Honda XRE 190 versão 2019: a versátil trail urbana
DNA vencedor
É muito fácil entender a competência do modelo, cujo projeto foi inspirado em na “irmã” maior XRE300, a qual herdou o visual agressivo, exibindo um caráter próprio, mas que não renega sua linhagem. Trata-se de uma motocicleta ideal para iniciantes e também para motociclistas mais experientes, que enxergam nela uma escolha essencial, síntese perfeita entre as qualidades de uma moto pequena e capacidades de um modelo de cilindrada maior.
Em deslocamentos urbanos, a agilidade superior e facilidade de pilotagem a tornam praticamente imbatível. Nas vias expressas e trechos rodoviários, se destaca pela boa reserva de potência enquanto que nos terrenos com pavimentação ruim exibe a competência de uma verdadeira off-road. Ponto em comum em todas estas condições de uso, a segurança superior, robustez e a notória economia de combustível.
Motor econômico, freio ABS
Destaque na XRE190 é o motor, um monocilíndrico arrefecido a ar de 4 tempos, cujo comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft) aciona balancins roletados, que proporcionam funcionamento suave e atrito reduzido. A capacidade cúbica é de 184,4 cm3 e o sistema de injeção de combustível é o consagrado PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne, que permite o uso tanto de etanol como de gasolina.
A potência máxima é praticamente igual com um ou outro combustível: 16,4 cv com etanol e 16,3 cv com gasolina, sempre a 8.500 rpm. O mesmo ocorre com o torque máximo, 1,66 kgf.m com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina, a 6.000 rpm, além de peso seco de apenas 127kg, que garante uma relação peso-potência mais favorável. O câmbio é de cinco marchas, com relações estudadas para oferecer acelerações e retomadas rápidas.
Grande diferencial da XRE190 é o freio ABS, sistema que atua apenas no disco da roda dianteira. Tal opção é a ideal em uma motocicleta que, como já assinalado, tem talento para rodar no asfalto e na terra: freadas fortes no asfalto seco ou molhado são mais seguras e proporcionam espaços de parada mais curtos por conta do ABS. Já o freio traseiro a disco permite modular a frenagem e especialmente em terrenos “soltos”– areia, terra e pedrisco –, possibilita a pilotagem ideal no fora-de-estrada.
O chassi tubular realizado em aço é do tipo berço semiduplo, a suspensão dianteira é telescópica e a traseira monoamortecida, ambas de longo curso. O preciso ajuste de suspensões aliado à bem estudada ergonomia e amplo assento em dois níveis faz da Honda XRE190 uma motocicleta muito confortável e acessível em função da altura do assento, contida a meros 836 mm de distância em relação ao solo.
Design e equipamentos de categoria superior
O design, inspirado na XRE300, agrega valor e oferece uma bem-vinda percepção de motocicleta de categoria superior. Confirma tal padrão elementos de design como a elegante ponteira de escape e o conjunto de carenagens laterais do tanque – de 13,5 litros de capacidade. As formas angulosas da agressiva carenagem do farol valorizam o característico prolongamento inferior, o bico, espécie de “marca registrada” da família XRE. Outros detalhes conciliam design superior com praticidade: bagageiro – preparado para instalação de baú – integrado à amplas alças laterais e o conjunto ótico posterior, com lanterna, suporte de placa e piscas elevados.
Uma modernidade da XRE190 é o “QR CODE” na carenagem frontal, através do qual por intermédio de um smartphone é possível ter acesso ao manual do proprietário digitalizado e outros conteúdos (sugestão de roteiros, dicas de manutenção e etc..), e capítulo à parte merece também o painel, totalmente digital, dotado de marcador de combustível, contagiros, velocímetro, hodômetro total e parcial e das luzes-alerta. Outro equipamento que se destaca é o par de rodas raiadas de aros com acabamento em cromo fumê, calçados com os pneus mistos Pirelli MT60.
A XRE190 é a escolha exata para quem quer algo mais em termos de desempenho com as mesmas e renomadas características de economia, robustez e facilidade de uso. O impactante visual da família XRE e a segurança da frenagem ABS são outros fatores que fazem do modelo uma motocicleta sem rivais à altura.
A Honda XRE190 2019 será oferecida nas cores vermelho pérola, prata fosco e na inédita cor laranja. Estará disponível nas concessionárias a partir do mês de outubro com preço público sugerido de R$ 13.760,00 base Estado de São Paulo, não inclusas as despesas com frete/seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.