Peugeot e-Legend Concept está no Salão do Automóvel de Paris 2018
“O Peugeot e-Legend Concept não é apenas um manifesto tecnológico. É a visão de uma marca – a Peugeot- que se volta efetivamente para um futuro otimista e extremamente desejável. Para a Peugeot, autônomo e elétrico são sinônimos de sensações ainda mais intensas. O tédio nunca fará parte de nosso DNA”, declrou Jean-Philippe Imparato, Diretor Geral da Peugeot.
#Unboring The Future
Protagonista de destaque de todas as revoluções tecnológicas, a PEUGEOT encara a transição energética com serenidade e uma convicção: a de uma tecnologia a serviço do prazer de dirigir.
Um futuro estimulante é um futuro que permite a escolha da silhueta, do modo de propulsão ou de condução. Novos territórios a desbravar, novos desafios a enfrentar, a história da marca Peugeot continua! Com a promessa contínua e renovada de introduzir a Excelência, a Elegância e a Emoção em cada um de nossos carros.
A materialização dessa visão é o e-Legend Concept! Um autêntico objeto de desejo, que exalta a liberdade de movimento e permite escolher entre uma infinidade de prazeres: #Unboring The Future.
Reencontrar tempo
“Com o Peugeot e-Legend Concept, pretendemos aprofundar e aperfeiçoar a experiência 100% autônoma, elétrica e conectada. O Responsive i-Cockpit foi aprimorado para oferecer aos ocupantes uma condução imersiva, especialmente personalizada em cada um dos quatro modos de condução disponíveis”, disse Aude Brille, responsável pela estratégia da Peugeot.
No contexto atual, em que somos constantemente e intensamente estimulados, ter tempo para si é provavelmente o que há de mais precioso. A condução autônoma proporcionará mais tempo para si mesmo e criará novas experiências a serem vividas no interior do veículo. Em função do tipo de trânsito ou do estado de espírito do condutor, o Peugeot e-Legend Concept propõe quatro modos de condução.
Dois modos autônomos:
Soft: privilegia o conforto dos ocupantes. As projeções digitais nas telas e a exibição de informações são reduzidas ao mínimo necessário;
Sharp: caracterização precisa e dinâmica do veículo. Possibilidades máximas de conexão com atividades digitais (redes sociais, agenda, etc.).
Em modo autônomo, a configuração interior do Peugeot e-Legend Concept se adapta:
- Graças à tecnologia de direção by wire, o volante é escamoteado sob a barra de som de modo a liberar totalmente a visão da tela de 49 polegadas;
- Os bancos dianteiros são reclináveis;
- Os apoios de braço laterais abrem-se automaticamente para dar acesso a um amplo espaço de arrumação e a uma área de recarga por indução do telefone;
- Os principais comandos estão permanentemente acessíveis no console central integrado ao banco do condutor.
Os ocupantes podem assim se dedicar a seus lazeres favoritos: jogar o videogame integrado ou assistir a um filme na tela central recurvada ou em cada uma das telas integradas aos para-sóis.
Dois modos manuais:
Legend: modo “cruising”, com três mostradores que remetem ao 504 Coupé e interface com exibição da madeira tratada digitalmente nas diferentes telas;
Boost: condução dinâmica e estimulante devido à eficiente motorização elétrica. Imersão a 180° com projeção da estrada numa tela grande e única.
Imersão conectada e sonora
“Estamos exultantes em equipar o Peugeot e-Legend Concept com nossa tecnologia Houndify de classe mundial. Esse Coupé, moderno e atraente, é o complemento perfeito para nossa Inteligência Artificial com reconhecimento de voz e nossas tecnologias inteligentes de conversação. A experiência de condução nunca foi tão intuitiva”, argumentou Keyvan Mohajer, cofundador e CEO, SoundHound Inc.
Em parceria com a empresa Soundhound Inc., líder em tecnologias de inteligência artificial, o Peugeot e-Legend Concept dispõe de um assistente pessoal com comando de voz adaptado à condução autônoma. Com uma simples frase, o condutor pode alterar o modo de condução, ouvir sua playlist preferida ou mesmo abrir e fechar as portas eletrificas do veículo. O sistema responde com a voz digitalizada de Gilles Vidal, diretor de Estilo da Peugeot, e está disponível em 17 idiomas! Uma versão adaptada a nossos veículos de série estará disponível nos produtos da marca Peugeot daqui há dois anos.
