Chega ao Brasil o novo Lexus NX 300h
A chegada da linha híbrida do NX reafirma o compromisso da Lexus com o Desafio Ambiental 2050, uma visão corporativa global anunciada pela Toyota em 2015, que compreende seis desafios de sustentabilidade, dentre eles, produzir e vender veículos novos com zero emissões de gás carbônico, visando reduzir os impactos negativos causados por automóveis ao meio ambiente para o mais próximo possível de zero.
Desde que chegou ao Brasil, em 2015, o NX estabeleceu-se como o principal veículo da gama Lexus, representando mais de 50% do total vendido pela marca.
Além de nova motorização para as três versões disponíveis no mercado brasileiro – Dynamic, Luxury e F SPORT, o SUV compacto premium NX 300h adota itens que elevam o conforto a bordo e aprimoram a experiência de condução aos consumidores que privilegiam design moderno, desempenho superior, equipamentos de alta tecnologia e acabamento refinado.
Veículos híbridos Lexus
Em 2016, a Lexus atingiu, globalmente, a marca de 1 milhão de veículos híbridos comercializados em todos os seus mercados de atuação. Atualmente, a Lexus comercializa 10 modelos equipados com essa tecnologia em seu portfólio global, o que a torna a marca de luxo com a mais ampla gama de produtos híbridos oferecidos em todo o mundo.
O primeiro modelo híbrido lançado pela Lexus foi o SUV RX 400h, em 2005. A partir de então, a marca expandiu gradualmente sua oferta de veículos com este tipo de propulsão, lançando, em 2006, o GS 450h, o primeiro sedã híbrido de luxo comercializado até então.
Em 2007, o sedã LS 600h foi lançado, sendo este o primeiro V8 híbrido já vendido. Em 2009, o HS 250h, primeiro veículo de luxo exclusivamente híbrido, fez sua estreia. Já o CT 200h, primeiro hatchback híbrido de luxo, foi inserido na família Lexus em 2010.
Em 2012, foi a vez da Lexus apresentar ao mundo o sedã grande ES 300h e, dois anos mais tarde, a linha do SUV compacto NX também recebeu sua versão híbrida 300h, se tornando o primeiro SUV compacto híbrido da marca.
Já em 2015, o esportivo RC 300h e o superesportivo LC 500h foram apresentados, demonstrando a expressão máxima da tecnologia hibrida em superesportivos de luxo.
Mecânica, transmissão e motorização híbrida
O sistema Lexus Hybrid Drive que equipa a linha NX 300h 2019 combina o prazer de dirigir um potente motor a gasolina com a economia de um motor elétrico, proporcionando uma experiência de condução extremamente confortável e silenciosa, além de estabelecer uma combinação implacável de desempenho, eficiência de combustível e redução na emissão de gases poluentes.
O sistema híbrido do novo NX 300h combina dois motores – um motor a gasolina de 2.5L de quatro cilindros 16V e um motor elétrico síncrono de imã permanente que propicia melhor relação peso/potência e melhor eficiência, além de uma bateria híbrida de níquel. O sistema varia a potência entre o motor a gasolina e o elétrico, alternando ou combinando os dois, conforme necessário.
O motor a combustão possui potência isolada de 155 cv a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 giros. O propulsor elétrico, por sua vez, gera isoladamente 143 cv de potência e torque de 27,53 kgfm.
Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 194,45 cv, atuando de maneira altamente eficiente e priorizando a necessidade de energia de acordo com o modo de condução do motorista.
O NX 300h possui ainda sistema de tração All-Wheel Drive. Em resposta às condições de dirigibilidade, a tecnologia AWD direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas conforme necessidade, melhorando a tração em diferentes tipos de terrenos. O sistema AWD inclui a função de Assistência Ativa em Curvas (Active Cornering Assist – ACA), que ajusta a força de direção dianteira e traseira para compensar viradas de curvas com maior ou menor demanda de força, melhorando a estabilidade e controle, além de melhorar a eficiência do veículo uma vez que as rodas recebem a força extra apenas quando necessário.
Para aprimorar ainda mais a experiência de condução, o NX 300h passa contar com transmissão Hybrid Transaxle em todas as versões. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
Com a introdução da motorização híbrida, o motorista tem à disposição mais uma opção de condução com o modo EV, priorizando apenas o motor elétrico, sendo recomendado para curtos trajetos em baixas velocidades. Todas as versões passam a contar, portanto, com os seguintes modos: Normal; Eco, para priorizar a economia de combustível; Sport, para uma condução mais esportiva e ágil; e EV, sem consumo de combustível e sem emissão de poluentes.
