Volvo Trucks apresenta solução de transporte com autônomos e elétricos
O crescimento da população mundial e o aumento da urbanização estão causando desafios significativos para a resolução de questões ambientais como congestionamentos, poluição e ruído excessivo. O aumento do consumo e o rápido crescimento do comércio eletrônico traz cada vez mais demanda para soluções de transportes eficientes.
“O potencial pleno do setor de transportes ainda está para ser visto. Tudo indica que a necessidade global por transportes continuará a aumentar na próxima década. Estamos sempre em busca de novas ideias para atender a essa demanda de forma cada vez mais sustentável e eficiente. Para garantir um fluxo funcional de mercadorias podemos explorar melhor a infraestrutura já existente. O sistema de transportes que estamos apresentando agora pode ser um importante complemento para as soluções atuais e ajudará a enfrentar muitos dos desafios enfrentados pela sociedade, pelas transportadoras e pelos embarcadores”, diz Claes Nilsson, presidente mundial da Volvo Trucks.
Ideal para operações regulares e repetitivas
A solução da Volvo Trucks para o futuro é ideal para operações de transporte regulares e repetitivas, caracterizadas por distâncias curtas, grandes volumes de mercadorias e alta precisão na entrega. O transporte entre centros logísticos é um exemplo típico desse tipo de operação, mas há também outros.
“Nosso sistema pode ser visto como uma extensão das soluções de logística avançadas que muitos setores já aplicam hoje. Como usamos veículos autônomos que não emitem gases nem geram ruído, sua operação pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite. A solução utiliza a infraestrutura rodoviária e as carretas/reboques já existentes, tornando mais fácil recuperar o investimento e possibilitando a integração com as operações atuais”, explica Mikael Karlsson, vice-presidente de Soluções Autônomas da Volvo Trucks.
Autônomo e elétrico
A operação é realizada por veículos elétricos autônomos, vinculados a um serviço de dados em nuvem e a uma central de controle de transportes. Os veículos são equipados com sistemas sofisticados de direção autônoma, capazes de localizar a posição da composição com precisão de centímetros, monitorar de forma detalhada o comportamento dos outros veículos da via e, em seguida, responder com alta precisão de direção.
A central de controle de transportes monitora continuamente o andamento da operação, acompanhando a geolocalização do veículo, a energia da bateria, a carga transportada, requisitos de serviço e diversos outros parâmetros. Como em qualquer processo industrial, a velocidade e o andamento são adaptados para evitar esperas desnecessárias e aumentar a precisão da entrega. Dessa forma, é possível minimizar o desperdício com estoques de mercadorias e aumentar a disponibilidade em todo o fluxo logístico. Os veículos que operam na mesma rota cooperam entre si para criar um fluxo otimizado.
Em um futuro próximo, a solução de transporte da Volvo Trucks será aprimorada em parceria com clientes especialmente selecionados, que operam em aplicações compatíveis com a nova tecnologia.
Vanguarda em automação
O Grupo Volvo está na vanguarda da tecnologia autônoma em veículos comerciais. Recentemente fez no Brasil a primeira entrega comercial do mundo de caminhões com tecnologia autônoma. Além disso, há veículos testando diferentes tipos de automação em operações reais como caminhões de mineração (Suécia) e caminhões de coleta de lixo (Inglaterra). Há também protótipos autônomos de ônibus e equipamentos de construção da marca.
Dados
– A Volvo Trucks está desenvolvendo um novo tipo de solução para operações de transporte repetitivas, que requerem alta precisão de entregas entre centros de distribuição fixos, em complemento às soluções atuais com caminhões convencionais.
– A solução consiste em veículos autônomos e elétricos, conectados remotamente a uma central de controle de transportes.
– Os veículos são usados como unidades de tração e são compatíveis com as carretas/reboques de carga atuais.
– A propulsão é totalmente elétrica, sem emissões de escape e com baixos níveis de ruído. O trem de força e as baterias são similares às dos caminhões elétricos da Volvo Trucks na Europa.