Peugeot e Focal preparam juntos a audição do amanhã, com exigência e inovação, para oferecer uma experiência sonora única.
Qualquer que seja a fonte da emissão, a arquitetura acústica da Focal® garante uma difusão ideal do som. Prefigurando o futuro da sonorização embarcada, o sistema implantado no Peugeot e-Legend Concept foi especialmente pensado para oferecer duas soluções sonoras inéditas:
- O “mapping”, que permite enviar mensagens de navegação apenas ao condutor, enquanto os outros ocupantes ouvem música;
- O “zoning”, que permite a individualização total dos conteúdos, de modo que os passageiros estejam cada um em sua própria bolha sonora, sem atrapalhar os outros.
Herança sem complexo
“Coupé moderno, com linhas afiladas, este arquétipo ultratecnológico do prazer automotivo vai buscar profundamente sua força no DNA do Peugeot 504 Coupé. O Peugeot e-Legend Concept nos projeta em um futuro próximo sem nenhuma nostalgia. Ele abaliza nossa visão de um design Peugeot que abraça os novos desafios tecnológicos da indústria automotiva”, salientou Gilles Vidal, Diretor de Estilo da Peugeot.
“A possibilidade de propor uma experiência estética, tecnológica e imersiva tão rica em um coupé tão compacto nos guiou ao longo de todo o projeto. É justamente esse realismo dos volumes e proporções que faz a força do Peugeot e-Legend Concept, que encarna assim nossa ambição com tanta modernidade e energia”, completou Matthias Hossann, Responsável pelos concept cars Peugeot
Peugeot e-Legend Concept exalta o DNA da marca ao associar sua herança com as tecnologias mais avançadas do universo automotivo. A Peugeot demonstra assim que um veículo hipertecnológico pode ser extremamente atraente. A escolha de um Coupé como silhueta para um veículo autônomo sublima as experiências de condução ao utilizar códigos modernos, bem como um gabarito e proporções totalmente realistas e pragmáticas. O surgimento de novas plataformas elétricas multiplica as possibilidades para os designers, eliminando os obstáculos técnicos ligados à propulsão térmica.
Atitude atlética e sensual
Para formular sua visão tecnológica, o Peugeot e-Legend Concept encontrou inspiração na herança da marca, reinterpretando os grandes temas de um veículo extremamente prazeroso ao dirigir, o 504 Coupé:
- Uma silhueta leve, atlética, afilada e sensual;
- Uma cabine arqueada sobre o eixo traseiro, dotada de amplas seções envidraçadas.
Na dianteira, o veículo carrega a assinatura visual Peugeot com três garras e dois módulos duplos. A área técnica, situada sob os faróis, contém todas as funções das ajudas à condução. A máscara dianteira está totalmente embutida nos para-lamas dianteiros e é cortada ao meio por uma viga em alumínio preto, herança dos para-choques de aço cromado.
Na traseira, a assinatura visual emblemática da gama Peugeot também ostenta três garras e recebe um tratamento altamente tecnológico. A terceira luz de freio, localizada no alto do vidro traseiro, se estende por todo o comprimento e reflete um conjunto de múltiplas lâminas.
As laterais têm três camadas distintas, incluindo uma extensão da plataforma técnica na parte de baixo e uma área envidraçada inspirada nas proporções entre chapa e vidro do Peugeot 504 Coupé. As amplas superfícies de vidro inundam de uma bela luminosidade o habitáculo do Peugeot e-Legend Concept. As caixas de rodas são esculpidas em negativo, e as dianteiras contêm uma passagem de ar. Todo o conjunto é realçado por um arco de metal que circunda os vidros laterais e destaca o vidro traseiro engastado e facetado. Visível a partir do exterior sob a barra lateral traseira, uma mensagem de boas-vindas personalizada aparece na tela, bem como o nível da carga. Há também uma mensagem avisando as pessoas do lado de fora que o carro funciona em modo autônomo. O comando de abertura tátil das portas está engenhosamente dissimulado na barra lateral.
A carroceria ostenta uma tonalidade cinzenta sutilmente nuançada de champanhe, extremamente densa. Em função da luminosidade exterior, a cor passa de uma tonalidade cromo que reflete o entorno para um aspecto de bronze metálico polido. O procedimento utilizado assemelha-se àquele aplicado nos frascos dos melhores perfumes.