A versão F SPORT acrescenta o modo SPORT+. Aliada ao sistema de suspensão adaptativa variável AVS, essa configuração transmite maior sensação de dirigibilidade esportiva.
Desempenho e eficiência
A motorização híbrida adotada para o NX 300h permitiu ao modelo um salto no ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO. Devido à otimização de combustível e a redução de gases poluentes provenientes da combinação da nova motorização, aliada à transmissão Hybrid Transaxle, o SUV compacto recebeu nota “A” como classificação na categoria de veículos extragrandes.
A melhoria atingida em consumo de combustível na cidade é de cerca de 52%, enquanto a redução na emissão de CO2 (112 g/km ) chega aos 26% se comparado ao modelo equipado com motor somente a gasolina.
Design externo – presença marcante
A Lexus preservou para o modelo híbrido a forte essência do design do NX, que tem se mostrado atraente para os clientes que buscam um estilo agressivo, marcante e sofisticado.
Toda a carroceria do NX 300h possui formatação corporal rígida, montada a partir de tecnologia digital e solda a laser, com utilização de aço e alumínio de alta resistência e reforços estruturais, estrategicamente posicionados para atingir o nível de leveza desejado.
Desde a linha 2018, os para-choques foram redesenhados para destacar a arquitetura agressiva do modelo, causando uma expressão ainda mais ousada de diamante esculpido. As extremidades do para-choque dianteiro se fundem à carroceria e acentuam a postura do veículo, enquanto as laterais conferem um visual musculoso ao NX 300h, com vincos prolongados até a traseira, em um formato multidimensional.
Na dianteira, as versões Dynamic e Luxury possuem grade do tipo Spindle e linhas fluidas com o capô e portas da frente, enquanto na versão F SPORT a grade preenche amplamente a área frontal do veículo e conta com acabamento de alto brilho em forma de colmeia.
Os conjuntos ópticos dianteiros contam com projetores de lâmpadas Full-LED em formato de L que garantem claridade única e iluminação constante em angulação de alta visibilidade ao motorista. A novidade para o conjunto a partir da linha NX 300h 2019 são novas setas sequenciais, tanto na dianteira quanto na traseira, para as versões Luxury e F SPORT.
Os faróis de neblina, também em LED, integrados ao para-choque dianteiro, possuem luzes de curva desde a versão de entrada Dynamic e contribuem para uma excelente visibilidade, tanto à noite quanto em condições de pouca luz. Já as luzes de freio acentuam a iluminação em formato de L, evidenciando de forma dinâmica a assinatura da marca.
Toda a linha NX 300h possui rodas de liga leve aro 18’’. Na versão Luxury, o acabamento é brilhante com revestimento metálico escuro. Já a F SPORT conta com finalização em dois tons em preto e prata para maior apelo esportivo.
Design interno – hospitalidade e sofisticação
O interior do NX 300h respeita fielmente o compromisso da Lexus com os princípios da hospitalidade Omotenashi ao combinar a sensação urbana do veículo com a beleza estrutural e funcional de uma máquina de alta performance.
A qualidade artesanal sofisticada característica da marca está presente em cada detalhe, evidenciando a exclusividade e o trabalho dos Takumis, mestres artesãos da Lexus.
O modelo mantém funcionalidades, espaço prático e tecnologias ao alcance da mão, tendo em vista o cuidado para que tanto condutor quanto passageiros sintam-se plenamente à vontade e tenham a bordo um momento de prazer único com comodidade absoluta, como se estivessem em suas próprias casas.
Os acabamentos internos possuem materiais requintados que remetem diretamente ao conceito premium, como detalhes em padrão couro no volante, nos bancos, na manopla de transmissão, no painel e no console central, além de revestimento no painel central e portas em padrão madeira para a versão Luxury e metal para a F SPORT.
A configuração F SPORT acrescenta ainda ornamentações exclusivas no painel, costuras e perfurações diferenciadas, bancos em formato esportivo, pedais de alumínio e emblema da versão no volante. Já a versão de entrada Dynamic conta com acabamentos internos da cabine em metal texturizado.