta procura e a consequente exclusividade, por ocasião de seu lançamento, em 1993, o Mini Cabriolet custava quase o dobro do valor de um Mini Clássico. A nova versão foi disponibilizada em duas combinações de cores: Caribbean Blue (azul), com teto removível cinza, e Nightfire Red, com teto também em vermelho. O modelo trazia ainda rodas Revolution, de 12 polegadas de diâmetro, listras finas brancas percorrendo a lateral da carroceria, e uma ampla grade frontal cromada. Outra característica especial do modelo era a carroceria, que recebeu reforços para acomodar o novo capô. Na época, a mecânica do Cabriolet era idêntica ao do Cooper 1.3i. O interior do veículo, no entanto, foi luxuosamente adornado com painel em madeira de nogueira, volante revestido de couro preto e cintos de segurança coloridos.
Mini Cabrio 2004: o conversível recriado
O novo Mini Cabrio foi apresentado à imprensa e ao público, pela primeira vez, em 2004, durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. Ele foi lançado no mercado europeu em três versões – Mini One Cabrio, Mini Cooper Cabrio e Mini Cooper S Cabrio. Além dos novos para-choques dianteiros e traseiros, diferenciados em relação ao Mini Hatch convencional, a gama de cores externas disponibilizada para o modelo contava com 10 tonalidades diferentes. Desde o lançamento do Mini Cabrio, mais de 89 mil unidades desta versão foram vendidas no Reino Unido, o país de origem da Mini, sendo o Cabrio a mais popular, com 43% do total das vendas do Mini Hatch naquele mercado. A cor Pepper White é a tonalidade externa preferida entre os clientes britânicos, enquanto 86% das unidades contam com câmbio manual.
Em 2009, a Mini acrescentou um toque ainda mais exclusivo ao conversível com a introdução do ‘Openometer’, um mostrador situado à esquerda do painel de instrumentos e que permitia ao motorista verificar quanto tempo ele dirigia com o teto recolhido. O medidor rebatizado mais tarde de “Always Open Timer”, ainda é oferecido no Mini Cabrio e pode ser acessado como um mostrador digital na tela do Mini Visual Boost. A função ‘Rain Warner’ também é exclusiva do Cabrio. Disponível desde 2016 no conversível, este recurso monitora a previsão do tempo na região onde o veículo se encontra. E se a possibilidade de chuva for alta no percurso, o computador de bordo avisará o motorista aconselhando-o a fechar o teto caso ele esteja abaixado.
Em março último, o novo Mini Cabrio foi lançado no mercado europeu com novas atualizações de design e tecnologia. Além do teto de acionamento totalmente elétrico, cada Mini Cabrio vem com faróis e lanternas equipados com LEDs, Controle de Distância de Estacionamento Traseiro (PDC), tela de 6,5 polegadas, chamada de emergência inteligente (E-call), rádio digital e conectividade Bluetooth entre outros itens de série. Atualmente, o Mini Cabrio é oferecido em cinco opções de motorização – One, Cooper, Cooper S, Cooper D e Cooper SD – equipadas com motores de 3 ou 4 cilindros, movidos a gasolina ou diesel, e associadas a transmissões automáticas ou manuais de seis, sete ou oito marchas.
Mini Cabrio no Brasil
O Mini Cabrio fez sua estreia no Brasil em meados de 2009, logo após a marca britânica iniciar sua operação comercial no país. Em agosto de 2013, a Mini promoveu o lançamento da versão John Cooper Works Cabrio, a opção mais apimentada do conversível, juntamente com outros integrantes da família John Cooper Works, incluindo as variantes Coupé e Roadster. E, 3 anos depois, em agosto de 2016, a nova geração do Mini Cabrio desembarcou por aqui equipada com o novo motor 2.0 TwinPower Turbo, de quatro cilindros e 192 cavalos de potência, capota elétrica, além de outros aprimoramentos significativos aptos a tornar a experiência de dirigir a céu aberto ainda mais dinâmica, refinada e versátil. Nestes quase 10 anos de presença da Mini no Brasil, aproximadamente 1.400 unidades do Cabrio foram vendidas pela marca no mercado nacional.