As dimensões do Peugeot e-Legend Concept são (em mm):
Comprimento: 4650; Largura: 1930; Altura: 1370; Entre-eixos: 2690.
As rodas são compostas por aros de 19 polegadas de diâmetro e pneus Michelin®, com dimensões de série.
Requisitos dos materiais
Para obter um espaço interno elegante e luminoso, os designers optaram por materiais calorosos, contrabalançando a frieza do meio digital: um contraponto à corrida desenfreada do “todo-digital”.
O veludo está de volta! Escolhido em sua mais nobre expressão por seu toque sedoso e agradável, o veludo de seda foi habilidosamente misturado com uma malha técnica moderna que oferece mais possibilidades em termos de confecção. Essa trama é tecida especialmente para o Peugeot e-Legend Concept, digitalmente, a partir de um fio brilhante que remete à tonalidade do veludo. Esse material é encontrado nos modelos Peugeot 3008 e 5008.
As partes superiores e as entradas de portas são feitas a partir de madeira de paldao por nosso parceiro Hervet Manufacturier®. Oriunda de florestas renováveis, essa madeira exótica lembra bastante o mobiliário dos anos 60, feito na época de pau-rosa ou de ébano. Os veios escuros dessa espécie realçam o azul turquesa presente nos assentos e no piso. Essa interpretação moderna da madeira lembra os painéis de instrumento das versões GT dos modelos Peugeot 3008, 5008 e 508.
Perfazendo a imersão e a personalização do habitáculo, um difusor de fragrâncias perfuma o veículo. Ex-Nihilo® criou dois perfumes especialmente para o Peugeot e-Legend Concept.
Emoção imersiva e calorosa
Um único objetivo: sentir-se bem dentro do veículo qualquer que seja o modo de condução, assim como em seu habitat. Sutil justaposição de elementos altamente tecnológicos e materiais nobres.
Espalhada por todo o habitáculo, a “matéria digital” (ou interpretação digital de verdadeiros materiais) se declina em dois grandes temas: redes de linhas que lembram o bronze, ou redes de linhas que imitam a madeira dos objetos de marcenaria. Ela é visível em 16 telas de tamanhos diferentes, como por exemplo: 49 polegadas recurvada sob a barra de som em face dos ocupantes, 29 polegadas nas portas ou 12 polegadas em cada quebra-sol. Os “materiais digitais” foram alvo de uma profunda reflexão, de modo a se integrar perfeitamente e se fundir ao habitáculo. O console central dá acesso aos principais comandos de condução por meio de um comando rotary e de uma tela touch screen de 6 polegadas. À esquerda do volante, uma barra de toggles digitais é composta por comandos contextuais e configuráveis de acordo com o modo de condução.
O design dos bancos em H e o matelassê vertical inspiram-se no Peugeot 504 Coupé: peso reduzido com dimensões bem compactas, e com o “confort fit” – tecnologia que associa conforto e sustentação estimulante graças à utilização de espumas com memória de forma (como um terno que acompanha as linhas do corpo). Os apoios de cabeça se estendem por toda a extensão, são reguláveis e podem ser escamoteados integrando-se totalmente ao banco.
O Peugeot Responsive i-Cockpit® aprimora o Peugeot i-Cockpit®, que caracteriza os modelos da marca. Ele é constituído, entre outros itens, por um Head-Up Display com três mostradores e por um volante ultracompacto.
Grupo motopropulsor 100% elétrico
Perfeitamente integrado em uma visão realista da transição energética da marca, o Peugeot e-Legend Concept é movido por um grupo motopropulsor 100% elétrico. Com baterias de 100 kWh, a motorização entrega um torque de 800 Nm e uma potência de 340 Kw distribuídos para as quatro rodas motrizes. Esse nível de desempenho permite percorrer de 0 a 100 km/h em menos de 4s e alcançar uma velocidade máxima de 220Km/h. A autonomia é de 600 km dependendo do protocolo WLTP, dos quais 500 km são acessíveis em 25 minutos graças à recarga rápida. Para evitar eventuais problemas com tecnologia disponível, o Peugeot e-Legend Concept dispõe de recarregamento por indução.